Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 25/3/2022 - 14:16



Parque das Águas recebe projeto “Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura de paz”



Portal de Notícias PJF | Parque das Águas recebe projeto “Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura de paz” | SESUC - 25/3/2022

Neste sábado, 26, a partir das 9h, a Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Bairro Parque das Águas, recebe o projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”. Crianças e seus familiares vão participar de uma série de atividades pensadas especialmente para a localidade. Foram vários encontros com a escola para se definir a melhor forma de interação com a comunidade escolar, a fim de promover um sábado festivo e participativo no lançamento dos trabalhos dentro da unidade. A escola é a primeira contemplada com o projeto, que irá se estender a outras da rede municipal durante o ano. 

O objetivo do projeto é o fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE).  Apoiam as atividades as
Secretarias de Esporte e Lazer (SEL), Saúde (SS), Assistência Social (SAS), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo da Inovação e Competitividade (SEDIC) e Funalfa. 

 A intersetorialidade perpassa toda a proposta. “O projeto surge de um diálogo intersetorial entre as pastas da segurança e da educação, para que a gente procure ferramentas que possam promover no ambiente escolar uma cultura de paz. A partir dessa ideia, de que devemos fortalecer os laços de cidadania, o respeito entre as pessoas, criando mecanismos para que a gente tenha atenção a essas vulnerabilidades sociais e da escola, enquanto espaço coletivo, onde a cidadania é construída, a gente fez um projeto piloto para a escola do Parque das Águas”, explica a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado.

O projeto foi pensado levando em conta a colaboração da escola. Houve todo um cuidado em ouvir os profissionais que ali atuam, para se construir o modelo juntos. A intenção é atuar promovendo o entrosamento entre os que trazem uma proposta de trabalho e os que a recebem. “A gente iniciou várias conversas com a comunidade escolar, com os professores, com coordenadores para que o projeto tenha aceitação da escola, bem como capacidade de se adequar àquela unidade de ensino”, afirma a secretária. 

Posteriormente, conteúdos relacionados ao fortalecimento da cidadania serão trabalhados com as crianças e adolescentes matriculados na escola. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável, responsabilização pelo espaço público, cultura de paz e não violência, direitos e deveres, memória da cidade são alguns deles. A intenção é aprofundar a visão comunitária e o sentimento de pertencimento.

Até as 13h, alunos e familiares vão poder participar de atividades de lazer como apresentação de paródias, música para a criançada, contação de história, brincadeiras, atividades esportivas, teatro, presença da Palhaça Amora, espaço de beleza para mulheres, pintura de mão para crianças, futebol e dança. Haverá Roda de Conversa com o tema Empreendedorismo Feminino a partir das 10h.  

 



 IMPRIMIR 
28/10/2026 - CESAMA
Cesama realiza reparo emergencial em rede de água na Zona Norte
28/10/2026 - SMU
Marcha para Jesus altera trânsito na região Central neste sábado, 31
27/10/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove nova edição do passeio histórico “Caminhos de Mariano” com roteiro pela Igreja da Glória
27/10/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhorias na rede de água em rua do Parque Jardim Liberdade, nesta quinta-feira, 29
27/10/2026 - SMU
SMU reforça fiscalização dos ônibus urbanos com foco na acessibilidade
27/10/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe quarteto Orè no Mercado Cultural AICE
27/10/2026 - SE
Secretaria de Educação abre cadastro para vagas em creches no ano letivo de 2027
26/10/2026 - SEDIC
Vagou JF oferece 619 vagas de emprego nesta semana
26/10/2026 - FUNALFA
Funalfa publica resultado final do Edital 2/2026 da PNAB para Pontos e Pontões de Cultura
26/10/2026 - SDA
2º Encontro de Produtores - Edição Horticultura debate preservação da água e projeta ações de recuperação ambiental em Juiz de Fora
26/10/2026 - SEDH
Exposição “Por Elas” celebra três anos de projeto de Arteterapia
26/10/2026 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta espetáculo inspirado na Black Music
23/10/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF neste domingo de eleições, 25
23/10/2026 - SEL
Atleta juiz-forano Arthur Peterson Bilger conquista dois títulos e bate recorde nos Jogos Escolares da Juventude
23/10/2026 - FUNALFA
Com solo de atriz indígena, espetáculo “Koya Ucho” estreia no Teatro Paschoal Carlos Magno
23/10/2026 - SEBEAL
Sebeal lança campanha de Natal para arrecadar doações para animais do Canil Municipal
23/10/2026 - MEIO AMBIENTE
Saiba tudo para participar do Programa Jovens em Ação Climática
23/10/2026 - SEDUPP
Prefeitura avança com o Reconstruindo Lares para recuperar moradias atingidas pelas chuvas
23/10/2026 - MULHERES
Outubro Rosa: Secretaria das Mulheres realiza ação de promoção à saúde feminina em parceria com a UFJF
23/10/2026 - FUNALFA
Animação em stop motion leva universo punk de Angeli à Tela Brasileira
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora