Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 23/3/2023 - 09:38



Prefeitura de Juiz de Fora lançou o Programa “Cultivar o Futuro” nesta quarta-feira, 22



Portal de Notícias PJF | Prefeitura de Juiz de Fora lançou o Programa “Cultivar o Futuro” nesta quarta-feira, 22 | PREFEITA - 23/3/2023

Neste Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, entre outras ações, o programa “Cultivar o Futuro”, uma proposta da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav).

O pontapé inicial do programa foi dado pela prefeita Margarida Salomão, que, junto com a secretária da Sesmaur, Aline Junqueira, e do diretor-presidente da Empav, Richard Tavares, realizou o plantio de diversas espécies de árvores na praça localizada entre a avenida Brasil e a rua Américo Lobo, na altura do bairro Santa Terezinha.


Na ocasião, a chefe do Executivo exaltou o projeto. “Hoje é Dia Mundial da Água e, entre tantas celebrações, estamos aqui, plantando árvores, espécies escolhidas em função das suas propriedades, árvores que ficarão nas margens do Paraibuna, embelezando ainda mais este lugar, que já é bonito por natureza”, afirmou a Prefeita.

Durante o lançamento, foram plantadas mudas de ipês-brancos, ipês-amarelos, quaresmeiras e resedás. O objetivo do “Cultivar o Futuro” é melhorar a qualidade ambiental da cidade através da arborização. Pesquisas indicam que a presença de árvores auxilia no controle da temperatura dos espaços, contribui para a estabilidade climática e influencia diretamente na sensação de bem-estar da população.

Richard Tavares ressaltou a importância da iniciativa para o município: “Estamos aqui para lançar o Programa ‘Cultivar o Futuro’, porque, além de fazermos a manutenção das árvores, através das podas, é importante que façamos também novos plantios para arborizar a cidade de maneira adequada e garantir um futuro com melhores condições climáticas para o nosso município”.

A secretária da Sesmaur, Aline Junqueira, conta que, ainda nesta quarta-feira, 22, diversas espécies foram plantadas em outro importante local da cidade. “Estamos fazendo este trabalho de arborização urbana, que é o ‘Cultivar o Futuro’, em que replantamos e acrescentamos novas árvores nos espaços públicos, nas ruas e nas praças, o que há muito tempo não era feito em Juiz de Fora. Além disso, estamos fazendo um outro trabalho muito importante, que é a proteção do nosso manancial, plantando nove mil mudas de plantas nativas para que possamos recuperar o manancial às margens da represa João Penido”, pontua a representante da pasta, citando o Programa Nossa Água, que é realizado com a Cesama, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur).

O Programa prevê o plantio semanal de 15 árvores em diversos espaços públicos da cidade. Mesmo antes do lançamento oficial da proposta, a Empav já havia realizado o cultivo de espécies em diversos bairros, entre eles, Marumbi, Santa Helena, Vitorino Braga e Grama.




 IMPRIMIR 
20/8/2026 - SEL
Praça CEU recebe dois espetáculos da campanha de popularização teatro e dança neste fim de semana
20/8/2026 - SETUR
JF de Braços Abertos forma mais uma turma com apoio do Edital de Fomento ao Turismo
20/8/2026 - SETUR
Setur debate regulação de locações temporárias no 16º Café da Hotelaria e Gastronomia do SHRBSJF
20/8/2026 - MULHERES
Agosto Lilás: 2º Mutirão de Regulamentação de Pensão Alimentícia e Guarda de Filhos será promovido na Casa da Mulher
20/8/2026 - PREFEITURA
PJF apresenta resposta à ação civil pública e destaca medidas de prevenção, resposta e reconstrução
20/8/2026 - SMU
XXXVII Corrida Duque de Caxias altera o trânsito na Zona Norte da cidade neste domingo, 23
20/8/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove passeio noturno na Villa Ferreira Lage
20/8/2026 - FUNALFA
Segunda edição do FESTAC abre inscrições para artistas e grupos das artes cênicas
20/8/2026 - SMU
Parada LGBTQIA+ terá grande operação de transporte e trânsito neste domingo, 23
20/8/2026 - SDA
Terra Boa: inscrições para retirada de composto orgânico do mês de agosto estão abertas
20/8/2026 - SE
Projeto promove ações de prevenção às violências em escolas municipais
19/8/2026 - PREFEITURA
Nota Oficial - Sindicato dos Professores
19/8/2026 - SS
Dia D de Multivacinação: PJF promove atualização do calendário infantil e imunização contra o sarampo para adultos neste sábado, 22
19/8/2026 - SETUR
Caminhando pela História comemora o Dia Municipal do Torresmo com visita guiada
19/8/2026 - CESAMA
Manutenção programada da Cemig pode afetar abastecimento nos bairros Floresta e Florestinha nesta quinta-feira, 20
19/8/2026 - SDA
13° Torneio Leiteiro de Paula Lima retorna ao Circuito de Eventos Agropecuários após duas décadas
19/8/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora realiza visita técnica ao Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro
18/8/2026 - SMU
PJF inicia obras de melhorias no canteiro do trevo do Cascatinha
18/8/2026 - SEDIC
Mutirão do Espaço Emprego JF amplia oportunidades de trabalho durante Semana LGBTQIA+
18/8/2026 - SETUR
IGR Caminho Novo prepara plataforma para divulgar turismo regional e convoca setor turístico para cadastro
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora