Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 1/9/2022 - 15:54



Exercícios que mostram como foi a educação de Dom Pedro II são parte da nova exposição do Museu Mariano Procópio



Portal de Notícias PJF | Exercícios que mostram como foi a educação de Dom Pedro II são parte da nova exposição do Museu Mariano Procópio | MUSEU MARIANO PROCÓPIO - 1/9/2022

Faltam seis dias para a reinauguração do Museu Mariano Procópio (Mapro)! Como forma de comemorar a data e expor o grande acervo do Museu, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está realizando uma recapitulação das principais obras presentes no Mapro e na exposição "Rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação". Nesta semana, já foram relembradas as vestes de Dom Pedro, a obra Tiradentes Esquartejado, a última foto da Família Imperial e as cartas de D Pedro I à amante, Marquesa de Santos. Agora, você conhece um pouco mais sobre exercícios da educação de Dom Pedro II.

 

No passado, a infância dos príncipes, aqueles que herdariam o trono e se tornariam futuros monarcas, com certeza não foi semelhante à de outros garotos da mesma idade. A de D. Pedro II, futuro Imperador do Brasil, foi um pouco solitária e com muito, muito estudo. Órfão de mãe logo depois de completar um ano de idade e de pai aos cinco, quando D. Pedro I abdica do trono e retorna a Europa, o menino foi criado por tutores que garantiram sua boa educação. Algumas lições feitas pelo pequeno Pedro II podem ser conferidas no acervo do Museu Mariano Procópio. 

 

Os exercícios foram objeto de pesquisa dos historiadores da instituição, Priscila da Costa P. Boscato e Sérgio Augusto Vicente, que contam que a primeira coisa que chama atenção nos manuscritos é a beleza e a sofisticação de sua caligrafia. Mas não apenas isso, o teor moral dos ditados que ele repetia copiosamente também chamam atenção. Em uma das lições, o príncipe copiara: “A necessidade de Religião e Instrução para a estabilidade dos Impérios, riqueza e glória dos Imperantes, é especialmente consignada na Sagrada Escritura”. 

 

Segundo os pesquisadores, é possível que, em meio aos dilemas familiares e nacionais, a dedicação aos estudos tenha deixado de ser apenas uma árdua obrigação e se tornado um costume. Ou, ainda, uma espécie de refúgio dos problemas que atormentavam o jovem príncipe. Em seus exercícios caligráficos, o jovem, conhecido como “órfão da nação”, escrevia frases como, “A felicidade é um hábito” ou “Nada é mais gratificante do que o prazer de fazer o bem” e ainda “A sabedoria é mais estimável que as forças: o homem prudente vale mais que o valoroso”. 

 

Em meio às crises de impopularidade, que chegaram ao auge após a morte de seu maior opositor, o jornalista Libero Badaró, Dom Pedro I, que declarou a independência do Brasil, abdicou do trono e retornou a Portugal. No Brasil ficaram seu herdeiro, Dom Pedro II, com as irmãs Januário, Paula e Francisca. Antes de deixar o país, porém, o pai selecionou pessoas de confiança para cuidar da educação dos filhos.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"



 IMPRIMIR 
28/2/2026 - DEFESA CIVIL
Tragédia em JF: 60 óbitos confirmados
28/2/2026 - CESAMA
Cesama atualiza situação do sistema de abastecimento e divulga agenda de trabalhos para este sábado, 28
28/2/2026 - SAS
Famílias afetadas pelas chuvas em Juiz de Fora podem solicitar benefícios sociais e apoio emergencial
27/2/2026 - SS
SS e Força Nacional do SUS instalam Comitê de Operações de Emergência e Sala de Situação da Saúde na sede da PJF
27/2/2026 - PREFEITA
Prefeitura assina contrato de R$ 95 milhões para obras de macrodrenagem no Bairro Industrial
27/2/2026 - DEFESA CIVIL
Por segurança, Defesa Civil determina a evacuação de ruas no Santa Rita, Costa Carvalho, Retiro, Vitorino Braga, Cruzeiro do Sul e Santos Anjos
27/2/2026 - SEDUPP
Feiras da Avenida Brasil e da Pechincha estão canceladas neste domingo, 1º
27/2/2026 - SAS
Cras funcionam neste fim de semana para orientar vítimas da tragédia provocada pelas chuvas
27/2/2026 - DEFESA CIVIL
Perguntas Frequentes sobre o Mapeamento de Risco da Defesa Civil
27/2/2026 - SESUC
Guarda Municipal atua com todo o contingente em apoio às ações emergenciais
27/2/2026 - PREFEITURA
Acolhida, alimentação, serviços de saúde e emissão de segunda via de documentos são oferecidos nos abrigos provisórios
27/2/2026 - SS
Secretaria de Saúde informa suspensão temporária de atendimentos do DGDE na Rua Halfeld
27/2/2026 - SMU
Mergulhão e Ponte Domingos Alves (Ponte Vermelha) liberados: trânsito segue com interdições nesta sexta-feira, 27
27/2/2026 - CESAMA
Por segurança, Cesama monitora regiões impactadas pelas chuvas e reforça qualidade da água distribuída. Confira:
27/2/2026 - SEDH
Tragédia em Juiz de Fora: distribuição de roupas é suspensa e prioridade passa a ser materiais essenciais
27/2/2026 - SS
Tragédia em Juiz de Fora: atendimento em saúde às vítimas nos abrigos e vacinação
26/2/2026 - SMU
Trecho da Avenida Presidente Itamar Franco é fechado por risco de deslizamento
26/2/2026 - DEFESA CIVIL
Confira a lista de abrigos disponibilizados pela Prefeitura
26/2/2026 - SAS
Famílias vítimas das chuvas em Juiz de Fora podem solicitar auxílio funeral
26/2/2026 - PREFEITURA
PJF divulga novo centro para recebimento de grandes volumes de doações
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2

Razão Social: Municipio de Juiz de Fora
E-mail: institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02