Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 5/10/2022 - 17:25



Segurança de Barragens é tema do terceiro dia de Webinário da Defesa Civil



Portal de Notícias PJF | Segurança de Barragens é tema do terceiro dia de Webinário da Defesa Civil | DEFESA CIVIL - 5/10/2022

Nesta quarta-feira, 5, a Defesa Civil de Juiz de Fora promoveu o webinário "Importância da Política Nacional de Segurança de Barragens na Prevenção de Desastres Tecnológicos". Os palestrantes foram o engenheiro Vitor Lages e o capitão do 4° batalhão de bombeiro de Minas Gerais Acácio Tristão. A iniciativa compõe a programação da Semana Municipal de Redução de Riscos de Desastres, promovida pela Secretaria de Governo (SG).

Durante o webinário, os participantes puderam interagir e tirar dúvidas sobre ações feitas em caso de rompimento.  Vitor Lages é engenheiro civil, mestre em recursos hídricos e trabalha na empresa Hidrobr, que fornece soluções de engenharia nos setores de Infraestrutura, energia e mineração. Durante a apresentação, o engenheiro aprofundou a legislação de segurança de barragem e em informações técnicas, fornecendo exemplos de planos de segurança de barragem, de planos de ações de emergência e de estudos de ruptura. 

Já o capitão Tristão abordou as ações necessárias em caso de rompimento de barragens, tanto as de resgate quanto as de inteligência operacional. Para exemplificar o assunto, o capitão Tristão utilizou a experiência que adquiriu na operação de resgate em Brumadinho, após o rompimento da barragem operada pela empresa Vale. O engenheiro da Defesa Civil de Juiz de Fora, Joviano Assis, que mediou o webinário, reforça a importância da prevenção. “O webinário foi importante para criar cada vez mais uma consciência de que os trabalhos de prevenção ligados a essas estruturas são essenciais para evitar desastres como os ocorridos em Mariana e Brumadinho, visto que esses desastres ocasionam danos econômicos, ambientais e principalmente perda de vidas”, afirma. 

Até o final da semana dois Webinários estão marcados para encerrar a Semana de Redução de Riscos de Desastres. As inscrições podem ser realizadas até a véspera de cada ação. Confira a programação: 



Programação - Semana de Redução de Risco de Desastres 
 

Dia 06/10 - Quinta-feira:

9h às 12h: Webinário - A Importância da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social como uma Política Pública para Mitigação de Riscos (Faça sua inscrição aqui)

 Os palestrantes serão:

- Ana Paula Luz - Arquiteta (Secretaria de Planejamento Urbano - PJF);

- Fabrício Zanoli - Arquiteto (Emcasa - PJF);

- Elaine Hawson - Defesa Civil de Recife;

 

Dia 07/10 - Sexta-feira:

9h às 12h: Webinário - Planos de Ação Específicos para Gestão de Áreas de Risco de Escorregamentos: o uso do conhecimento tradicional de geologia de engenharia para concepção de soluções de intervenção geotécnica e outras medidas de natureza estrutural e não estrutural de ação (Faça sua inscrição aqui)

O palestrante será:

 

- Agostinho Tadashi Ogura (Pesquisador e Geólogo)




 IMPRIMIR 
11/9/2026 - FUNALFA
PJF divulga projetos selecionados para a última cessão de uso dos estúdios do Polo JF Cine em 2026
11/9/2026 - SE
5º LiterArte reúne apresentações artísticas, exposição e atividades formativas
11/9/2026 - PREFEITURA
Juiz de Fora sedia 9ª Escola de Resiliência de Mercocidades com representantes de cidades da América do Sul
11/9/2026 - SE
Secretaria de Educação promove seminário voltado à educação inclusiva
11/9/2026 - SAS
COMSEA-JF passa a emitir o atestado de existência e funcionamento das Cozinhas Solidárias de Juiz de Fora a partir do dia 11
11/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede em avenida do bairro Ponte Preta nesta segunda-feira, 14
10/9/2026 - SESUC
Projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas leva atividades à E.M. Cosete de Alencar
10/9/2026 - SE
Secretaria de Educação informa alteração no expediente nesta sexta-feira, 11
10/9/2026 - FUNALFA
Prefeitura apoia preparação de produtoras para a MAX Minas Audiovisual
10/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem mais de 800 oportunidades de emprego
10/9/2026 - SEDH
Praça da Estação recebe feira que celebra diversidade religiosa e culturas de diferentes países neste sábado, 12
10/9/2026 - SESUC
Capacitação continuada: Guarda Municipal recebe treinamento para padronização de atuação
10/9/2026 - SS
Farmácia Central promove ação do Setembro Amarelo nesta sexta-feira, 11
9/9/2026 - SEDH
PJF divulga entidades inscritas para integrar o Comitê Pop Rua-JF
9/9/2026 - SEDIC
Com grandes eventos, como o Unicorn Summit South America 2026, Juiz de Fora se consolida como a Cidade da Inovação
9/9/2026 - SEDUPP
Reconhecimento internacional na proteção à infância: Juiz de Fora participa da Urban95 Academy Network
9/9/2026 - SEDIC
Mutirão do Mercado Livre em parceria com a Prefeitura oferece salário de até R$ 2,4 mil e benefícios
9/9/2026 - SDA
Circuito de Eventos Agropecuários de Juiz de Fora encerra programação com dois torneios em Pirapetinga e Filgueiras neste fim de semana
8/9/2026 - PREFEITURA
Programa Compra Assistida - Mais de mil famílias rumo à moradia digna em Juiz de Fora
8/9/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora e Girl Up Brasil promovem atividade sobre mudanças climáticas e gênero no bairro Nova Era I
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora