Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 27/9/2022 - 13:34



Defesa Civil promove webinários gratuitos na “Semana Municipal de Redução de Riscos de Desastres”



Portal de Notícias PJF | Defesa Civil promove webinários gratuitos na “Semana Municipal de Redução de Riscos de Desastres” | DEFESA CIVIL - 27/9/2022

A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou uma série de webinários gratuitos que serão realizados entre os dias 3 e 7 de outubro, na “Semana Municipal de Redução de Riscos de Desastres”. Quem tiver interesse em participar, deve realizar a inscrição online até a véspera de cada atividade. 

Os webinários acontecem na parte da manhã, com carga horária de três horas, e emissão de certificado. Serão contemplados os seguintes temas: mudanças climáticas e os desafios nas ações de proteção da Defesa Civil; o olhar social no contexto dos desastres; a importância da Política Nacional de Segurança de Barragens; a importância da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social; Planos de Ação Específicos para Gestão de Áreas de Risco de Escorregamentos. 


O evento contará com autoridades nos assuntos abordados como o pesquisador e geólogo, Agostinho Ogura; a meteorologista do INMET, Anete dos Santos Fernandes; o pesquisador e tecnologista da Cemaden, Tulius Dias Nery; e o geógrafo e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fábio de Oliveira Sanches; a Secretaria de Planejamento Urbano, Maria Auxiliadora Ramos Vargas; a professora substituta na UFSCar, Aline Silveira Viana; o Capitão Acácio Tristão, do Corpo de Bombeiros; o pesquisador e geólogo, Agostinho Tadashi Ogura; a Gerente Geral de Engenharia da Secretaria Executiva da Defesa Civil de Recife, Elaine Hawson. 

Além dos webinários, a “Semana Municipal de Redução de Riscos de Desastres” contará com uma mostra das atividades elaboradas pelos alunos e professoras da  Escola Estadual Maria das Dores de Souza sobre temáticas relacionadas à proteção e defesa civil. A mostra acontece no Museu Ferroviário a partir das 14h de segunda-feira, 3. Já durante a tarde do dia 5 de outubro, acontece o exercício prático no bairro Igrejinha, no trecho entre a Rua da Estação e a Rua Arno Krambeck Duque. O exercício terá a participação de servidores da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e de colaboradores da empresa Nexa que vão percorrer o bairro com a com a população da comunidade para conscientizar sobre os riscos hidrológicos, geológicos e tecnológicos relacionados a possíveis problemas com oleodutos e barragens. 

As capacitações promovidas pela Secretaria de Governo (SG) na “Semana Municipal de Redução de Riscos de Desastres” são importantes para ampliar as ações de prevenção. Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Joviano Assis, “o foco dessa semana é voltado para o trabalho de prevenção e a orientação da população em relação a mudanças climáticas, mitigação de riscos e ações de resposta a desastres. A semana da Defesa Civil é extremamente importante para evitar danos maiores causados pelas chuvas”, afirma.  



Programação - semana de redução de risco de desastres 

Inscrições abertas até véspera da data do webinário

Dia 03/10 - Segunda-feira: 
 

9h às 12h: Webinário - Mudanças Climáticas: Desafios nas Ações de Proteção e Defesa Civil (Faça sua inscrição aqui)

14h às 17h: Mostra presencial de atividades dos alunos da Escola Estadual Maria das Dores de Souza sobre temáticas de defesa civil. 
 

Dia 04/10 - Terça-feira:
 

9h às 12h: Webinário - O Olhar Social no Contexto dos Desastres (Faça sua inscrição aqui)

 

Dia 05/10 - Quarta-feira:
 

9h às 12h: Webinário - A Importância da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) na Prevenção de Desastres Tecnológicos (Faça sua inscrição aqui)

14h às 17h: Exercício Prático de Percepção de Riscos Geológicos, Hidrológicos e Tecnológicos - Análise do Bairro Igrejinha (Faça sua inscrição aqui)
 

Dia 06/10 - Quinta-feira:

9h às 12h: Webinário - A Importância da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social como uma Política Pública para Mitigação de Riscos (Faça sua inscrição aqui)

 

Dia 07/10 - Sexta-feira:
 

9h às 12h: Webinário - Planos de Ação Específicos para Gestão de Áreas de Risco de Escorregamentos: o uso do conhecimento tradicional de geologia de engenharia para concepção de soluções de intervenção geotécnica e outras medidas de natureza estrutural e não estrutural de ação (Faça sua inscrição aqui)

 




 IMPRIMIR 
19/6/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil emite alerta de onda de frio e reforça campanha de arrecadação de agasalhos em Juiz de Fora
19/6/2026 - EMCASA
Comitê de Acompanhamento Comunitário realiza primeira reunião sobre obras de macrodrenagem e esgotamento no Bairro Industrial
19/6/2026 - SO
PJF realizará sondagens complementares no bairro Industrial neste sábado, 20
19/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora lança pesquisa para conhecer perfil de mulheres empreendedoras
19/6/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe curta mineiro e animação premiada na próxima terça, 23
19/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para costureiro(a) e outras oportunidades de emprego
19/6/2026 - SAS
Cras Sudeste Costa Carvalho promove reflexão sobre autocuidado e fortalecimento feminino
19/6/2026 - DEMLURB
Demlurb promove capacitação voltada à saúde e segurança dos servidores
19/6/2026 - SAS
CREAS promovem encontros para fortalecer ações de combate ao trabalho infantil em Juiz de Fora
19/6/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura garante gratuidade no transporte coletivo para mais estudantes da rede pública
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio disponibiliza carteirinha digital para acesso ao Clube da Caminhada e à Caminhada Noturna
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio participa do 18º Encontro Brasileiro de Museus-Casas
18/6/2026 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2026: confira os jogos da próxima semana
18/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora cria grupo de estudos para auxiliar consumidores em situação de superendividamento em função de vícío em jogos
18/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 36 novas oportunidades de emprego
18/6/2026 - FUNALFA
Funalfa e Polo Audiovisual de Juiz de Fora participam do lançamento do programa Brasil Criativo
18/6/2026 - SESUC
Guarda Municipal recolhe animal silvestre entregue voluntariamente por morador
18/6/2026 - SS
Dia D de Multivacinação acontece neste sábado, 20, em todas as UBSs de Juiz de Fora
18/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor de Juiz de Fora recebe Selo Diamante Sebrae em Brasília
18/6/2026 - SETUR
Educatur leva 42 crianças e adolescentes ao Parque da Lajinha
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora