Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 6/10/2021 - 11:58



PJF lança projeto Rua de Brincar na Avenida Brasil neste domingo, 10



Portal de Notícias PJF | PJF lança projeto Rua de Brincar na Avenida Brasil neste domingo, 10 | SG - 6/10/2021
Com o objetivo de disponibilizar espaço para a prática de atividades de lazer na Região Leste, o programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lança o projeto "Rua de Brincar" na Avenida Brasil. A partir do dia 10 de outubro, a circulação de veículos ficará impedida todos os domingos, das 8h às 12h, no trecho da Avenida Brasil entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Mal. Setembrino de Carvalho (Ponte do Ladeira). Com isso, a via será um espaço de lazer para a população nas manhãs de domingo.

Como conta a secretária de governo, Cidinha Louzada, a ideia do “Rua de Brincar” é que as pessoas aproveitem o espaço para realizar atividades ao ar livre. “No mês de outubro estamos inaugurando vários locais para o lazer da população, como o Parque Municipal e o Parque do Museu Mariano Procópio. Dentro das nossas discussões no programa Boniteza tivemos, então, a iniciativa de disponibilizar um espaço de lazer também na Região Leste. Queremos que a população enxergue a Avenida Brasil e as margens do Rio Paraibuna como um local para diversão, para passear, andar de bicicleta, andar de skate, correr, brincar e aproveitar o dia de domingo”, explica.

Para a inauguração do "Rua de Brincar" neste domingo, 10, a Avenida Brasil terá uma série de atividades promovidas pelo programa Boniteza. Entre as ações que serão acompanhadas por instrutores da Secretaria de Esporte e Lazer estão: pula corda; amarelinha; futebol de dupla ou de quarteto em mini quadra; pista de bicicleta; slackline; corrida de equilíbrio com colher; e brincadeiras com elástico. Durante a manhã, serão disponibilizadas para empréstimo de bicicletas para crianças de até 4 anos de idade.

Em homenagem ao mês das crianças, também haverá doação de livros infantis por meio de iniciativa da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc). As crianças poderão, ainda, acompanhar contação de histórias infantis promovidas pela equipe da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) a partir das 10h.

Além disso, os pais que forem à Rua de Brincar poderão aproveitar a oportunidade para conferir se o cartão de vacina das crianças está em dia. Uma equipe da Secretaria de Saúde estará com uma tenda no local para fazer a verificação, tirar dúvidas sobre a multivacinação e até para aplicar vacinas de rotina. Para isso, é importante levar o cartão de vacina e o documento de identificação.

Já a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) - em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) - promoverá uma exposição de sementes nativas e estará recebendo doação de sementes de Ipê. A orientação é que as sementes não estejam armazenadas em locais úmidos. As sementes doadas passarão por análise de especialista e o objetivo é que sejam utilizadas no desenvolvimento do plano de arborização do programa Boniteza, contribuindo para a recomposição da vegetação da cidade.

As pessoas poderão, ainda, voltar para casas com animais de estimação. Os protetores de animais independentes estarão passeando na Avenida Brasil com cães disponíveis para adoção. Haverá, ainda, uma tenda para tirar dúvidas sobre o Canil Municipal e sobre a proteção animal.

Um grupo de capoeira da Região Leste também vai participar da ação na Avenida Brasil, assim como a associação de skatistas de Juiz de Fora - que, inclusive, montará obstáculos na Avenida Brasil para quem andar de skate. Cidinha reforça o convite para que a população aproveite a via. "O Rua de Brincar foi feito para que a comunidade se aproprie do espaço. Toda manhã de domingo esse trecho da Avenida Brasil vai estar livre para que as pessoas o utilizem para suas atividades de lazer", ressalta.

