Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 25/3/2022 - 15:38



Secretaria de Obras começa construção de escada hidráulica no Parque Serra Verde



Portal de Notícias PJF | Secretaria de Obras começa construção de escada hidráulica no Parque Serra Verde | SO - 25/3/2022

A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início nesta sexta-feira, 25, à construção do escada hidráulica da rede pluvial no Parque Serra Verde. Essa intervenção faz parte das obras de drenagem do Parque Serra Verde e tem como objetivo direcionar adequadamente as águas pluviais e mitigar o risco de inundações na região.  


A rede de drenagem existente passa por baixo das casas, e, com o intuito de desviar o fluxo para a Estrada Athos Branco da Rosa, a rede está sendo refeita, sendo finalizada no escadão.


Obras no Parque Serra Verde


A Secretaria de Obras iniciou, no último dia 16, o reparo da rede pluvial do Parque Serra Verde. Em fevereiro, a região sofreu com as fortes chuvas e o rompimento da rede, causando prejuízos aos moradores, além de impedir o tráfego de veículos nas vias.


O secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, explica que essa obra é para reorganizar o escoamento da água que passa por baixo das casas e impedir que novas erosões aconteçam. “Aquela região tinha uma formação em “V”, onde no fundo tinha o córrego.  Ao longo dos anos, realizaram uma drenagem pluvial, com uma manilha de um metro de diâmetro, e aterram o local. Isso ficou com uma altura de 15 metros de profundidade com o aterro. Nenhuma manilha suporta essa quantidade de peso, e, consequentemente, ela achatou e quebrou, obstruindo o fluxo de água. Essa obstrução criou uma erosão muito grande, na entrada do Parque Serra Verde, e levou o material para o córrego, causando os alagamentos e inundações”, explica.


Ainda de acordo com Lincoln, a água subiu cerca de dois metros, impedindo a ligação dos bairros São Benedito e Nossa Senhora de Lourdes, atrapalhando a circulação de veículos. “Com a construção dessa obra, nós vamos conseguir voltar o escoamento da água, que verte da represa do Poço Dantas, e voltar a ligação dos dois bairros, com o tráfego na via. A gente garante com isso que qualquer chuva que venha ocorrer, e extravasar a represa, essa vazão irá passar por essa galaria subterrânea e garantir segura aos moradores da região”.


As obras no Parque Serra Verde tiveram início no dia 16 de março e o término é esperado em cerca de quatro meses. Toda a obra tem um investimento de R$ 4.176.157,94. Esse valor é para a construção de nova rede de drenagem em substituição à rede danificada pelas fortes chuvas do início do ano.



Ainda nesta sexta-feira, 25, a SO realizou a correção de boca de lobo na Rua da Bahia, no Poço Rico; correção de erosão na Rua Monte Líbano, no Bandeirantes; tapa buracos nas comunidades de Pires e Estrada do Peão, na Zona Rural; correção de erosão pluvial na Rua Itália, no Linhares; troca de lâmpadas queimadas em todas as regiões da cidade.


Veja também:

Prefeitura inicia obras de recuperação da rede de abastecimento, esgoto e drenagem no bairro Parque Serra Verde

 



 IMPRIMIR 
15/4/2026 - FUNALFA
Juiz de Fora revisita sua vocação para a cultura em livro sobre o Cine-Theatro Central
15/4/2026 - SAS
​Beneficiários do Bolsa Família em Juiz de Fora receberão pagamento antecipado nesta quinta-feira, 16
15/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede de água no Marilândia nesta quinta-feira, 16
15/4/2026 - SEDUPP
Fiscalização realiza doação de 1.151 pares de óculos para Associação dos Cegos de Juiz de Fora
15/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de estágio para a Sala do Empreendedor e outras oportunidades de emprego
15/4/2026 - SS
Combate ao Aedes aegypti avança: Mariano Procópio retorna, São Mateus e Serro Azul entram na programação nesta quarta, 15
15/4/2026 - SDA
Equipe da SDA participa de palestras sobre atuação profissional em Nutrição e Medicina Veterinária em instituições de ensino de Juiz de Fora
15/4/2026 - SS
Secretaria de Saúde promove ação de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
14/4/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contratos para três obras emergenciais de contenção no Carlos Chagas, Dom Bosco e Bonfim
14/4/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor realiza seminário sobre presença digital e vendas on-line
14/4/2026 - SS
“Agora Tem Especialistas”: 1.788 procedimentos realizados e fim da fila por tomografia em Juiz de Fora
14/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede de água na estrada Ribeirão das Rosas, na região Norte, nesta quarta-feira, 15
14/4/2026 - SS
Graminha, Realeza, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Condomínio Portal do Aeroporto entram na rota do combate ao Aedes aegypti nesta terça, 14
14/4/2026 - SMU
Prefeitura retoma itinerário completo da linha 300 – Campo Alegre / Via Granjas Primavera após novas vistorias
14/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de operador de caixa e outras oportunidades de emprego
14/4/2026 - SAS
Público atendido pela rede socioassistencial participa de capacitação em desinfecção hospitalar em Juiz de Fora
14/4/2026 - SEBEAL
Secretaria do Bem-Estar Animal da PJF recebe visita técnica de equipe da Prefeitura de São João del-Rei
13/4/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora firma parceria com Conselhos de Arquitetura e Urbanismo para auxiliar na captação de recursos para a reconstrução da cidade
13/4/2026 - SS
PJF aplica mais de 10 mil vacinas contra gripe no dia D, proteção segue disponível nos serviços de saúde
13/4/2026 - SDA
PJF promove Dia de Campo sobre produção de PANCs na agricultura familiar
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora