Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 15/10/2021 - 18:57



Prefeita assina revogação do artigo 9º



Portal de Notícias PJF | Prefeita assina revogação do artigo 9º  | PREFEITA - 15/10/2021
“Hoje, dia do professor e da professora, nesse ano em que se comemora o centenário de Paulo Freire, é o melhor momento que nós podíamos ter para lavrar a revogação do artigo 9º”. Foram essas palavras da prefeita Margarida Salomão que antecederam a assinatura da lei que revogou o dispositivo da Lei Municipal 13.012, de 2014. O ato histórico foi realizado nesta sexta-feira, 15, e reuniu secretários municipais da Prefeitura, representantes da Câmara Municipal, do Sindicato dos Professores (Sinpro) e o deputado estadual, Roberto Cupolillo, o Betão.

“Quero homenagear o Sinpro por essa luta de sete anos e também a Câmara Municipal. Há momento para tudo na vida e chegou o momento que a Câmara compreendeu majoritariamente que era uma providência a ser tomada. Acho que houve uma grande construção política e isso não é pouco, numa sociedade tão desgastada do ponto de vista das vivências democráticas como as nossas”, destacou Margarida.

Com a revogação do artigo 9º da Lei Municipal 13.012, elimina-se uma barreira legal para que se possam construir, no caso do Município, as bases de uma profissionalização de alto nível na carreira do Magistério. “Nesses 40 anos de sala de aula, eu professora, formadora de professores, defendi a vida inteira que, se não houver uma remuneração decente para os professores, nós não vamos avançar com a qualidade da educação brasileira”, completou a chefe do Executivo.

Em suas falas, o presidente do Legislativo, o vereador Juracy Scheffer, e o deputado estadual Betão, reforçaram o momento histórico com a revogação do dispositivo. Scheffer reforçou a “coragem da prefeita, além da construção para que se chegasse ao denominador comum em que ganham os professores e a cidade”. Betão também contextualizou o cenário quando da criação do dispositivo, ainda em 2014, quando legislava na Câmara Municipal.

A secretária de Educação, Nádia Ribas, destacou o simbolismo da revogação do artigo 9º em uma data especial, como o dia do professor. “Participei de todo esse processo nos últimos anos [...] e nos forçou a muitas discussões e diálogos, e também a momentos de impasse, e que agora se resolve com a revogação do artigo 9º.” Para o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, é “uma página virada, de uma coisa que incomodou todo o magistério municipal durante muitos anos. No passado foi muito ruim e agora estamos pensando no futuro. A partir desse marco fundamental, que possamos estabelecer novos marcos, novos avanços, pensando sempre nos nossos alunos”.

O então artigo 9º da Lei Municipal nº 13.012 foi tema de luta dos trabalhadores em Educação desde a sanção da mesma, em 2014, tendo-se tornado alvo de uma acesa disputa política. "Quero parabenizar a toda categoria do magistério que está conseguindo de volta os seus direitos", destacou a diretora do Sinpro-JF, Dina Pereira.

A discussão sobre a revogação do dispositivo foi o primeiro tema a ser tratado na Mesa Permanente de Negociação, instituída em maio deste ano. O objetivo era discutir questões mais complexas envolvendo assuntos relacionados aos servidores que exigem maior aprofundamento



 IMPRIMIR 
15/10/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque terá edição especial Criança e Natureza neste domingo, 18
15/10/2026 - SMU
Mais fluidez e segurança: Rua Mariano Procópio recebe novas adequações pela SMU
15/10/2026 - FUNALFA
Trupe Qualquer estreia “Memento mori” no Teatro Paschoal Carlos Magno com reflexão sobre a exploração do trabalho
15/10/2026 - SMU
13ª Corrida Solidária Outubro Rosa terá alterações no trânsito e no transporte na Cidade Alta neste domingo, 18
15/10/2026 - SEDIC
115 novas vagas de emprego estão disponíveis no Vagou JF
15/10/2026 - PROCON
Procon abre inscrições para curso gratuito sobre organização financeira
15/10/2026 - SMU
Ato político-eleitoral altera trânsito e transporte na região central nesta sexta-feira, 16
14/10/2026 - SDA
Restaurante Popular celebra Dia Mundial da Alimentação com lançamento de sobremesa
14/10/2026 - FUNALFA
Praça CEU recebe espetáculo gratuito “Uma peça para destruir a humanidade”
14/10/2026 - DEMLURB
Bairro Santa Cruz recebe ação do projeto “Lixo Zero na Minha Praça” nos dias 15 e 22 outubro
14/10/2026 - PROCON
Procon e Secretaria de Educação promovem “Círculos de Economia e Autonomia” para alunos da EJA
14/10/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 32º evento de adoção responsável no Bahapet neste sábado, 17
14/10/2026 - SEDUPP
PJF a e ONU-Habitat desenvolvem Laboratório de Planejamento Urbano para fortalecer a Defesa Civil
14/10/2026 - DEMLURB
Demlurb abre inscrições de Processo Seletivo Simplificado para cadastro de reserva
13/10/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Beatles Forever JF em noite dedicada aos clássicos dos Beatles
13/10/2026 - SO
PJF libera trânsito de pedestres e veículos na Rua Professor Francisco Faria, no Bonfim
13/10/2026 - FUNALFA
Curta de animação contemplado pelo Programa Cultural Murilo Mendes está disponível no Itaú Cultural Play
13/10/2026 - PROCON
Procon promove ação sobre consumo consciente e uso de telas no Parque da Lajinha nesta quinta-feira, 15
13/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem nova oportunidade para Estágio em Marketing e outras vagas de emprego
13/10/2026 - SEDUPP
Fiscalização notifica responsáveis após caminhão movimentar estrutura de escoramento de marquise na Rua Marechal Deodoro
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora