

Nesta quinta-feira, 3, representantes do Governo de Minas Gerais estarão na cidade para o reconhecimento oficial do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário em Juiz de Fora. O evento acontecerá às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com as presenças da prefeita Margarida Salomão; do Superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais de Minas Gerais, Frederico Amaral e Silva; e do Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Augusto Oliveira Cabido. Durante o ato, empresas pioneiras do setor na cidade serão homenageadas: Fiação e Tecelagem São João Evangelista, fundada em 1911; Malhas Keeper, em 1966, e Malharia Rikam, também de 1966.
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, esse é um passo muito importante para o desenvolvimento de políticas de apoio a um setor que é pioneiro na cidade, é em sua cadeia o que mais emprega na indústria e demanda políticas que o permitam firmar-se cada vez mais no mercado nacional e mesmo internacional. “Políticas de capacitação, de prospecção de mercado, de incorporação de tecnologia, que a Prefeitura de Juiz de Fora, junto com os empresários do setor e a colaboração das instituições de pesquisa na cidade, vai colocar em andamento a partir do momento do reconhecimento do APL”, afirma.
A assessora da Sedic, Adriana de Freitas, explica que "o reconhecimento da existência de um APL em um município comprova a importância econômica e social deste setor produtivo para a população da cidade e para o poder público, demonstrando a capacidade da geração de emprego, renda e impostos deste arranjo, tanto para o município quanto para o Estado. Isso possibilita aos governos municipais e estaduais desenvolverem políticas públicas setoriais e planejarem investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores. Passa, também, a dar representatividade e voz aos atores destas vocações econômicas locais”.
Setor têxtil em Juiz de Fora
O setor têxtil e de confecção de Juiz de Fora é composto por todos os elos da cadeia produtiva, possuindo empresas dos setores de fiação, tecelagem, malharia, meias, confecção e beneficiamento.
Desde 2008, em diagnóstico do Instituto Euvaldo Lodi, a cidade se destaca fortemente na produção de meias, sendo que 90% das empresas fabricantes de meias do estado de Minas Gerais estão instaladas em Juiz de Fora.
Segundo dados do Dataviva, em 2015, o Brasil possuía ao todo 173 estabelecimentos que se declararam fabricantes de meia e 54 destes estabelecimentos estavam em Juiz de Fora, o que equivale a 31% das indústrias de meias do país. Outro dado importante é que Juiz de Fora, em conjunto com as cidades de Bicas e Mar de Espanha, são grandes produtores de moda íntima masculina no Brasil, sendo a Zona da Mata responsável por 12,2% de toda a produção nacional de moda íntima em geral.