

Na última quarta-feira, 20, foi realizada na Escola Municipal Dr. Cássio Vieira Marques uma iniciativa direcionada à sustentabilidade e à inclusão com base nos estudos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi apresentada uma árvore com “frutos ecológicos" para tematizar o conceito, feita pelos próprios alunos, e um vídeo de curta metragem com a mesma temática, cedido pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) - Centro.
Os alunos confeccionaram os frutos que foram produzidos a partir de materiais reutilizados como garrafas pet, caixas de papelão, barbantes e colocados em uma árvore que está localizada dentro da instituição. O vídeo apresentado foi feito por uma pessoa surda e não possuía som, abordando temas e conceitos da sustentabilidade por meio de imagens e legendas para que os alunos pudessem conhecer as Libras.
A ação, que ocorreu para fechar o bimestre, foi desenvolvida pelo professor de Ciências Waldyr Carvalho Sobreira Júnior junto à direção de Denise de Oliveira Barreto e de Maria das Mercês de Sousa, além da coordenadora pedagógica Cyntia Saçço Esteves Pereira.
O professor Waldyr ressalta a importância da participação dos alunos para a realização da atividade, “Sem eles, a gente não consegue fazer nada”. A realização do evento fecha o bimestre e a carga horária dos alunos dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo o tema da sustentabilidade um eixo norteador da BNCC e da EJA.