Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 23/3/2023 - 09:38



Prefeitura de Juiz de Fora lançou o Programa “Cultivar o Futuro” nesta quarta-feira, 22



Portal de Notícias PJF | Prefeitura de Juiz de Fora lançou o Programa “Cultivar o Futuro” nesta quarta-feira, 22 | PREFEITA - 23/3/2023

Neste Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, entre outras ações, o programa “Cultivar o Futuro”, uma proposta da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav).

O pontapé inicial do programa foi dado pela prefeita Margarida Salomão, que, junto com a secretária da Sesmaur, Aline Junqueira, e do diretor-presidente da Empav, Richard Tavares, realizou o plantio de diversas espécies de árvores na praça localizada entre a avenida Brasil e a rua Américo Lobo, na altura do bairro Santa Terezinha.


Na ocasião, a chefe do Executivo exaltou o projeto. “Hoje é Dia Mundial da Água e, entre tantas celebrações, estamos aqui, plantando árvores, espécies escolhidas em função das suas propriedades, árvores que ficarão nas margens do Paraibuna, embelezando ainda mais este lugar, que já é bonito por natureza”, afirmou a Prefeita.

Durante o lançamento, foram plantadas mudas de ipês-brancos, ipês-amarelos, quaresmeiras e resedás. O objetivo do “Cultivar o Futuro” é melhorar a qualidade ambiental da cidade através da arborização. Pesquisas indicam que a presença de árvores auxilia no controle da temperatura dos espaços, contribui para a estabilidade climática e influencia diretamente na sensação de bem-estar da população.

Richard Tavares ressaltou a importância da iniciativa para o município: “Estamos aqui para lançar o Programa ‘Cultivar o Futuro’, porque, além de fazermos a manutenção das árvores, através das podas, é importante que façamos também novos plantios para arborizar a cidade de maneira adequada e garantir um futuro com melhores condições climáticas para o nosso município”.

A secretária da Sesmaur, Aline Junqueira, conta que, ainda nesta quarta-feira, 22, diversas espécies foram plantadas em outro importante local da cidade. “Estamos fazendo este trabalho de arborização urbana, que é o ‘Cultivar o Futuro’, em que replantamos e acrescentamos novas árvores nos espaços públicos, nas ruas e nas praças, o que há muito tempo não era feito em Juiz de Fora. Além disso, estamos fazendo um outro trabalho muito importante, que é a proteção do nosso manancial, plantando nove mil mudas de plantas nativas para que possamos recuperar o manancial às margens da represa João Penido”, pontua a representante da pasta, citando o Programa Nossa Água, que é realizado com a Cesama, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur).

O Programa prevê o plantio semanal de 15 árvores em diversos espaços públicos da cidade. Mesmo antes do lançamento oficial da proposta, a Empav já havia realizado o cultivo de espécies em diversos bairros, entre eles, Marumbi, Santa Helena, Vitorino Braga e Grama.




 IMPRIMIR 
19/6/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura garante gratuidade no transporte coletivo para mais estudantes da rede pública
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio disponibiliza carteirinha digital para acesso ao Clube da Caminhada e à Caminhada Noturna
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio participa do 18º Encontro Brasileiro de Museus-Casas
18/6/2026 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2026: confira os jogos da próxima semana
18/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora cria grupo de estudos para auxiliar consumidores em situação de superendividamento em função de vícío em jogos
18/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 36 novas oportunidades de emprego
18/6/2026 - FUNALFA
Funalfa e Polo Audiovisual de Juiz de Fora participam do lançamento do programa Brasil Criativo
18/6/2026 - SESUC
Guarda Municipal recolhe animal silvestre entregue voluntariamente por morador
18/6/2026 - SS
Dia D de Multivacinação acontece neste sábado, 20, em todas as UBSs de Juiz de Fora
18/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor de Juiz de Fora recebe Selo Diamante Sebrae em Brasília
18/6/2026 - SETUR
Educatur leva 42 crianças e adolescentes ao Parque da Lajinha
18/6/2026 - SMU
Rosário de Minas contará com linhas semiexpressas a partir desta segunda-feira, 22
18/6/2026 - EMPAV
PJF realiza mais de 3500 manutenções de luminárias no primeiro semestre de 2026
18/6/2026 - SAS
Grupos de idosos participam de visita guiada ao Espaço Histórico do Instituto Jesus
17/6/2026 - EMPAV
Empav inicia recapeamento asfáltico na rua Dr. Romualdo
17/6/2026 - DEMLURB
Bairro de Benfica recebe pela segunda vez o projeto “Lixo Zero na Minha Praça” nesta quinta-feira, 18.
17/6/2026 - MULHERES
Secretaria das Mulheres promove atividade no CEM sobre saúde da mulher e enfrentamento à violência
17/6/2026 - SEL
38º Ranking de Corridas de Rua: 8ª Corrida da Suprema acontece no próximo domingo, 21. Confira as alterações no trânsito
17/6/2026 - FUNALFA
Teatro Paschoal Carlos Magno recebe projeto Diversão em Cena, com programação gratuita para crianças até dezembro
17/6/2026 - FUNALFA
Concerto “Cidade dos Sons” celebra os 176 anos de Juiz de Fora no Cine-Theatro Central
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora