Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 7/3/2022 - 11:10



Defesa Civil retoma capacitação de moradores do Santa Luzia através do Nupdec



Portal de Notícias PJF | Defesa Civil retoma capacitação de moradores do Santa Luzia através do Nupdec | DEFESA CIVIL - 7/3/2022

A partir da próxima segunda-feira, 14, às 19h, a Defesa Civil vai retomar os encontros para formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do bairro Santa Luzia. Os encontros acontecem toda segunda no Esporte Clube Olaria, e participam os moradores interessados em aprender sobre noções de prevenção e defesa civil. 
 

A instalação do Nupdec é prioritária em áreas de risco de desastres e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres. A capacitação busca habilitar voluntários da comunidade em relação às noções de prevenção, com palestras e simulados, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da prevenção, das noções de primeiros socorros e da atuação em conjunto com a Defesa Civil para a orientação da comunidade. 
 

A engenheira e supervisora de Voluntariado e Educação Preventiva da Defesa Civil, Aline Gasparoni, salienta a importância da participação dos moradores “O Nupdec é um trabalho muito importante que a Defesa Civil vem realizando nos bairros, em que passamos aos moradores voluntários essas orientações de boas práticas e noções de defesa civil. Com atitudes simples a gente consegue tornar o nosso ambiente mais seguro e diminuir a ocorrência de desastres” aponta.
 

Além de servidores da Secretaria de Governo (SG) que compõem a Defesa Civil e o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC), a capacitação dos voluntários envolve outras secretarias e órgãos, como o Corpo de Bombeiros. O propósito é expandir este trabalho para todas as regiões de Juiz de Fora para desenvolver um processo de formação de agentes multiplicadores para prevenção e redução de risco de desastres. A capacitação de voluntários para os Nupdecs já foi realizada na Zona Sul, no bairro Graminha, e na Zona Leste, no bairro Linhares. O próximo bairro onde a formação será iniciada será em Benfica, na Zona Norte.
 

Endereço: 

Escola Municipal Professor Oswaldo Velloso, localizada à Rua Chácara, n° 281
 

Outras informações:

(32) 3690-7733


 



 IMPRIMIR 
17/3/2026 - DEFESA CIVIL
Trânsito é liberado na Rua Diva Garcia nesta terça-feira, 17
17/3/2026 - SEDH
PJF atualiza balanço das doações: mais de 502 toneladas arrecadadas
17/3/2026 - PREFEITA
21 dias da tragédia: Margarida Salomão apresenta balanço das ações e anuncia novos auxílios à população
17/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Auxiliar de Laboratório e outras oportunidades de emprego
16/3/2026 - SAS
Ação integrada realiza atendimentos à população em situação de rua na Praça Tarcísio Delgado
16/3/2026 - SEL
Ranking de Corridas de Rua: Corrida Cortes Villela é reagendada para dia 12 de abril
16/3/2026 - DEFESA CIVIL
Procon/JF e Defesa Civil lançam edital para levar educação financeira e prevenção de desastres às escolas
16/3/2026 - PREFEITA
Em Juiz de Fora, Ministro da Educação anuncia recursos para reconstrução de escolas afetadas pelas chuvas
16/3/2026 - SS
Veja os bairros que estão na rota dos Agentes de Combate às Endemias nesta semana
16/3/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede de água na antiga estrada para Filgueiras, nesta quarta-feira, 18
16/3/2026 - SDA
Prazo para inscrição de comissões organizadoras de eventos agropecuários de 2026 termina nesta terça-feira, 17
16/3/2026 - CESAMA
Manutenção da Cemig pode afetar abastecimento de água em bairros da Região Nordeste nesta quarta-feira, 18
16/3/2026 - SAS
Centro Pop promove edição especial do Café das Divas com foco em direitos de mulheres trans e travestis
16/3/2026 - SDA
Oficina técnica orienta produtores rurais sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar em Juiz de Fora
16/3/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça força-tarefa de limpeza em mais de 20 bairros da cidade nesta segunda-feira, 16
15/3/2026 - DEMLURB
Demlurb mantém frentes de limpeza em bairros da cidade neste domingo, 15
13/3/2026 - SEBEAL
Castramóvel é entregue na Prefeitura e amplia atendimento da Secretaria do Bem-Estar Animal
13/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para consultor de vendas e outras oportunidades de emprego
13/3/2026 - SMU
Trânsito é normalizado em vias do Democrata nesta sexta-feira, 13
13/3/2026 - SEDIC
Campanha “Valorize JF” mobiliza parceiros para fortalecer a economia local
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2