Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 13/12/2021 - 11:53



Com mais de dois mil pontos de led, Árvore da Vida homenageia vítimas de Covid-19



Portal de Notícias PJF | Com mais de dois mil pontos de led, Árvore da Vida homenageia vítimas de Covid-19 | PREFEITA - 13/12/2021
Na noite desta sexta-feira, 10, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou a “Árvore da Vida”, que homenageia as vítimas de Covid-19 no município. A homenagem marca o início da programação de natal da cidade e é uma iniciativa do Programa Boniteza, sob coordenação da Secretaria de Governo (SG).

Foram registrados mais de 2 mil óbitos por Covid-19 em Juiz de Fora. Cada ponto de luz presente na decoração representa uma pessoa que faleceu em função do novo coronavírus na cidade. A estrela cadente no centro da Árvore da Vida também é simbólica: cada um pode a chamar pelo nome do familiar ou amigo que faleceu.

A árvore fica embaixo do Viaduto Augusto Franco e tem como objetivo ser um espaço para os familiares e amigos das vítimas prestarem homenagem. A Prefeita Margarida Salomão destaca que a Árvore da Vida exalta o amor e a esperança. “Passamos 2 anos muito difíceis, de incerteza, dor, confinamento e dúvidas. Dúvidas que só foram enfrentadas com a vinda das vacinas. Natal é uma época em que as pessoas se reúnem e festejam a vida, e é isso que estamos fazendo, honrando as vidas, as celebrando. Essa árvore representa a luta da cidade, a superação. É a luz da esperança que vamos ver brilhar. A memória das pessoas que se foram são parte que nos move, mas não nos paralisa. Vamos juntos, com compaixão, colaborar. A árvore escolhida foi feita para celebrar esperança e amor. Sem esperança e sem amor não tem natal”, comenta Margarida Salomão.

A secretária de Governo, Cidinha Louzada, ressalta a responsabilidade de iniciar a programação com uma ação tão memorável. “Esse momento é muito especial. Viemos de um natal cheio de incertezas e essa árvore será inesquecível. Somos de uma cidade cheia de pessoas queridas, não poderíamos deixar de homenageá-los. Muitos não tiveram a chance de se vacinar, então, vamos deixar nosso coração aqui. Cada luz os representa. Que possamos ter a força e a firmeza dessa árvore”, pontua. Durante o evento, o Coral da Cesama se apresentou e o secretário da SEDH, Biel Rocha, citou a parábola da grande comunhão, que aborda os valores da generosidade.

Representando as famílias das vítimas de Covid-19, manifestaram-se o irmão do médico Hugo Borges, Jésus Borges, e o sobrinho do Zé Kodak, Gustavo Passos. Em tributo ao seu tio, uma das figuras mais importantes do carnaval de Juiz de Fora, Gustavo disse: “Tio Zé foi o meu segundo pai. Ele internou no sábado de carnaval, e ficou muito triste por ser nessa data e pela falta do carnaval”. Emocionado pela lembrança, Gustavo desejou que o número de óbitos não aumente e que todos possam - de alguma forma - se sentir confortados pela Árvore da Vida. Em seguida, Jésus Borges relembrou a memória do irmão e de outras vítimas. “Os acontecimentos trouxeram muita força e energia interna. Sinto que todos que estão aqui estão unidos num sentimento forte, na fraternidade”, destacou.

Foto: Carlos Mendonça




 IMPRIMIR 
18/6/2026 - SMU
Rosário de Minas contará com linhas semiexpressas a partir desta segunda-feira, 22
18/6/2026 - EMPAV
PJF realiza mais de 3500 manutenções de luminárias no primeiro semestre de 2026
18/6/2026 - SAS
Grupos de idosos participam de visita guiada ao Espaço Histórico do Instituto Jesus
17/6/2026 - EMPAV
Empav inicia recapeamento asfáltico na rua Dr. Romualdo
17/6/2026 - DEMLURB
Bairro de Benfica recebe pela segunda vez o projeto “Lixo Zero na Minha Praça” nesta quinta-feira, 18.
17/6/2026 - MULHERES
Secretaria das Mulheres promove atividade no CEM sobre saúde da mulher e enfrentamento à violência
17/6/2026 - SEL
38º Ranking de Corridas de Rua: 8ª Corrida da Suprema acontece no próximo domingo, 21. Confira as alterações no trânsito
17/6/2026 - FUNALFA
Teatro Paschoal Carlos Magno recebe projeto Diversão em Cena, com programação gratuita para crianças até dezembro
17/6/2026 - FUNALFA
Concerto “Cidade dos Sons” celebra os 176 anos de Juiz de Fora no Cine-Theatro Central
17/6/2026 - SDA
Oficina de plantio e produção da Palmeira Juçara reúne mais de 85 participantes no Jardim Botânico
17/6/2026 - SETUR
Agências de viagens da Zona da Mata debatem turismo, inovação e desafios do setor em evento da ABAV/MG em Juiz de Fora
17/6/2026 - SS
Prefeitura intensifica ações de combate à dengue em bairros das zonas rural e urbana
17/6/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Walmer Carvalho Coletivo em homenagem ao centenário de Moacir Santos
16/6/2026 - PREFEITA
Prefeitura inaugura Creche Municipal de Igrejinha
16/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenção preventiva em sistema de distribuição de água no bairro Santos Dumont, nesta quarta-feira, 17
16/6/2026 - SEDH
Seminário debate estratégias de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Juiz de Fora
16/6/2026 - SS
Nova edição do Projeto Acolher reúne especialistas e promove cuidado integral às mulheres com câncer de mama
16/6/2026 - EMPAV
Empav conclui recapeamento da rua Paula Lima e inicia nova frente na rua Dr. Romualdo, no São Mateus
16/6/2026 - SDA
Circuito de Eventos Agropecuários 2026 começa nesta quinta-feira, 18, no distrito de Penido
16/6/2026 - PGM
Eduardo Floriano é o novo Procurador-Geral do Município
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora