Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 28/9/2021 - 17:21



GT LGBTQIA+ entrega Proposta de Plano Municipal à prefeita



Portal de Notícias PJF | GT LGBTQIA+ entrega Proposta de Plano Municipal à prefeita  | SEDH - 28/9/2021
O Grupo de Trabalho LGBTQIA+, através da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), construiu e entregou, nesta terça-feira, dia 28, a Proposta de Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ para a prefeita Margarida Salomão.

A prefeita Margarida Salomão destacou a importância do GT LGBTQIA+ como uma iniciativa pioneira para Juiz de Fora. “É algo histórico. Nunca antes na história desta cidade nós tivemos um avanço dessa natureza de forma institucional. Avançamos muito na sociedade, do ponto de vista da expressão da diversidade, dos direitos daqueles que estão oprimidos, desconsiderados. É um avanço muito grande para nós".

Já o Secretário Especial de Direitos Humanos (SEDH), Biel Rocha, celebrou a entrega do Plano Municipal, reforçando o compromisso da atual gestão com todos, todas e todes “No dia 17 de maio, dia Internacional da luta contra a homofobia, a prefeita assinou um decreto criando esse Grupo de Trabalho para elaborar um Plano de Promoção e Defesa da População LGBTQIA+. Esse é um GT composto por membros do Governo e membros da sociedade civil e qualquer política, ação ou programa só vai funcionar se tiver debate e diálogo”.

Participaram da elaboração de propostas as Secretarias de Direitos Humanos (SEDH), Saúde (SS), Educação (SE), Segurança Urbana e Cidadania (SESUC), Assistência Social (SAS) e Funalfa, além de representantes das organizações da sociedade civil e entidades ou movimentos da população LGBTQIA+: CeR-LGBTQI+; OAB-MG; Mães pela Liberdade; Força Trans; Resistência Trans; Instituto Educação e Cidadania (IEC); Associação de Travestis, Transgêneres e Transexuais de JF (Astra) e a vereadora Tallia Sobral, representando a Câmara Municipal.

A vereadora Tallia Sobral, que participou como convidada junto à Câmara Municipal, afirmou que os debates foram muito produtivos, resultando em um Plano Municipal sólido e rico. “Me sinto parte dessa representação que, por muitos anos, sentimos falta nos espaços públicos e institucionais. É uma vitória muito grande a construção do plano municipal, porque nós precisamos pautar o que somos, ter políticas públicas. Fazemos parte da sociedade e precisamos dessas medidas. Temos hoje um plano muito completo para representar a população LGBTQIA+”.

Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+

A proposta do Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ tem como objetivo “garantir a execução de políticas públicas de inclusão social e de combate às desigualdades e discriminações contra à população LGBTQIA+ em decorrência de orientação sexual e/ou identidade de gênero, primando pela intersetorialidade e transversalidade na proposição e implementação dessas políticas” e se divide em cinco eixos temáticos.

1- Saúde Integral
2- Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
3- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
4- Educação e Comunicação Social
5- Assistência Social, Trabalho, Empregabilidade e Renda

Conselho Municipal LGBTQIA+

Além disso, foi proposta a criação do Conselho Municipal LGBTQIA+ para dar continuidade à elaboração de propostas de Promoção e Defesa dos Direitos da População.

Outras informações:
Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh) - (32) 3690-7331 - ou sedh@pjf.mg.gov.br

Foto: Carlos Mendonça



 IMPRIMIR 
25/5/2026 - MEIO AMBIENTE
“Por Juiz de Fora”: evento multissetorial irá propor políticas de resiliência urbana para a cidade
25/5/2026 - PREFEITA
Com o tema “Juiz de Fora: uma energia que nunca para”, PJF anuncia calendário de eventos do aniversário de 176 anos da cidade
25/5/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenções nas regiões Sudeste e Leste para melhorias no abastecimento de água nesta terça-feira, 26
25/5/2026 - SS
Operação da Vigilância Sanitária identifica irregularidades em drogarias; venda de medicamentos controlados é interditada
25/5/2026 - SEDIC
Vagou JF inicia a semana com 70 novas oportunidades de emprego
25/5/2026 - SDA
Circuito de Eventos Agropecuários 2026 de Juiz de Fora começa em junho com 14 festividades confirmadas
25/5/2026 - SS
Casos de Hepatite A têm queda de mais de 88% em Juiz de Fora; Prefeitura reforça orientações de prevenção
25/5/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça compromisso com gestão sustentável de resíduos em evento promovido pela UFJF
22/5/2026 - SDA
Inscrições abertas para oficina sobre pasteurização na produção de leite e derivados
22/5/2026 - SEDIC
Com Selo Diamante do Sebrae, Sala do Empreendedor de Juiz de Fora atinge reconhecimento máximo no país
22/5/2026 - SEDIC
Mais de 700 pessoas participam do Espaço Emprego JF em busca de oportunidades e qualificação
22/5/2026 - SAS
SAS realiza capacitação sobre Cadastro Único para trabalhadores do SUAS
22/5/2026 - SS
Vigilância Sanitária apreende alimentos impróprios e determina interdição em mercado no São Mateus
22/5/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe premiado “Brasiliana” em sessão gratuita no Cinema Alameda
22/5/2026 - SEL
Confira os jogos da Copa Prefeitura de Futsal 2026 na próxima semana
22/5/2026 - DEMLURB
Demlurb amplia coleta conteinerizada para a Região Sul de Juiz de Fora
22/5/2026 - SS
Combate à dengue chega ao condomínio Estrela Alta e diversas regiões nesta sexta, 22
22/5/2026 - SEL
Via São Pedro recebe domingo de lazer com esporte e atividades para toda a família
22/5/2026 - SS
Vigilância Sanitária abre inscrições para curso de boas práticas em serviços de alimentação
22/5/2026 - SAS
Cras Sudeste Costa Carvalho promove roda de conversa sobre sexualidade na terceira idade
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora