Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 21/9/2022 - 16:25



Prefeitura atua rápido na redução de danos após 2º maior vendaval desde 2007



Portal de Notícias PJF | Prefeitura atua rápido na redução de danos após 2º maior vendaval desde 2007 | PREFEITURA - 21/9/2022

*Matéria corrigida às 11:25

A Prefeitura de Juiz de Fora informa que a chuva que caiu na cidade, na tarde desta quarta-feira, 21, atingiu ventos de 
até 93,2 quilômetros por hora, segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o volume de água acumulado em apenas 30 minutos registrou 42,35 mm no Bairro de Lourdes, 32,12 mm na Universidade Federal de Juiz de Fora, 25,82 mm em Santa Luzia e 21,32 mm em Graminha. 

As equipes da Prefeitura foram deslocadas para a Avenida Itamar Franco, perto do Hospital Monte Sinai, viaduto Augusto Melo Franco, Avenida dos Andradas, Avenida Brasil, na altura do Colégio Vianna Junior e em outras localidades da cidade.  O Corpo de bombeiros e agentes de trânsito da Prefeitura agiram no ponto de ônibus da Rio Branco que desabou. O ponto atingiu um veículo e o motorista não se feriu. Nesta quinta-feira, 22, a equipe já estará no local para efetuar o reparo no ponto.

Equipes da Prefeitura estão atuando para normalizar a situação em diversos pontos da cidade. No momento, a Avenida Brasil está com serviços quase completos para a liberação total das vias. Há atuações, também, na Rua José Calil Ahuagi e na entrada do Furtado, para remover uma grande árvore que se partiu no local. Na Avenida dos Andradas, quase esquina com a Rua Paula Lima, as árvores que caíram sobre os carros que estavam estacionados já estão retiradas com a presença de um caminhão da Prefeitura.

Na altura do Hospital Monte Sinai, a Gasmig foi acionada para reparos em uma vala aberta na via. Agentes de trânsito estão atuando também no local. Equipes foram deslocadas para a Avenida Rio Branco para realizarem a limpeza de bocas de lobo no local. Foram realizados cortes de árvores em árvores que caíram na região do bairro Furtado de Menezes. O Demlurb também está realizando a limpeza das árvores cortadas em diversos pontos da cidade. Até o momento, a Defesa Civil registrou seis ocorrências nesta quarta-feira.

Com as rápidas ações da Prefeitura, diversos pontos da cidade já estão retornando à normalidade. Na Avenida Ibitiguaia, o trânsito já está com fluxo livre. No Santa Luzia, não houve transbordo do córrego. Ações preventivas realizadas pela Prefeitura ajudaram no escoamento da água. A Francisco Bernardino, a Avenida Brasil e a Rua da Bahia já foram desobstruídas. 

Assista aos vídeos e a cobertura nas redes da Prefeitura de Juiz de Fora.

Este foi o segundo maior vendaval desde o ano de 2007, sendo a 1ª em 26/12/2016 (98,64 km/h) e a 2ª a desta quarta-feira. Os números têm base na Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos quanto a sua velocidade. Essa escala é subdividida em 13 níveis. Hoje em Juiz de Fora foi registrado um caso de Vendaval/tempestade (que se encontra no nível 10 da Escala de Beaufort, que vai de vento calmo [nível 0] até furacão [nível 12]). 

Os serviços da Defesa Civil podem ser acionados através do telefone 199.

Matéria em atualização 




 IMPRIMIR 
6/11/2026 - PREFEITURA
Prefeitura realiza balanço do Auxílio Reconstrução e Compra Assistida
6/11/2026 - FUNALFA
Três produções da Zona da Mata abrem o Festival Primeiro Plano 2026 na segunda-feira, 9
6/11/2026 - DEFESA CIVIL
Juiz de Fora acumula quase 600 mm de chuva desde setembro e atinge 44% acima do esperado
6/11/2026 - SMU
Shows no Estádio Municipal: trânsito e ônibus terão operação especial neste sábado, 7
6/11/2026 - SETUR
Educatur promove educação patrimonial para mais de 200 alunos da rede municipal
6/11/2026 - SDA
PJF e UFJF promovem capacitação gratuita sobre rotulagem de alimentos para produtores do município
6/11/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza 37 demolições em Juiz de Fora nesta semana
6/11/2026 - SS
Nota à imprensa - UPA Norte
6/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga inscrições para o programa Jovens em Ação Climática até às 17h desta sexta-feira, 6
6/11/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Alessandra Crispin para show de lançamento do EP “Pode chegar com o amor”
6/11/2026 - SEDIC
Juiz de Fora registra saldo positivo de 567 empregos em setembro
5/11/2026 - EMCASA
EMCASA recebe estudantes de Arquitetura da UFSJ para troca de experiências sobre assistência técnica e habitação social
5/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola amplia atividades para estudantes da EJA
5/11/2026 - SEDIC
Vagou JF conta com novas oportunidades de emprego nesta quinta-feira, 5
5/11/2026 - PREFEITURA
Prefeita Margarida Salomão anuncia mudanças no secretariado municipal
4/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Inscrições para o programa Jovens em Ação Climática terminam nesta quinta-feira, 5
4/11/2026 - SDA
Juiz de Fora sedia 4º Seminário de Apicultura e Meliponicultura da Zona da Mata
4/11/2026 - SEDIC
Vagou JF reúne mais de 510 oportunidades de emprego
4/11/2026 - SS
PJF realiza segunda etapa da vacinação antirrábica animal em 38 locais neste sábado, 7
3/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola trabalha cooperação e resiliência com estudantes
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora