NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/6/2021 - 13:58

EP em homenagem ao compositor Mamão será lançado por Lei Murilo Mendes

Portal de Notícias PJF | EP em homenagem ao compositor Mamão será lançado por Lei Murilo Mendes | FUNALFA - 10/6/2021
O sambista Carlos Fernando Cunha lança nesta sexta-feira, 11, em todas as plataformas digitais, o EP “Vem pro Samba”, uma homenagem ao compositor juiz-forano Armando Fernandes Aguiar, o Mamão. Na mesma data, às 21h, haverá live de lançamento pelo YouTube. Com patrocínio do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o EP leva o selo Sensorial Centro de Cultura e apresenta seis sambas inéditos, incluindo composições solo de Mamão, parcerias dele com outros artistas e um samba de Carlos Fernando criado para o aniversário de 80 anos do homenageado. São sambas de estilos diversos, como partido-alto, samba de bloco e samba-canção.

Na avaliação de Carlos Fernando, Mamão é o mais importante nome do samba na cidade. “É um patrimônio de Juiz de Fora, um patrimônio cultural vivo!”. Nascido em 1938, desde pequeno o artista frequentava, com o pai, a Escola de Samba Feliz Lembrança. Exerceu várias profissões, tendo inclusive integrado o quadro de servidores da Funalfa. “Fundamentalmente, Mamão é sambista, compositor e cantor. É autor de sucessos nacionais e foi gravado por artistas como Clara Nunes, Ellen de Lima e Luiz Ayrão.” Uma das composições mais conhecidas do juiz-forano é “Tristeza Pé No Chão”, que estourou na voz da também mineira Clara Nunes na década de 1970.

Carlos Fernando acrescenta que Mamão compõe com diversos parceiros da cidade, e assina mais de 200 sambas, tendo boa parte de sua obra ainda inédita. Sempre ativo, fundou, em 1972, com um grupo de amigos, o Bloco do Beco, uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas de Juiz de Fora. “Junto com Toinho Gomes e o saudoso Carioca, ele formou o trio de ouro da composição do Beco. E continua aí fazendo samba, cantando e alegrando todo mundo. Viva Armando Fernandes Aguiar! Viva o Mamão!”

Cantor e compositor, Carlos Fernando Cunha deu seus primeiros passos no samba na Escola de Samba Unidos de Vila Isabel (Rio de Janeiro) e tem como principais influências musicais Noel Rosa, Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Roberto Ribeiro. Carlos Fernando gravou os discos Zeroquarenta (2011), Baobá (2015), Ponto do Samba (2016) e Ponto do Samba Volume 2 (2017). Os dois primeiros têm financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes.

Músicas
- “Do Caminho Novo a Velha Avenida” (Mamão/Antônio Carlos Gomes/Walter Moura Garcia Carioca)
- “Ai, Meu Deus” (Mamão)
- “Oitenta Estrelas de Mamão” (Carlos Fernando Cunha)
- “Malandro Santinho” (Mamão)
- “Aquela Morena” (Mamão)
- “Vem Pro Samba” (Carlos Fernando Cunha/Mamão)

Músicos
- Carlos Fernando Cunha: Voz e percussões
- Rodrigo Campello: Arranjos de base e metais, cavaco, violão, violão de 7 cordas, garrafa, copo
- João Cordeiro: Bateria
- Adalberto da Silva: Baixo
- Humberto Araújo: Orquestração, saxes tenor, alto, soprano, barítono
- Paulino Dias: Percussões
- Juliana Stanzani, Andréa Melo, Arlana Dias: Coro

Direção Artística e Produção Executiva: Carlos Fernando Cunha
Produção Musical: Rodrigo Campello
Pré-Produção: Roger Resende
Gravação: Estúdio MiniStereo, (RJ) por Rodrigo Campello e Estúdio Sensorial Centro de Cultura, Juiz de Fora - MG, por Renato Dias em 2021.
Mixagem e Masterização: Estúdio MiniStereo, (RJ) por Rodrigo Campello em 2021. Distribuição: Onerpm
Selo: Sensorial Centro de Cultura por Gustavo Ribeiro - coordenação de Amaury Linhares.

20/5/2024 - SEAPA
Prefeitura abre inscrições para Mecanização Agrícola - Preparo de Solo e Plantio
20/5/2024 - SEDH
Juiz de Fora sedia III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+