Projeto Integra tem confraternização com mulheres do sistema prisional
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), em parceria com o sistema prisional, encerrou as atividades do projeto Integra no ano de 2023. O último encontro, com o viés da saúde mental junto às mulheres privadas de liberdade teve espaço para confraternização de toda a equipe do projeto, com profissionais da Penitenciária I - José Edson Cavalieri (PJEC) e as acauteladas.
Atividades reflexivas são o fio condutor da proposta trabalhada pelo projeto Integra. Nesta última edição, o foco ficou sob a temática dos conflitos e a necessidade do controle. Uma roda de conversa propôs elencar os conflitos que acontecem no dia a dia das mulheres privadas de liberdade, levando-as a pensar sobre como os conflitos se iniciam, como elas reagem e como se sentem durante todo o processo. Na ocasião, também foi apresentada ao grupo a técnica do círculo de controle, ferramenta que consiste em refletir a cerca da prática do controle sobre o que realmente é possível.
A modalidade de encontros com a temática da saúde mental vem abordando sentimentos e entendimentos com vistas à mudanças de postura frente a situações de conflito. “A evolução dos trabalhos, do grupo é evidente. Receber avaliações positivas dos professores que participam, da equipe que acompanha e das próprias alunas, que inclusive relataram situações em que aplicam as técnicas ensinadas valida todo o trabalho e dedicação. E hoje, foi especial pois além das atividades, também ocorreu a confraternização, para finalizarmos ano e comemorarmos o sucesso do projeto”, destacou a estagiária da Sesuc, graduanda em Psicologia, Fernanda Miguel.
“A confraternização de hoje, que o projeto Integra promoveu para as alunas do Anexo Feminino, foi um momento muito especial. Nos toca muito ver os olhares e as falas de gratidão das alunas, em relação às atividades propostas ao longo do ano, bem como ao lanche ofertado pelo projeto. Ouvir das alunas algo como ‘a gente agradece por vocês lembrarem da gente que tá presa aqui dentro’, reforça a importância da continuidade deste projeto, uma vez que contribui diretamente para este complexo processo de ressocializacão”, revelou o coordenador da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EJA), que atende as acauteladas dentro da penitenciária, Marcelo Nunes.
O Integra é fruto de parceria da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) firmada com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) a fim de reduzir estigmas e proporcionar novos caminhos para a reinserção à sociedade. A articulação entre município e estado busca abrir caminhos alternativos ao cárcere, potencializando a abrangência das ações locais de forma a torná-las, não somente mais efetivas, mas também mais humanas e cidadãs.
A despedida dos trabalhos do ano na PJEC contou com a presença da secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, e da gerente da Sesuc, Conceição Medeiros.