Programa Boniteza

O programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG), é desenvolvido através de ação integrada entre Secretaria de Obras (SO), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Saúde (SS), Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Desvio no trânsito

- Sentido Zona Norte/Centro (margem direita da Avenida Brasil): Desvio à direita pela Rua Benjamin Constant, cruzando a passagem de nível e seguindo até a Rua Jarbas de Lery Santos. Deste ponto, será possível virar à esquerda na Avenida Getúlio Vargas ou seguir em frente pela Benjamin Constant, para acessar a Avenida Barão do Rio Branco.

- Sentido Bairro de Lourdes/Centro (margem esquerda da Avenida Brasil): Para veículos pesados (caminhões e carretas): Desvio na altura da Ponte Carlos Otto, subindo o Viaduto Presidente Itamar Franco e virando à direta para Rua Francisco Bernardino. Deste ponto, deve-ser seguir até a Rua Barão de Cataguases e atravessar a Avenida Barão do Rio Branco, virando à direta para a Avenida dos Andradas. Da via, será possível acessar a Rua Mariano Procópio, virando à direta para a Rua Ruy Barbosa e cruzando a ponte para chegar até a Avenida Brasil.

- Sentido Bairro de Lourdes/Centro (margem esquerda da Avenida Brasil): Para veículos leves: Desvio à direita da Rua Santo Colsera, acessando a Rua São Bernardo e descendo pela Rua Cesário Alvim. Deste ponto, deve-se seguir até a Avenida Sete para acessar a Rua Benjamin Constant. Seguindo em frente até a Rua Francisco Bernardino e atravessando a passagem de nível, vira-se à direta para a Francisco Bernardino, caso queira chegar até a Avenida Barão do Rio Branco. Para acessar a Avenida Getúlio Vargas, será preciso seguir em frente pela Benjamin.



 IMPRIMIR 
29/4/2026 - SMU
Prefeitura retoma atendimento dos ônibus na Rua José Sobreira, no Linhares, e adequa quadros de horários de outras quatro linhas
29/4/2026 - SEDH
SEDH e Mesa da Cidadania mantêm distribuição de doações para famílias atingidas pelas chuvas
29/4/2026 - SEDUPP
Operação “Luminis” autua atividades irregulares em estabelecimentos na Zona Norte
29/4/2026 - PREFEITURA
Comunicado - Mudança na Secretaria da Fazenda
29/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para camareira e outras oportunidades de emprego
29/4/2026 - PROCON
Procon abre inscrições para curso de educação financeira
28/4/2026 - SAS
Abordagem Social realiza ação socioeducativa para população em situação de rua na região Leste
28/4/2026 - SS
Juiz de Fora avança no combate à dengue e registra redução de 99,6% nos casos da doença
28/4/2026 - FUNALFA
Ocupação Giramundo estreia em Juiz de Fora com ações gratuitas no Teatro Paschoal Carlos Magno e no Cinema Alameda
28/4/2026 - PREFEITA
Margarida Salomão cumpre agendas em Belo Horizonte e Brasília para avançar na licitação do transporte coletivo e na liberação de recursos
28/4/2026 - DEMLURB
Demlurb atende quase 400 vias após as chuvas do final de fevereiro
28/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenção em elevatória de água tratada na Zona Norte nesta quarta-feira, 29
28/4/2026 - SS
Atividades de combate à dengue com uso de drone e atividades de campo alcançam seis regiões nesta terça, 28
28/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Fonoaudiólogo(a) e outras oportunidades de emprego
28/4/2026 - MULHERES
Prefeita Margarida Salomão assina contrato com empresa responsável pela construção da Casa da Mulher Brasileira
28/4/2026 - CESAMA
Cesama concentra realização de obras na rua Braz Bernardino aos domingos e feriados
28/4/2026 - DEMLURB
Demlurb realiza 3ª convocação para exames médicos admissionais de Motorista de Veículo Pesado I
27/4/2026 - EMCASA
PAC Bairro Industrial: vistorias cautelares avançam para a reta final
27/4/2026 - FUNALFA
Funalfa abre inscrições para nova cessão de uso dos estúdios do Polo JF Cine
27/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenção em elevatória de água tratada na Zona Norte da cidade, nesta terça-feira, 28
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora