

No dia 28 de abril é comemorado o “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Nesse ano, para dar o merecido destaque à data, a Secretaria Municipal de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através de seu Departamento de Vigilância à Saúde do Trabalhador (Dvisat), Conselho Municipal de Saúde e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cistt), convidam para uma mesa de debate, em modalidade híbrida, com o tema “Informação em Saúde, Vigilância e Cuidados com os trabalhadores no mundo do trabalho atual. Qual cidade queremos?”.
O evento, que será realizado no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro, com transmissão também pelo YouTube da PJF, acontecerá na quinta-feira, 28, às 14h, é aberto a todos os interessados e voltado para aqueles que lutam e acreditam na construção coletiva de um SUS universal, integral e equânime. A mesa contará com as participações do Secretário de Saúde, Ivan Chebli; Robson Marques, Secretário Geral do Sindicato dos Bancários e representante do Cistt, como mediador; e a presença online de Ronaldo Teodoro, Professor do Instituto de Medicina Social da UERJ e pesquisador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbras/UFMG).
Em Juiz de Fora, desde 2008, o Dvisat/Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Juiz de Fora (Cerest), juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, membros da Cistt e representantes de sindicatos de trabalhadores, exaltam esta data tão significativa e simbólica, todos os anos, como forma de criar uma cultura local de resistência e de valorização.
Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
No dia 28 de Abril de 1969, a explosão de uma mina no Estado da Virgínia, nos EUA, gerou a morte de dezenas de trabalhadores. Essa data foi consagrada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”
As primeiras celebrações desse dia, entretanto, surgiram por iniciativa do movimento sindical canadense e o exemplo foi seguido por muitos outros países. Em 2003, a OIT incorporou e formalizou a data como um dia de luto pelos trabalhadores vitimados ao exercer suas profissões em todo o mundo.
Foto: Pexels