Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 22/3/2023 - 13:44



Prefeita participa do evento de abertura do curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)"



Portal de Notícias PJF | Prefeita participa do evento de abertura do curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)" | PREFEITA - 22/3/2023

“É papel das políticas públicas democráticas provarem a equidade na sociedade, entre outras coisas, oferecendo a todas as crianças os mesmos direitos”. Essa foi a fala da prefeita Margarida Salomão na abertura do curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)", realizada nesta terça-feira, 21, no Teatro Paschoal Carlos Magno. 

O evento contou com o seminário “Leitura e Formação de Professores para a Primeira Infância”, ministrado pela professora doutora Suzana Lima Vargas do Prado (UFJF) e pelo professor doutor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF/UFF). Além de ter uma apresentação poética do grupo Nzinga, formado por mulheres negras que pesquisam Nzinga Mbandi, rainha do reino de Matamba e personagem feminina da tradição africana e afro-brasileira. 

Durante seu pronunciamento, a prefeita Margarida destacou o potencial que a Educação Infantil tem na vidas das pessoas:
“Neste momento em que eu vejo tantas colegas, professoras da Educação Infantil, fico profundamente revigorada e fortalecida por estarmos construindo uma cidade diferente, em que todas as crianças possam exercer o seu direito à infância, com todas as prerrogativas próprias, para que elas façam o seu trajeto na vida escolar da melhor maneira. E, se quiserem, estudarem na Universidade”.


Assista ao vídeo




Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferta, este ano, aos profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino e das instituições parceiras do município (Creches), o curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)".

O LEEI é um curso de aperfeiçoamento de 120 horas, que será certificado pela UFMG. As 584 vagas foram destinadas às coordenadoras pedagógicas que realizam trabalho pedagógico com turmas de Educação Infantil, aos diretores e diretoras escolares, aos professores e professoras que atuam na Educação Infantil (puderam se inscrever professores referência I, referência II, educação física, sala de leitura, linguagens artísticas), às coordenadoras e professoras das creches parceiras do município e à equipe técnica que atua na SE.

A oferta do LEEI constitui uma política de formação da rede municipal e faz parte da implementação do currículo da rede e da proposta pedagógica do município, denominada "LêMundo". O objetivo do curso é oferecer subsídios teórico-práticos para o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita em creches e pré-escolas.

De acordo com a secretária de Educação, Nádia Ribas, este “é um momento histórico na rede, porque o enfoque é a leitura e a escrita para bebês e crianças pequenas. É um curso muito potente, com um material de extrema qualidade que vai realizar uma capacitação, tanto teórica como prática, com os nossos profissionais da Educação Infantil. Com isso, reiteramos o nosso compromisso social  na defesa da Educação Infantil de qualidade em Juiz de Fora”.

O curso será ofertado na modalidade híbrida, à distância e presencialmente, com início nesta terça-feira, 21, e término previsto para dezembro deste ano. Os encontros síncronos (on-line ou presenciais) serão semanais, no período noturno. As atividades assíncronas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Foram disponibilizadas vagas para todas as creches parceiras e escolas da rede municipal que atendem à Educação Infantil.

Durante o evento, foi composta uma mesa com as autoridades presentes: a prefeita Margarida Salomão, a secretária de Educação, Nádia Ribas, o vereador João Vagner Antoniol (JF Câmara), a professora doutora Hilda Micarello (UFJF), Víviam Carvalho (Departamento de Educação Infantil) e Luciana Castro (Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação), da SE.




 IMPRIMIR 
10/6/2026 - DEMLURB
Projeto “Lixo Zero na Minha Praça” chega ao bairro Benfica nesta quinta-feira, 11
10/6/2026 - FUNALFA
Abertura da exposição “Cidade do Sonho” reúne artistas e autoridades na Galeria Nívea Bracher
10/6/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora inicia plantões semanais para auxiliar beneficiários da Compra Assistida
10/6/2026 - SEIR
CenPre recebe primeira reunião do Grupo de Pesquisa Sankofa na próxima terça-feira, 16
10/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para motorista de caminhão pesado e outras oportunidades de emprego
10/6/2026 - SS
Visitas casa a casa reforçam combate à dengue em Caeté, Jardim Glória e Santos Dumont nesta quarta, 10
10/6/2026 - SEDH
Campanha Juiz de Fora Solidária no Frio inicia distribuição de doações para entidades da Mesa da Cidadania
10/6/2026 - SEDH
Seminário debate estratégias de combate à violência contra a pessoa idosa em Juiz de Fora
10/6/2026 - DEMLURB
Demlurb convoca candidatos para prova prática de Operador de Máquinas I
10/6/2026 - SEL
Estádio Municipal Mário Helênio recebe jogos do Campeonato Mineiro de base no próximo sábado, 13
9/6/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora ingressa com ação civil pública contra substituição do SUSFácil pelo CORE/MG
9/6/2026 - PROCON
Procon Juiz de Fora oferece curso gratuito de Educação Financeira e Orçamento Familiar
9/6/2026 - PROCON
Procon-MPMG e Procon JF realizam programação em Juiz de Fora com capacitações e ações voltadas à defesa do consumidor
9/6/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Lucas Guida Quarteto em apresentação gratuita no Mercado Cultural AICE
9/6/2026 - FUNALFA
Prefeitura abre inscrições para ocupação artístico-cultural da Galeria Nívea Bracher em 2026/2027
9/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em reservatório no Spinaville, nesta quarta-feira, 10
9/6/2026 - PREFEITURA
Sobre as questões levantadas pelo Sinserpu envolvendo o pessoal da AMAC, a Prefeitura de Juiz de Fora informa:
9/6/2026 - SS
Bairro Santa Terezinha e Condomínio Jardim das Violetas integram programação de combate à dengue nesta terça, 9
9/6/2026 - SS
Prefeitura de Juiz de Fora reforça questionamento sobre novo sistema de regulação em saúde
9/6/2026 - MULHERES
Secretaria das Mulheres promove palestra sobre dignidade menstrual na E.M. Gabriel Gonçalves da Silva
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora