Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 7/8/2023 - 11:20



PJF começa processo de desassoreamento no Rio Paraibuna nesta segunda-feira, 7



Portal de Notícias PJF | PJF começa processo de desassoreamento no Rio Paraibuna nesta segunda-feira, 7 | SO - 7/8/2023

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início nesta segunda-feira, 7, ao processo de desassoreamento do Rio Paraibuna. A ação é uma das medidas preventivas que o município vem adotando para o período chuvoso, a fim de evitar enchentes e alagamentos.

O desassoreamento é uma ação realizada para aumentar a capacidade de vazão dos cursos d'água e retirar materiais sólidos indesejáveis, melhorando a qualidade da água e prevenindo enchentes. "O objetivo maior desta atividade é a limpeza dos córregos e do Rio Paraibuna, para a retirada do excesso de areia e das 'ilhas' que ficam no leito do rio. Essa ação faz parte como medida preventiva contra o período chuvoso que se aproxima e serve para termos um melhor escoamento da água no município, evitando enchentes e alagamentos", esclarece o secretário de Obras, Lincoln Santos. A ação ocorreu no ano passado, e já estava prevista para acontecer neste ano também.

Neste momento, as equipes da Secretaria de Obras (SO) concentram os serviços no bairro Nossa Senhora de Lourdes, realizando a limpeza dos detritos e resíduos artificiais como, por exemplo, o acúmulo e descarte de lixos. O assoreamento é um processo muito prejudicial e, se não tratado da maneira certa, pode trazer inúmeros danos para o meio ambiente. O desassoreamento do Rio Paraibuna e de seus córregos será realizado pelos próximos meses. 


 



 IMPRIMIR 
22/4/2026 - SEBEAL
SEBEAL realiza evento de adoção no Parque Halfeld neste sábado, 25
22/4/2026 - SEDH
Educação em Direitos Humanos nas escolas é tema de curso com inscrições abertas
22/4/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura avança na distribuição e já soma 4,6 mil cartões emitidos em 2026
22/4/2026 - SEL
SEL parabeniza Gabrielzinho por título de “Melhor Atleta com Deficiência”
22/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de Trancista e outras oportunidades de emprego
22/4/2026 - SEL
SEL divulga boletim da participação de Juiz de Fora no JEMG
22/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza remodelação de rede de esgoto em rua do bairro Furtado de Menezes
22/4/2026 - SS
Atividades de combate à dengue alcançam dez bairros e três condomínios nesta quarta-feira, 22
22/4/2026 - SEDH
PJF abre inscrições para curso de português voltado a migrantes e refugiados
20/4/2026 - CESAMA
Cesama dá continuidade à interligação de rede de água em estrada da Região Norte nesta quarta-feira, 22
20/4/2026 - SDA
Terra Boa: inscrições abertas para os produtores interessados no adubo orgânico para o mês abril
20/4/2026 - DEMLURB
Demlurb supera 350 vias atendidas após chuvas e intensifica ações de limpeza em Juiz de Fora
20/4/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe o show “Minhas Esquinas”, com Ricardo Itaborahy, no Mercado Cultural AICE
20/4/2026 - PREFEITURA
PJF realiza Operação Recomeço com foco no acolhimento e assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade
17/4/2026 - PREFEITA
Prefeitura assina contrato de projeto executivo do Novo HPS e homologa licitação de obra de macrodrenagem em Santa Luzia
17/4/2026 - SEL
Parque Municipal tem programação especial para o final de semana e feriado de Tiradentes
17/4/2026 - SEDUPP
Operação Comércio Legal apreende mais de 3,8 mil itens irregulares no Centro
17/4/2026 - SEDUPP
Fiscalização realiza nova interdição de estabelecimento na Avenida Rui Barbosa após descumprimento de TAC
17/4/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil interdita Estrada Athos Branco da Rosa no Parque Serra Verde
17/4/2026 - SG
Macrodrenagem na bacia do Córrego São Pedro: inventário florestal tem início neste fim de semana no bairro Vale do Ipê
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora