Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 23/6/2022 - 17:08



Praça CEU terá mais uma rodada de contos africanos no domingo, 26



Portal de Notícias PJF | Praça CEU terá mais uma rodada de contos africanos no domingo, 26 | FUNALFA - 23/6/2022

A terceira rodada de contação de histórias africanas na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira) acontece no próximo domingo, 26, às 14h. A atividade é realizada mensalmente, por meio de parceria com o grupo juiz-forano Nzinga, formado por dez mulheres negras que pesquisam Nzinga Mbandi, rainha do reino de Matamba e personagem feminina da tradição africana e afro-brasileira. A participação é gratuita e livre para todos os públicos.
 

Nesta edição, será contada a história “Letras de Carvão”, de Irene Vasco, que aborda a literatura como ferramenta de inclusão social. O enredo se desenrola na pequena cidade de Palenque, onde quase ninguém sabia ler. Para ajudar a irmã a decifrar as cartas que recebia, e contando com a ajuda do dono da mercearia, uma menina começa a descobrir o que as letras e as palavras significam. Um mundo novo de possibilidades se abre para ela e para todos os habitantes de seu povoado.
 

A contação de histórias africanas na Praça CEU busca entreter, educar, incluir e sensibilizar através de mitos, histórias, contos, poesias e cordéis africanos, contribuindo para uma educação antirracista. A ação também consiste em uma proposta pedagógica que viabiliza a implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08, articuladas com a promoção da igualdade racial e de gênero.
 

A Praça CEU é mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), sendo os serviços executados por meio de contrato de parceria com a Associação Cultural Arte e Vida (Acav). 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"
 



 IMPRIMIR 
24/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Auxiliar de Montagem e Entrega e outras oportunidades
24/6/2026 - DEMLURB
Demlurb divulga resultado da prova prática para o cargo de Operador de Máquinas I
24/6/2026 - SS
Regiões Central, Rural, Oeste, Sul, Leste e Nordeste recebem trabalho intensificado de combate à dengue nesta quarta, 24
24/6/2026 - SS
Beneficiários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento das condicionalidades de saúde até 30 de junho
23/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em sistema de abastecimento de água do Nova Gramado nesta quarta-feira, 24
23/6/2026 - FUNALFA
23º Feijão de Ogum começa nesta terça-feira, 23
23/6/2026 - SAS
Centro Pop encerra semestre da oficina Café com Teatro com apresentação artística
23/6/2026 - PREFEITURA
Novo PAC no Bairro Industrial: manhã de lazer e conscientização reúne moradores da região
23/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para técnico em usinagem Jr e outras oportunidades de emprego
23/6/2026 - FUNALFA
Alunos do Colégio Santos Anjos visitam exposição “Cidade do Sonho” na Galeria Nívea Bracher
23/6/2026 - SDA
Distrito de Rosário de Minas sedia 39º Torneio Leiteiro a partir desta quinta-feira, 25
23/6/2026 - SEL
IV Festival Paradesportivo tem início nesta segunda-feira, 22
23/6/2026 - SEDUPP
Plantão do Compra Assistida auxilia famílias na busca por imóveis no Mercado Municipal
22/6/2026 - EMPAV
Empav conclui recapeamento da Rua Dr. Romualdo e inicia obras em duas novas vias nesta segunda-feira, 22
22/6/2026 - SEDH
Campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio” ganha novo ponto de arrecadação no Shopping Jardim Norte
22/6/2026 - SEDUPP
PJF realiza oficinas de propostas do programa “Olhar a Cidade” em todas as regiões do município
22/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio celebra 105 anos com programação gratuita ao longo da semana
22/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para operador de lava jato e outras oportunidades de emprego
22/6/2026 - MULHERES
Plano Estratégico de Mitigação dos Efeitos Climáticos de Juiz de Fora é destaque em congresso internacional no Maranhão
22/6/2026 - SETUR
Caminhando pela História promove visita à Catedral Metropolitana e encerra edição especial do aniversário de Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora