Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 6/2/2023 - 15:16



Em Dia D contra a dengue, PJF recolhe mais de 30 toneladas de materiais nos bairros Milho Branco e Linhares



Portal de Notícias PJF | Em Dia D contra a dengue, PJF recolhe mais de 30 toneladas de materiais  nos bairros Milho Branco e Linhares | SS - 6/2/2023

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou neste sábado, 4, mutirão para recolhimento de materiais que podem acumular água, como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. A ação aconteceu nos bairros Milho Branco e Linhares. Ao todo, foram recolhidas 32,14 toneladas. Os materiais recicláveis serão destinados às associações de catadores. 

A iniciativa do Programa Boniteza visa combater arboviroses como dengue, zika vírus e chikungunya. Ao longo da semana, 60 agentes de combate à endemia atuaram em cada região visitando residências e realizando atividades de mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças e feiras dos bairros. Foram passadas orientações sobre formas de prevenção e sobre os sintomas mais comuns das doenças. 

Nesta semana, a ação acontece nos bairros Vila Montanhesa e Retiro. Durante a semana, as equipes vão atuar na orientação à população e no próximo sábado, 11, acontece o Dia D. De 8h às 12h, serão recolhidos materiais como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. Os materiais só devem ser deixados na rua no Dia D (sábado, 11). 

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da PJF, por meio do Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG). Além da SG, a ação envolve a Secretaria de Saúde (SS), a Secretaria de Obras (SO), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), a Secretaria de Educação (SE), a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav). 



Confira o cronograma do Dia D contra as arboviroses:
 

Sábado, 11/2, de 8h às 14h - Vila Montanhesa e Retiro

 

Sexta, 17/2, de 8h às 16h - Santa Luzia

 

Sexta, 24/2, de 8h às 16h - Jardim Glória

 

Sábado, 4/3,  de 8h às 14h - São Pedro


Ferramenta de denúncias 


Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

O
MonitorAr pode ser acessado em qualquer navegador através de smartphones, tablets, notebooks e computadores. O sistema permite que as pessoas possam realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.

As denúncias também podem ser realizadas através do telefone (32) 3212-3070 ou pelo email dengue@pjf.mg.gov.br.




 IMPRIMIR 
6/11/2026 - PREFEITURA
Prefeitura realiza balanço do Auxílio Reconstrução e Compra Assistida
6/11/2026 - FUNALFA
Três produções da Zona da Mata abrem o Festival Primeiro Plano 2026 na segunda-feira, 9
6/11/2026 - DEFESA CIVIL
Juiz de Fora acumula quase 600 mm de chuva desde setembro e atinge 44% acima do esperado
6/11/2026 - SMU
Shows no Estádio Municipal: trânsito e ônibus terão operação especial neste sábado, 7
6/11/2026 - SETUR
Educatur promove educação patrimonial para mais de 200 alunos da rede municipal
6/11/2026 - SDA
PJF e UFJF promovem capacitação gratuita sobre rotulagem de alimentos para produtores do município
6/11/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza 37 demolições em Juiz de Fora nesta semana
6/11/2026 - SS
Nota à imprensa - UPA Norte
6/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga inscrições para o programa Jovens em Ação Climática até às 17h desta sexta-feira, 6
6/11/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Alessandra Crispin para show de lançamento do EP “Pode chegar com o amor”
6/11/2026 - SEDIC
Juiz de Fora registra saldo positivo de 567 empregos em setembro
5/11/2026 - EMCASA
EMCASA recebe estudantes de Arquitetura da UFSJ para troca de experiências sobre assistência técnica e habitação social
5/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola amplia atividades para estudantes da EJA
5/11/2026 - SEDIC
Vagou JF conta com novas oportunidades de emprego nesta quinta-feira, 5
5/11/2026 - PREFEITURA
Prefeita Margarida Salomão anuncia mudanças no secretariado municipal
4/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Inscrições para o programa Jovens em Ação Climática terminam nesta quinta-feira, 5
4/11/2026 - SDA
Juiz de Fora sedia 4º Seminário de Apicultura e Meliponicultura da Zona da Mata
4/11/2026 - SEDIC
Vagou JF reúne mais de 510 oportunidades de emprego
4/11/2026 - SS
PJF realiza segunda etapa da vacinação antirrábica animal em 38 locais neste sábado, 7
3/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola trabalha cooperação e resiliência com estudantes
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora