Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 21/9/2022 - 16:25



Prefeitura atua rápido na redução de danos após 2º maior vendaval desde 2007



Portal de Notícias PJF | Prefeitura atua rápido na redução de danos após 2º maior vendaval desde 2007 | PREFEITURA - 21/9/2022

*Matéria corrigida às 11:25

A Prefeitura de Juiz de Fora informa que a chuva que caiu na cidade, na tarde desta quarta-feira, 21, atingiu ventos de 
até 93,2 quilômetros por hora, segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o volume de água acumulado em apenas 30 minutos registrou 42,35 mm no Bairro de Lourdes, 32,12 mm na Universidade Federal de Juiz de Fora, 25,82 mm em Santa Luzia e 21,32 mm em Graminha. 

As equipes da Prefeitura foram deslocadas para a Avenida Itamar Franco, perto do Hospital Monte Sinai, viaduto Augusto Melo Franco, Avenida dos Andradas, Avenida Brasil, na altura do Colégio Vianna Junior e em outras localidades da cidade.  O Corpo de bombeiros e agentes de trânsito da Prefeitura agiram no ponto de ônibus da Rio Branco que desabou. O ponto atingiu um veículo e o motorista não se feriu. Nesta quinta-feira, 22, a equipe já estará no local para efetuar o reparo no ponto.

Equipes da Prefeitura estão atuando para normalizar a situação em diversos pontos da cidade. No momento, a Avenida Brasil está com serviços quase completos para a liberação total das vias. Há atuações, também, na Rua José Calil Ahuagi e na entrada do Furtado, para remover uma grande árvore que se partiu no local. Na Avenida dos Andradas, quase esquina com a Rua Paula Lima, as árvores que caíram sobre os carros que estavam estacionados já estão retiradas com a presença de um caminhão da Prefeitura.

Na altura do Hospital Monte Sinai, a Gasmig foi acionada para reparos em uma vala aberta na via. Agentes de trânsito estão atuando também no local. Equipes foram deslocadas para a Avenida Rio Branco para realizarem a limpeza de bocas de lobo no local. Foram realizados cortes de árvores em árvores que caíram na região do bairro Furtado de Menezes. O Demlurb também está realizando a limpeza das árvores cortadas em diversos pontos da cidade. Até o momento, a Defesa Civil registrou seis ocorrências nesta quarta-feira.

Com as rápidas ações da Prefeitura, diversos pontos da cidade já estão retornando à normalidade. Na Avenida Ibitiguaia, o trânsito já está com fluxo livre. No Santa Luzia, não houve transbordo do córrego. Ações preventivas realizadas pela Prefeitura ajudaram no escoamento da água. A Francisco Bernardino, a Avenida Brasil e a Rua da Bahia já foram desobstruídas. 

Assista aos vídeos e a cobertura nas redes da Prefeitura de Juiz de Fora.

Este foi o segundo maior vendaval desde o ano de 2007, sendo a 1ª em 26/12/2016 (98,64 km/h) e a 2ª a desta quarta-feira. Os números têm base na Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos quanto a sua velocidade. Essa escala é subdividida em 13 níveis. Hoje em Juiz de Fora foi registrado um caso de Vendaval/tempestade (que se encontra no nível 10 da Escala de Beaufort, que vai de vento calmo [nível 0] até furacão [nível 12]). 

Os serviços da Defesa Civil podem ser acionados através do telefone 199.

Matéria em atualização 




 IMPRIMIR 
13/3/2026 - SEBEAL
Castramóvel é entregue na Prefeitura e amplia atendimento da Secretaria do Bem-Estar Animal
13/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para consultor de vendas e outras oportunidades de emprego
13/3/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça força-tarefa de limpeza em 22 bairros da cidade nesta sexta-feira (13/03)
13/3/2026 - SMU
Trânsito é normalizado em vias do Democrata nesta sexta-feira, 13
13/3/2026 - SEDIC
Campanha “Valorize JF” mobiliza parceiros para fortalecer a economia local
13/3/2026 - SEDIC
Live orienta empreendedores sobre acesso a linhas de crédito após período de chuvas em Juiz de Fora
13/3/2026 - PROCON
Procon/JF reforça fiscalização de combustíveis e gás para garantir transparência nos preços
12/3/2026 - SS
Unidade móvel do programa "Agora Tem Especialistas" passa a oferecer exames de ultrassom
12/3/2026 - SS
PJF oferece atendimentos no PAM Marechal nesta quinta-feira, 14, em campanha pelo Dia Mundial do Rim
12/3/2026 - SAS
Prefeitura orienta famílias desalojadas e beneficiários sobre cadastros e saques de benefícios após chuvas
12/3/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza evento de adoção de animais na Praça CEU neste sábado, 14
12/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para técnico em celulares e outras oportunidades de emprego
12/3/2026 - SEL
PJF convoca reunião da 31ª edição dos Jogos Intercolegiais para próxima sexta, 13
12/3/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça força-tarefa de limpeza em 18 bairros nesta quinta-feira, 12
11/3/2026 - SE
PJF avança na retomada da rede municipal: creches parceiras reabrem e cinco escolas voltam na segunda-feira
11/3/2026 - SO
Só em fevereiro, Prefeitura retira mais de 28 toneladas de lixo das bocas de lobo; são 67,2 toneladas no ano
11/3/2026 - SEDUPP
Fiscalização interdita hamburgueria no bairro São Mateus após denúncia
11/3/2026 - SDA
Prazo para entrega de envelopes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) termina nesta sexta-feira, 13
11/3/2026 - DEMLURB
Demlurb realiza ações de limpeza em 17 bairros nesta quarta-feira, 11
11/3/2026 - CESAMA
Cesama avança na melhoria do abastecimento a mais de 20 mil pessoas com obras da rede tronco Pedra Bonita
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2