Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 4/4/2022 - 16:58



Juiz de Fora registra período chuvoso mais intenso dos últimos 38 anos



Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora registra período chuvoso mais intenso dos últimos 38 anos | DEFESA CIVIL - 4/4/2022

Entre outubro de 2021 e março de 2022, Juiz de Fora registrou volume de chuva de 1740,6 mm de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É o período chuvoso mais intenso dos últimos 38 anos, superando a média histórica em quase 30%. Neste intervalo, o município teve dois decretos de emergência reconhecidos pelo Governo Federal em função dos desastres causados pela chuva. Apesar disso, nenhuma pessoa ficou desabrigada em Juiz de Fora e não houve vítimas fatais. 

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, ressalta que as ações preventivas foram fundamentais para minimizar os danos no período chuvoso. “Registramos recorde de volume de chuva e o nosso Plano de Contingência se mostrou efetivo, possibilitando o trabalho integrado e rápido para as ações de resposta. Já o intenso trabalho preventivo, coordenado pela Secretaria de Governo, possibilitou que não tivéssemos vítimas fatais e nem pessoas desabrigadas no município”, afirma. 

Durante todo o período chuvoso 2021/2022, a Defesa Civil atendeu 1.588 ocorrências por todo o município. A região mais afetada pelas chuvas foi a Leste, que concentrou mais de 30% das ocorrências da Defesa Civil. Já a situação mais comum registrada foi relacionada a deslizamento de terra, somando cerca de 35% do total de chamados. Foram realizados 350 atendimentos sociais pela equipe de Serviço Social da Defesa Civil desde outubro de 2021. Além da doação de lonas, cestas básicas, colchões e kits dormitórios, higiene e limpeza, as famílias são direcionadas para a rede assistencial do município. 

Diante das ocorrências registradas pela Defesa Civil e do relatório conjunto elaborado por pastas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a União reconheceu o decreto de emergência do município em função das chuvas de janeiro e, com isso, a PJF busca recursos federais para responder ao desastre e recuperar as áreas afetadas. Já foi realizada, por exemplo, a construção de nova rede de drenagem pluvial em
Santa Rita e, na Rua Rosa Sffeir, a obra de demolição dos imóveis que colocavam em risco a população aconteceu em tempo recorde. Também começaram obras de contenção no Parque Serra Verde e já foi apresentado aos moradores do Bairro Industrial o projeto das obras para resolver o problema histórico de alagamentos na região.  

Além disso, o trabalho de prevenção, que foi ampliado desde o começo da gestão, quando a Defesa Civil passou a compor a Secretaria de Governo, não parou. A quantidade de vistorias preventivas realizadas aumentou mais de 500% em comparação com o último período chuvoso. O órgão também deu sequência à formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) com voluntários do bairro Santa Luzia, às vistorias preventivas nas escolas municipais, às capacitações da equipe e ao mapeamento de áreas de risco.

 

 

 

 

 




 IMPRIMIR 
6/11/2026 - PREFEITURA
Prefeitura realiza balanço do Auxílio Reconstrução e Compra Assistida
6/11/2026 - FUNALFA
Três produções da Zona da Mata abrem o Festival Primeiro Plano 2026 na segunda-feira, 9
6/11/2026 - DEFESA CIVIL
Juiz de Fora acumula quase 600 mm de chuva desde setembro e atinge 44% acima do esperado
6/11/2026 - SMU
Shows no Estádio Municipal: trânsito e ônibus terão operação especial neste sábado, 7
6/11/2026 - SETUR
Educatur promove educação patrimonial para mais de 200 alunos da rede municipal
6/11/2026 - SDA
PJF e UFJF promovem capacitação gratuita sobre rotulagem de alimentos para produtores do município
6/11/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza 37 demolições em Juiz de Fora nesta semana
6/11/2026 - SS
Nota à imprensa - UPA Norte
6/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga inscrições para o programa Jovens em Ação Climática até às 17h desta sexta-feira, 6
6/11/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Alessandra Crispin para show de lançamento do EP “Pode chegar com o amor”
6/11/2026 - SEDIC
Juiz de Fora registra saldo positivo de 567 empregos em setembro
5/11/2026 - EMCASA
EMCASA recebe estudantes de Arquitetura da UFSJ para troca de experiências sobre assistência técnica e habitação social
5/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola amplia atividades para estudantes da EJA
5/11/2026 - SEDIC
Vagou JF conta com novas oportunidades de emprego nesta quinta-feira, 5
5/11/2026 - PREFEITURA
Prefeita Margarida Salomão anuncia mudanças no secretariado municipal
4/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Inscrições para o programa Jovens em Ação Climática terminam nesta quinta-feira, 5
4/11/2026 - SDA
Juiz de Fora sedia 4º Seminário de Apicultura e Meliponicultura da Zona da Mata
4/11/2026 - SEDIC
Vagou JF reúne mais de 510 oportunidades de emprego
4/11/2026 - SS
PJF realiza segunda etapa da vacinação antirrábica animal em 38 locais neste sábado, 7
3/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola trabalha cooperação e resiliência com estudantes
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora