Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 9/3/2021 - 14:19



Mostra exibe filmes dirigidos por mulheres e patrocinados pelo programa Murilo Mendes



Portal de Notícias PJF | Mostra exibe filmes dirigidos por mulheres e patrocinados pelo programa Murilo Mendes | FUNALFA - 9/3/2021
Cinco filmes dirigidos por mulheres e realizados com financiamento do Programa Cultural “Murilo Mendes”, integram a mostra “Sexta Delas”, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A exibição dos filmes, sendo três curtas, um média e um longa-metragem, acontecerá pelo canal do YouTube da Funalfa e pela TV Câmara (Canal 35,1), durante três sextas-feiras consecutivas, dias 12, 19 e 26 de março, sempre às 20h.

Conforme a gerente de Acesso à Cultura da Funalfa, Silvânia Santos, a ideia da mostra é dar visibilidade à produção feminina na área audiovisual, incentivando o público a conhecer o trabalho das diretoras de Juiz de Fora. “Os filmes revelam a sensibilidade e o talento das nossas artistas. Através deles, captamos o olhar feminino acerca de questões cotidianas, seja como documentário ou ficção. O público terá acesso a produções impregnadas de lirismo, mas também com críticas sociais e questionamentos existenciais.”
Após a exibição, os filmes ficarão disponíveis nas contas de YouTube da Funalfa e da Câmara Municipal.

Programação:

12/03
- “Dores” (Livre) - Direção: Analu Pitta
Documentário | 18’07 - Como em um cuidadoso bordado, “Dores” vai tecendo histórias acerca de um vilarejo que foi inundado para a construção de uma represa, no interior de Minas Gerais. Memória e esquecimento, terra e água, o lá e o aqui. Como ficam as memórias de quem foi obrigado a deixar o lugar onde cresceu?

- “A Menina que Colecionava Estrelas” (Livre) - Direção e roteiro: Ana Cláudia Ferreira
Ficção | 18 min - Duas mulheres, mãe e filha, vivem em lugar isolado, onde causos do imaginário popular podem se tornar realidade. Em uma casa cheia de cheiros de ervas, do café fresco, do milho que vai virar pamonha, Maria costura afetos entre cada ponto do vestido que Mariana vai usar na Festa de São João.

19/03
- “Móbile Haikai” (Classificação etária: 14 anos) - Direção e roteiro: Lilian Werneck
Ficção - Drama | 20 minutos - O amor entre duas jovens que se descobrem em uma relação intensa, sensorial e reveladora. Entre uma mulher cega e outra surda, surge a paixão que extrapola os limites da linguagem.

- “Além do Malte: Cultura, Cerveja e História em Juiz de Fora” (Classificação etária: 18 anos) - Direção e produção: Mariana Pena
Documentário | 43 minutos - Aspectos culturais, econômicos e históricos para explicar o diferencial da produção cervejeira de Juiz de Fora, em comparação com o resto do país. Fruto de quatro anos de intensa pesquisa, o trabalho mostra que a cidade teve algumas das primeiras cervejarias do Brasil e possui a única igreja fora da Europa que produz a bebida: Igreja da Glória.

26/03
- “Sempre Amor” (Livre) - Direção e roteiro: Mariana Musse
Documentário | 70 minutos – Treze personagens (re)vivem suas trajetórias, desenrolando o fio das histórias sobre as venturas e desventuras do amor em suas vidas. Alegre, melancólico, vivo: as diversas formas de amar na terceira idade.

A mostra “Sexta Delas” é parte da programação “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, para celebrar o Mês da Mulher. As atividades, que envolvem diversas secretarias, foram abertas com a inauguração da nova sede da Casa da Mulher Maria da Conceição Lammoglia Jabour (Avenida Garibaldi Campinhos 169 - Vitorino Braga). A unidade oferece proteção e disponibiliza uma série de serviços às mulheres vítimas de violência doméstica.

Outras informações:
(32) 3690-7044 - Funalfa



 IMPRIMIR 
5/6/2026 - DEMLURB
Dia Nacional da Reciclagem: Programa “Lixo Zero” reforça compromisso com uma cidade mais sustentável.
3/6/2026 - SMU
Prefeitura amplia adequações no transporte coletivo e melhora fluxo de ônibus nos acessos à Cidade Alta
3/6/2026 - DEMLURB
Cem dias de trabalho com mais de cem bairros atendidos pelo Demlurb desde as chuvas de fevereiro
3/6/2026 - EMPAV
Rodas de conversa reforçam cuidados com a saúde mental dos trabalhadores da Empav
3/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove evento de doação de mudas pelo Dia do Meio Ambiente
3/6/2026 - SEIR
Centro de Preservação da Memória Negra recebe workshop da fotógrafa sul-africana Zanele Muholi
3/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria no sistema de abastecimento da Região Norte, nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor registra mais de 8,5 mil atendimentos em maio e intensifica apoio aos pequenos negócios durante o Mês do MEI
3/6/2026 - EMCASA
Programa Título Legal realiza mobilização comunitária no Jardim Bom Jesus para regularização de 130 lotes
3/6/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços essenciais da PJF durante o feriado de Corpus Christi,4
3/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para encarregado de obra e outras oportunidades de emprego
3/6/2026 - SEDUPP
Fiscalização fortalece a operação Comércio Legal com mais de 7 mil itens no apreendidos no mês de maio
3/6/2026 - SMU
Trânsito terá alterações por conta das celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira, 4
3/6/2026 - SEDH
PJF lança campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio” e mobiliza rede de solidariedade para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade
3/6/2026 - SS
Combate à dengue é intensificado com bloqueio de transmissão em três bairros nesta quarta, 3
2/6/2026 - PREFEITA
Com novas exposições, Parque e Museu Mariano Procópio são reabertos ao público
2/6/2026 - SMU
Mais segurança viária: Prefeitura instala gradis em frente a nova sede do Colégio de Aplicação João XXIII
2/6/2026 - SEL
Parque Municipal promove edição especial do "Parque em Ação" inspirada na Copa do Mundo
2/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 60 novas oportunidades de emprego
2/6/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos horários de mais 18 linhas de ônibus a partir de quarta-feira, 3
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora