Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 5/4/2024 - 16:36



Parceria entre SE, Sedic e IFSuldeminas promove qualificação profissional para estudantes da EJA e formação de docentes



Portal de Notícias PJF | Parceria entre SE, Sedic e IFSuldeminas promove qualificação profissional para estudantes da EJA e formação de docentes | SE - 5/4/2024

Nesta quinta-feira, 4, representantes das secretarias de Educação (SE) e Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas – campus Pouso Alegre) estiveram no Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM) e no Centro de Estudos Supletivos Custódio Furtado de Souza (Cesu). 
 

A visita teve como objetivo ajustar os últimos detalhes da parceria entre a Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora e o IFSuldeminas. Essa parceria irá oferecer o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica para estudantes da EJA. Durante o encontro, foram verificados os espaços, as instalações físicas e a logística, a formação de professores e o alinhamento pedagógico também foram abordados no encontro, que contou com  representantes do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e da Supervisão de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), ambos órgãos da SE.
 

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica - EJA Integrada (EJA/EPT) foi instituído pela Portaria 962, de 1º de dezembro de 2021, do Ministério da Educação (MEC). A ideia é promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos, articulada à educação profissional. O programa visa à integração entre as formações básica e profissional, na perspectiva de uma aprendizagem ao longo da vida, de forma a propiciar a melhoria das condições do educando, através da articulação da EJA com o mercado produtivo, alinhando, assim, a educação básica ao mundo do trabalho. Para isso, serão oferecidos não só cursos de qualificação profissional aos estudantes, como também formação para os docentes que atuam na Rede Municipal de Ensino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvendo propostas pedagógicas específicas para esse público, as quais deverão integrar educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura.


 



 IMPRIMIR 
12/6/2026 - PREFEITURA
Creche de Igrejinha, reconstrução do Acesso Norte e campo do Cerâmica: mais presentes para a Zona Norte nos 176 anos de Juiz de Fora
12/6/2026 - SEL
Novo campo de futebol do Cerâmica será inaugurado neste sábado, 13
12/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Recreação no Parque do Museu promove manhã de lazer para toda a família neste domingo, 14
12/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para auxiliar fiscal/contábil e outras oportunidades de emprego
12/6/2026 - PREFEITA
Prefeitura regulamenta Programa Lixo Zero e amplia ações de reciclagem em Juiz de Fora
12/6/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe o premiado “Marte Um” na próxima terça-feira, 16, no Cinema Alameda
12/6/2026 - PGM
Prefeitura recebe representantes de trabalhadores terceirizados e reforça análise rigorosa dos contratos vigentes
12/6/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos principais serviços da Prefeitura neste feriado municipal do Dia de Santo Antônio
12/6/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque da Lajinha terá edição especial de meio ambiente e clima neste dia 14
12/6/2026 - PREFEITURA
Nota à imprensa
12/6/2026 - DEMLURB
Coleta de lixo estará suspensa no feriado de Santo Antônio
12/6/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura já soma 6,8 mil cartões emitidos neste ano e dá continuidade às entregas
11/6/2026 - EMPAV
Empav inicia recapeamento asfáltico da rua Paula Lima, no Centro
11/6/2026 - FUNALFA
Projeto promove inclusão de pessoas surdas no Museu Ferroviário
11/6/2026 - PROCON
Procons de Juiz de Fora e MPMG lançam "Academia do Fornecedor" para fortalecer relações de consumo no município
11/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Menor Aprendiz e outras oportunidades de emprego
11/6/2026 - FUNALFA
19º Encontro de Folias de Reis e Charolas reúne grupos de tradição popular neste domingo, 14, no Parque Halfeld
11/6/2026 - SMU
Cinco linhas rurais com o atendimento melhorado: 714 – Chapéu d’Uvas também passa a operar em modelo semiexpresso
11/6/2026 - SS
Santa Cecília integra programação de combate à dengue nesta quinta, 11
10/6/2026 - DEMLURB
Projeto “Lixo Zero na Minha Praça” chega ao bairro Benfica nesta quinta-feira, 11
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora