Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 29/11/2022 - 10:07



“Nossa Escola” é selecionado para receber recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública



Portal de Notícias PJF | “Nossa Escola” é selecionado para receber recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública | SESUC - 29/11/2022

A cidade de Juiz de Fora foi selecionada entre 122 municípios de todo o Brasil que apresentaram projetos para recebimento de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal disponibilizou edital para seleção de projetos estaduais e municipais voltados para a prevenção à violência e à criminalidade, em especial àqueles destinados às ações que envolvam mulheres, crianças, adolescentes e idosos desenvolvidas pelas Polícias Militares, Polícias Civis, Bombeiros Militares e Guardas Municipais. 
 

O convênio firmado entre o município e o governo federal, a ser assinado pela prefeita Margarida Salomão, estabelece um investimento de R$ 938.845,18 para o incremento das atividades do projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz” em 2023. Os recursos contemplam a aquisição de veículos, mobiliário e equipamentos eletrônicos e de informática. 
 

O projeto conquistou o 3º lugar na disputa nacional. Ao todo, sete projetos conseguiram ser aprovados. A classificação não somente viabiliza a ampliação de ações já desenvolvidas no município, como reconhece e atesta a competência da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e da Guarda Municipal em gerir e efetivar ações voltadas para a valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes. Exatamente o eixo temático do edital em que se inseriu a proposta da secretaria. 
 

Para participar do pleito, o município teve que apresentar documentos comprobatórios da experiência nas atividades expostas, plano de ação, orçamentos dos itens a serem custeados, evidências da consolidação legal da instituição municipal de segurança pública, desde a sua criação, além de existência de órgãos de controle interno e externo como ouvidoria e corregedoria, bem como de controle social representado pelo Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc). A criação do Plano Municipal de Segurança no ano de 2021 também pesou na classificação. Os requisitos colocaram a cidade em posição de vantagem, dada à sua organização e aos avanços em políticas públicas de segurança conquistados com o trabalho local.
 

Além disso, a Guarda Municipal de Juiz de Fora possui termo de aptidão concedido pelo MJSP, obtido a partir de amplo processo comprobatório e total regularização jurídica junto ao governo federal. O preenchimento da exigência habilita o órgão a firmar convênios e receber recursos financeiros da União. 
 

A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, comemorou a conquista e reforçou a importância de o município estar alinhado com as diretrizes traçadas pela lei que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Lei 13.675/2018), que prevê a importância de os municípios terem plano e conselho para obtenção de recursos federais. 
 

Além disso, a secretária destacou que o êxito na obtenção dos recursos é resultado do esforço para construir ações de prevenção à violência em nossa cidade que envolvam a GM e comunidades vulneráveis. “O Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de nossa cidade completou um ano em outubro e reforça a importância de ações que fortaleçam a GM enquanto uma instituição civil de segurança pública, com competência para a proteção preventiva orientada para a preservação da vida, para o pleno exercício da cidadania, para a proteção dos direitos e garantias individuais, para a pacificação dos conflitos e para a construção de uma cultura de paz na cidade de Juiz de Fora. É esse o sentido do projeto que foi aprovado”, destacou. 
 

Nossa Escola
 

O “Nossa Escola: Segurança Cidadania e Cultura de Paz” teve piloto implementado, neste ano, na Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no bairro Parque das Águas. A escolha da unidade se deu em razão da vulnerabilidade social do território. 
 

A convicção sobre a relação da educação com a construção de uma cultura de paz fomentou a parceria da Sesuc com a Secretaria de Educação (SE), levando oficinas sobre cidadania, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, espaço público, cultura de paz e não violência, direitos e deveres, memória da cidade, aliadas a atividades socioculturais. Uma iniciativa que vem se mostrando capaz de trabalhar valores como respeito e o sentimento de pertencimento junto aos alunos sensibilizados, transformando o modo como a comunidade percebe a escola e reforçando o papel do ambiente escolar como um espaço de crescimento pessoal e de mudanças positivas.




 



 IMPRIMIR 
23/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de açougueiro e outras oportunidades de emprego
23/4/2026 - FUNALFA
Mais de 470 projetos avançam para segunda etapa do Edital Murilão 2025
22/4/2026 - SEBEAL
SEBEAL realiza evento de adoção no Parque Halfeld neste sábado, 25
22/4/2026 - SEDH
Educação em Direitos Humanos nas escolas é tema de curso com inscrições abertas
22/4/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura avança na distribuição e já soma 4,6 mil cartões emitidos em 2026
22/4/2026 - SEL
SEL parabeniza Gabrielzinho por título de “Melhor Atleta com Deficiência”
22/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de Trancista e outras oportunidades de emprego
22/4/2026 - SEL
SEL divulga boletim da participação de Juiz de Fora no JEMG
22/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza remodelação de rede de esgoto em rua do bairro Furtado de Menezes
22/4/2026 - SS
Atividades de combate à dengue alcançam dez bairros e três condomínios nesta quarta-feira, 22
22/4/2026 - SEDH
PJF abre inscrições para curso de português voltado a migrantes e refugiados
20/4/2026 - CESAMA
Cesama dá continuidade à interligação de rede de água em estrada da Região Norte nesta quarta-feira, 22
20/4/2026 - SDA
Terra Boa: inscrições abertas para os produtores interessados no adubo orgânico para o mês abril
20/4/2026 - DEMLURB
Demlurb supera 350 vias atendidas após chuvas e intensifica ações de limpeza em Juiz de Fora
20/4/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe o show “Minhas Esquinas”, com Ricardo Itaborahy, no Mercado Cultural AICE
20/4/2026 - PREFEITURA
PJF realiza Operação Recomeço com foco no acolhimento e assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade
17/4/2026 - PREFEITA
Prefeitura assina contrato de projeto executivo do Novo HPS e homologa licitação de obra de macrodrenagem em Santa Luzia
17/4/2026 - SEL
Parque Municipal tem programação especial para o final de semana e feriado de Tiradentes
17/4/2026 - SEDUPP
Operação Comércio Legal apreende mais de 3,8 mil itens irregulares no Centro
17/4/2026 - SEDUPP
Fiscalização realiza nova interdição de estabelecimento na Avenida Rui Barbosa após descumprimento de TAC
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora