Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 8/4/2022 - 14:10



Segurança discute os desafios da ressocialização no Brasil



Portal de Notícias PJF | Segurança discute os desafios da ressocialização no Brasil | SESUC - 8/4/2022

A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) amplia o debate sobre temas que perpassam o universo da segurança e da cidadania em Juiz de Fora. Na próxima terça-feira, 12, a pasta abre espaço para diálogos na segunda edição do projeto “Café com Cidadania”. O encontro vai abordar os desafios da ressocialização no Brasil e apresentar iniciativas que estão sendo implementadas pela Prefeitura junto aos sistemas prisional e socioeducativo.  O café acontece a partir das 10h, na sede Sesuc, à Avenida Sete de Setembro, 768.

De acordo com a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, os encontros ensejam a aproximação de instituições e a soma de trabalho em parcerias que fortalecem a rede.  “Esse espaço de diálogo é muito rico. A gente não faz nada sozinho, por isso a ideia do projeto é promover discussões e trocas acerca de questões importantes para a segurança. Cada vez que conversamos, encontramos formas de nos apoiar e incrementar o trabalho feito para a comunidade”, afirma. 

O café tem o apoio do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, no fornecimento dos itens servidos aos participantes. Os pães e biscoitos são produto do trabalho de adolescentes internos na unidade, feitos em oficina de padaria profissionalizante. Uma parceria que demonstra o expediente transformador da Prefeitura de Juiz de Fora, trazendo um novo olhar sobre o sistema prisional e a reinserção social.

No último ano, a parceria com o sistema prisional e a disposição em trazer para fora dos muros o trabalho feito por pessoas privadas de liberdade, decorou árvores de Natal, que iluminaram pontos como o Mirante do São Bernardo. Os enfeites foram produzidos, artesanalmente, pelas mãos de mulheres acauteladas na Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieri.

Tais iniciativas trazem em si a quebra de estigmas, a valorização do trabalho e a abertura de novas perspectivas para o processo de reinserção social. A proposta está em conformidade com o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, que aponta na sua meta 25 a necessidade de “implementar e contribuir com os projetos de reinserção social para egressos do sistema prisional”, de forma a humanizar e proporcionar  oportunidades para o desenvolvimento profissional, a fim de favorecer um recomeço com mais dignidade a essas pessoas.




 IMPRIMIR 
15/6/2026 - SAS
Cras Móvel leva serviços socioassistenciais a diferentes bairros de Juiz de Fora
15/6/2026 - SDA
Produtores rurais participam de oficina sobre controle biológico de pragas em Juiz de Fora
15/6/2026 - FUNALFA
Juiz de Fora celebra 176 anos com Baile da Benemérita, mostra de hip-hop e show de Flávio Renegado
15/6/2026 - EMCASA
EMCASA abre seleção para estágio em Serviço Social
15/6/2026 - SS
Veja a rota dos Agentes de Combate às Endemias nesta segunda-feira, 15
15/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para atendente de Pet Shop e outras oportunidades de emprego
15/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza segunda etapa de interligação de rede de água no bairro Grama, nesta terça-feira, 16
15/6/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 17º evento de adoção responsável do ano neste sábado no Parque Halfeld
15/6/2026 - SELICON
Arthur Batitucci é o novo Secretário de Licitações e Contratos da PJF
15/6/2026 - SMU
Acesso Norte reaberto: Prefeitura realiza obra e libera via para o trânsito
15/6/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza terceira edição da Roda de Conversa Animal e fortalece diálogo com a comunidade
12/6/2026 - PREFEITURA
Creche de Igrejinha, reconstrução do Acesso Norte e campo do Cerâmica: mais presentes para a Zona Norte nos 176 anos de Juiz de Fora
12/6/2026 - SEL
Novo campo de futebol do Cerâmica será inaugurado neste sábado, 13
12/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Recreação no Parque do Museu promove manhã de lazer para toda a família neste domingo, 14
12/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para auxiliar fiscal/contábil e outras oportunidades de emprego
12/6/2026 - PREFEITA
Prefeitura regulamenta Programa Lixo Zero e amplia ações de reciclagem em Juiz de Fora
12/6/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe o premiado “Marte Um” na próxima terça-feira, 16, no Cinema Alameda
12/6/2026 - PGM
Prefeitura recebe representantes de trabalhadores terceirizados e reforça análise rigorosa dos contratos vigentes
12/6/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos principais serviços da Prefeitura neste feriado municipal do Dia de Santo Antônio
12/6/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque da Lajinha terá edição especial de meio ambiente e clima neste dia 14
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora