Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEAPA
JUIZ DE FORA - 4/5/2022 - 17:27



PJF visita laticínios e inicia diálogo com produtores para criação de APL do queijo minas frescal



Portal de Notícias PJF | PJF visita laticínios e inicia diálogo com produtores para criação de APL do queijo minas frescal | SEAPA - 4/5/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), visitou, na última terça-feira, 3, laticínios de Juiz de Fora para apresentar aos produtores a política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Queijo Minas Frescal. 

As visitas, que também contaram com a presença de representantes da Cooperativa de Economia da Agricultura Familiar da Microrregião de Juiz de Fora (COOPEAFAMIJF) e da
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), buscaram entender e conhecer quem são os atores da cadeia produtiva do queijo minas frescal do município. 

“A APL possibilitará aos governos municipais e estaduais pensarem em criar políticas públicas setoriais e assim planejar investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores. Passará também a dar representatividade e voz aos atores destas vocações econômicas locais”,  explicou a assessora da Sedic, Adriana Freitas Oliveira.

Segundo dados da Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), em Juiz de Fora existem aproximadamente 1.100 agricultores familiares, sendo que a principal atividade agropecuária é a produção de leite. “A produção leiteira é a base do sistema agroindustrial do leite, que gera matéria prima para a agroindústria de laticínios que é fortíssima na cidade e região. Juiz de Fora é referência mundial no desenvolvimento de queijos e na área de pesquisa e tecnologia para o setor de laticínios, além de sediar instituições importantes da área Tudo isso comprova a importância e a urgência em diagnosticar e certificar este Arranjo Produtivo de Laticínios no município”, destacou a assessora da Seapa, Fabiana Cirino.

Em dezembro de 2021, a
Prefeitura encaminhou à Câmara projeto de Lei para fomento aos APLs em Juiz de Fora. Atualmente, a cidade conta com duas APLs: a  de vestuário e a de cerveja artesanal. Mais visitas serão realizadas nos próximos meses para conhecer outros laticínios e seus produtores.




 IMPRIMIR 
19/2/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Nota de Pesar
19/2/2026 - SMU
PJF republica edital da licitação do Novo Transporte Público
19/2/2026 - PREFEITURA
Comunicado sobre a reestruturação do Programa de Assistência à Saúde do Servidor (PAS)
19/2/2026 - SS
Veja os bairros que estão na rota dos Agentes de Combate às Endemias nesta semana
19/2/2026 - SESUC
Juiz de Fora registra Carnaval de paz
19/2/2026 - SEL
Praça CEU promove “ressaca de Carnaval” com programação gratuita neste sábado, 21
19/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 117 novas oportunidades de emprego
19/2/2026 - SEL
Parque Municipal abre agendamento de visitas guiadas e ao Complexo Aquático para escolas e instituições
19/2/2026 - FUNALFA
Inscrições para o edital de ocupação do Teatro Paschoal Carlos Magno foram prorrogadas até domingo (22)
17/2/2026 - FUNALFA
Carnaval 2026 consagra Real Grandeza no Grupo Especial e Unidos do Ladeira no Grupo de Apoio
13/2/2026 - SMU
Carnaval JF 2026: Confira o esquema especial de transporte e trânsito para os blocos e desfiles das agremiações
13/2/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora adota medidas para assegurar ressarcimento de alunos da Autoescola Manchester
13/2/2026 - SEDUPP
Prefeitura apura denúncia sobre tratamento de efluentes no Hospital João Penido
13/2/2026 - SEL
PJF divulga Regulamento do 38º Ranking de Corridas de Rua 2026
13/2/2026 - SMU
Carnaval JF 2026: Confira o esquema especial de transporte e trânsito para a Banda Daki
13/2/2026 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2026: SEL divulga normas para distribuição das fichas
13/2/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em estrutura de abastecimento no São Pedro na próxima quinta-feira, 19
13/2/2026 - DEMLURB
“Estação Lixo Zero” registra mais de 700 litros de resíduos recicláveis recolhidos
13/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para atendente de farmácia e outras novas oportunidades de emprego
13/2/2026 - PREFEITURA
Saiba como fica o funcionamento da Prefeitura de Juiz de Fora durante o Carnaval
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2

Razão Social: Municipio de Juiz de Fora
E-mail: institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02