

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pretende implementar, ainda em 2022, o sistema “Balcão do Consumidor”, um programa de extensão em parcerias com faculdades de Juiz de Fora que tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo.
O “Balcão do Consumidor” presta serviços gratuitos de orientação à população, através de professores e estudantes das faculdades de Direito, de forma extrajudicial.
O Superintendente da autarquia, Eduardo Floriano, esteve na última semana na cidade de Porto Alegre-RS, para conhecer a bem sucedida experiência do Procon/RS com o Projeto “Balcão do consumidor” em parceria com dezenas de universidades de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Floriano destacou a relevância da troca de experiências entre os Procons, em especial para desenvolvimento de projetos que visem a melhoria da defesa do consumidor. “O Projeto é excelente porque, ao mesmo tempo que capacita os estudantes para solucionar os problemas cotidianos dos consumidores, permite uma capilarização do atendimento aos consumidores. É uma forma de diminuir a sobrecarga da unidade central do Procon e permitir o desenvolvimento de outras políticas públicas na área de defesa do consumidor, em especial a educação para o consumo, que é a mais importante arma do consumidor moderno”.