Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 9/12/2022 - 08:33



Espaço de Cuidados oferece atendimento para pessoas idosas da Zona Norte



Portal de Notícias PJF | Espaço de Cuidados oferece atendimento para pessoas idosas da Zona Norte | SEDH - 9/12/2022

Em maio deste ano, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou um espaço pioneiro na Zona Norte da cidade. Trata-se do Espaço de Cuidados para a Pessoa Idosa, um equipamento público voltado ao atendimento especializado às famílias com pessoas idosas que apresentam algum grau de dependência ou que tiverem indicativos de violação de direitos. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e oferece cuidados diários para 20 pessoas da terceira idade, incluindo alimentação, oficinas, auxílio com a medicação, atendimentos de serviço social e fisioterapia.
 

O Espaço de Cuidados para Pessoa Idosa é uma parceria entre a PJF e a Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI), que foi selecionada através de chamamento público. A AACI cedeu o local onde são desenvolvidos os trabalhos, além de ser a responsável pelos serviços oferecidos e profissionais envolvidos. As atividades são supervisionadas pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI/JF). A ação é financiada com recursos do Fundo Municipal de Promoção do Idoso (Fumpi). 
 

A coordenadora do Espaço de Cuidados para Pessoa Idosa, Daniele Gomes, falou sobre o acolhimento a este público. São idosos que passam o dia conosco e é também uma forma de oferecermos suporte às famílias ao longo do dia. Não existe outro serviço na cidade parecido com este. Infelizmente, essa parcela da população por diversas vezes é esquecida. Oferecemos convivência social e comunitária, prestando cuidados de saúde e efetivando uma política de direitos humanos”, explicou.
 

Um grande ganho para os atendidos é a sala de fisioterapia, montada recentemente com novos equipamentos. A fisioterapia geriátrica atua com o objetivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade, é o que afirma a fisioterapeuta do espaço, Ana Carolina Valente. “Na parte física trabalhamos principalmente a cognição e a socialização. Com o exercício, eles se socializam, o que ajuda a evitar quadros depressivos. Antes essas pessoas ficavam a maior parte do tempo sozinhas em casa. A atividade física é muito importante nessa idade por conta do equilíbrio, da cognição, diminuindo o risco de quedas e evitando vários fatores que podem ser prejudiciais à saúde. Depois da montagem da sala de fisioterapia eles aderiram muito mais à prática. Com os equipamentos podemos variar os exercícios e torná-los mais atrativos”, contou.
 

Antônio Faceroli, 70 anos, é morador do bairro Nova Era e frequentador do espaço desde a inauguração. Ele falou sobre as atividades que mais gosta. “Gosto de fazer fisioterapia e conversar com meus amigos. Em casa não temos nada para fazer. Aqui eu bato papo e passo o meu tempo. Planto, faço ginástica, converso e cuido de mim”.
 

Conforme a coordenadora de políticas para a pessoa idosa da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria Cristina Alves, o espaço garante estímulos e amplia a relação com o mundo. “A pandemia de Covid-19 limitou as pessoas desta faixa etária dentro de casa, muitos ficaram com características depressivas. Espaços como este servem para estimular essas pessoas, mostrar que ainda são capazes, que podem interagir, gerando autonomia. Importante frisar que trabalhos em prol desta população são necessários, ainda mais em uma cidade como Juiz de Fora, que está envelhecendo mais rápido que outros municípios”.
 

O Espaço de Cuidados para Pessoa Idosa fica na Rua General Almerindo da Silva Gomes, 133, bairro Nova Era. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3211-5475. A seleção dos perfis será feita por uma comissão composta por representantes da SEDH e da AACI.


 



 IMPRIMIR 
15/5/2026 - SS
Bairro Linhares e condomínio no Salvaterra entram na programação de combate à dengue desta sexta, 15
15/5/2026 - PROCON
Procon/JF abre inscrições para projeto de vivência formativa sobre direito do consumidor
15/5/2026 - CESAMA
Manutenção da Cemig pode afetar abastecimento de água em bairros, principalmente da Região Leste neste sábado, 16
14/5/2026 - SEL
PJF divulga informações sobre a 9ª Corrida Unimed JF e mudança no trânsito neste domingo, 17
14/5/2026 - SS
Prefeitura amplia vacinação contra gripe para toda a população com mais de seis meses de idade
14/5/2026 - SETUR
Setur acompanha visita técnica de agentes de viagens do Rio de Janeiro em Juiz de Fora
14/5/2026 - SEIR
Plenária aprova propostas para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Juiz de Fora
14/5/2026 - SEDUPP
Prefeitura reavalia feira livre do Linhares após período experimental
14/5/2026 - SMU
Linhas 726 – Igrejinha e 740 - Humaitá passam a operar em modelo semiexpresso a partir de segunda-feira, 18
14/5/2026 - SS
Veja a programação de combate ao Aedes aegypti nesta quinta, 14
14/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para estágio técnico em mecânica e outras oportunidades de emprego
14/5/2026 - FUNALFA
Praça CEU da Prefeitura de Juiz de Fora conquista prêmio nacional do Ministério da Cultura
14/5/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Mapro promove programação especial com visitas guiadas e exposições durante a 24ª Semana Nacional de Museus
14/5/2026 - CESAMA
Cesama divulga intervenções que podem impactar no abastecimento das regiões Norte e Oeste nesta quinta-feira, 14
14/5/2026 - PREFEITA
Novo lote do programa “Compra Assistida” contempla famílias atingidas pelas chuvas no Parque Burnier
14/5/2026 - SEDUPP
Diga reforça atendimento aos beneficiários do Auxílio Reconstrução nesta quinta-feira, 14
14/5/2026 - SEDUPP
Diga da Região Oeste tem atendimento afetado por falta de internet
14/5/2026 - PROCON
Procon/JF aponta melhorias no atendimento do Itaú a beneficiários do INSS após monitoramento contínuo
14/5/2026 - PROCON
Procon/JF expede recomendação a operadoras de telecomunicações por descumprimento de normas de consumo e regulatórias
14/5/2026 - FUNALFA
Parceria da Prefeitura com Cinema Alameda terá sessão inaugural na próxima terça (19)
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora