Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 20/6/2022 - 10:16



PJF anuncia curso com distribuição de material pedagógico para as escolas



Portal de Notícias PJF | PJF anuncia curso com distribuição de material pedagógico para as escolas | SE - 20/6/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abrirá inscrição para o Curso “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”.
 

A formação acontece na perspectiva do “LêMundo”, a nova proposta pedagógica do município. Com duração de 15 horas, o curso será oferecido de forma híbrida, por meio da live de abertura que será transmitida na quinta-feira, 23, a qual ficará disponível no canal da SE no YouTube, e da participação nos encontros presenciais que serão realizados em agosto e setembro no Centro de Formação do Professor, na Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro - Espaço Mascarenhas.
 

A participação na live é aberta a todos os interessados. Às 18h30, a professora Natália Sathler Sigiliano, UFJF, abordará o tema “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”.
 

Para as 50 vagas do Curso de Extensão, poderão inscrever-se professoras e professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Os interessados no curso deverão participar da live de abertura no dia 23/06 (ou assistir à live posteriormente no canal da SE no YouTube) e realizar a inscrição que estará disponível a partir das 9h de sexta-feira, 24 (enquanto houver vagas), neste link.
 

Nos encontros presenciais, que serão realizados nos dias 11/08, 25/08, 15/09 e 22/9, das 18h às 21h, serão abordados o jogo como instrumento metodológico de ensino, o engajamento dos estudantes e a ludicidade no ensino de língua portuguesa e literatura, entre outros temas. Kits de jogos serão distribuídos aos participantes do curso.
 

LêMundo
 

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), iniciou em março a nova proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”. A iniciativa tem como objetivo garantir aos estudantes o primeiro direito à aprendizagem e, em virtude desse direito, é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem, atuando em quatro eixos: Alfabetização, Educação Inclusiva, Literarte e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
 

Para tanto, o Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), junto com os outros departamentos pedagógicos da SE, está organizando mensalmente ações formativas, como cursos, oficinas, reuniões e os seminários “LêMundo”. Durante os encontros, no intuito de realizar a formação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino, são discutidas as possibilidades de realização da proposta intracurricular e interdisciplinar.
 

A Proposta Pedagógica do Município de Juiz de Fora (Caderno 1 - 2022) está disponível no site da PJF.
 

Seminários LêMundo
 

Desafios da Alfabetização como uma prática social

Salas de leitura: adentrando o espaço tempo de formação do leitor

Laboratório de Aprendizagem: cercas ou pontes de aprendizagem?

(Auto) Cuidado como estratégia de inclusão na educação




 IMPRIMIR 
18/9/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira recebe sessão dedicada à obra do diretor Diogo Oliveira
18/9/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio e Shopping Jardim Norte promovem distribuição de mudas no Parque
18/9/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora, MPMG e CAU/MG abrem inscrições para o projeto Reconstruindo Lares
18/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede de água em avenida do bairro São Pedro, na próxima terça-feira, 22
18/9/2026 - FUNALFA
PJF participa do lançamento do Centro Integrado de Preservação Audiovisual e da plataforma UFJF Filmes
18/9/2026 - SETUR
Caminhando pela História promove quatro visitas guiadas em celebração ao Dia Mundial do Turismo
17/9/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove programação inclusiva e diversificada na 20ª Primavera dos Museus
17/9/2026 - CESAMA
Cesama amplia estrutura de centrifugamento de lodo e reforça cuidado com todo o processo de tratamento de esgoto
17/9/2026 - FUNALFA
PJF divulga resultado preliminar de edital da PNAB para fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
17/9/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio o promove visita mediada neste sábado para detalhar a natureza e as paisagens do Parque
17/9/2026 - SS
PJF republica edital para contratação de projetos do Novo HPS após assinatura de termo aditivo com Governo de Minas
17/9/2026 - SEL
Festival Paralímpico Loterias Caixa reúne crianças e jovens para vivência de modalidades paralímpicas no Ginásio Municipal neste sábado, 19
17/9/2026 - SEDH
PJF promove programação em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
17/9/2026 - PROCON
Procon e Ministério Público de Minas Gerais promovem capacitação para trabalhadores do setor varejista
16/9/2026 - SMU
14ª Corrida de Rua do Rodoviário Camilo dos Santos acontece na Cidade Alta neste domingo, 20
16/9/2026 - SMU
Semana Nacional de Trânsito: PJF promove programação educativa para incentivar atitudes mais seguras no trânsito
16/9/2026 - CESAMA
Manutenções programadas da Cesama e da Cemig podem afetar abastecimento de água na Região Oeste, nesta quinta-feira, 17
16/9/2026 - SEIR
CenPre participa da 20ª Primavera dos Museus com programação voltada à inclusão e à diversidade
16/9/2026 - CESAMA
Cesama avança na despoluição do Paraibuna com nova elevatória de esgoto no bairro Ponte Preta
16/9/2026 - PREFEITURA
NOTA À IMPRENSA
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora