PJF divulga programação “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”
Com o objetivo de lembrar a data do Dia Internacional da Mulher e oferecer uma pauta capaz de contemplar a representatividade feminina no cenário municipal, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promove, entre a próxima segunda-feira, dia 8 e o dia 31 de março, o evento “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”. A programação, coordenada pelas secretarias Especial de Direitos Humanos (SEDH) e de Governo (SG) conta com ações internas, presenciais e virtuais, voltadas para as servidoras da PJF e para o público externo.
O cronograma envolve ações integradas de caráter artístico, esportivo, educativo, cultural, comercial, assistencial, ambiental e de diálogo, com foco sobre questões de gênero, assédio, violência contra a mulher, empoderamento feminino, saúde mental das mulheres, direito à cidadania, educação financeira e mercado de trabalho.
A programação inclui lives temáticas, mesas-redondas, oficinas, entrevistas, rodas de conversas, palestras, cursos e performances teatrais e musicais. Espaços públicos, como o Paço Municipal, o Morro do Imperador e a Casa da Mulher também receberão uma iluminação especial, na cor lilás, durante o mês da campanha.
A Prefeita Margarida Salomão avalia a importância de promover ações para marcar a data. “Um momento que sublinha a realidade de Juiz de Fora como uma cidade onde as mulheres governam”.
Abertura oficial
A abertura oficial das ações acontece de forma virtual na próxima segunda-feira, 8, às 9h, com o evento de inauguração da Casa da Mulher Maria da Conceição Lammoglia Jabour em sua nova sede. A instituição passará a funcionar no antigo prédio da Defesa Civil, localizado na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, no bairro Vitorino Braga. O evento será transmitido pelo Facebook da PJF e contará com a participação da prefeita Margarida, de representantes da administração municipal e convidados.
Como parte do evento, a chefe do executivo procederá com a assinatura da Portaria de nomeação das mulheres representantes do governo no Conselho Municipal das Mulheres.
Como ações paralelas, acontece uma pintura em Grafite no muro da Casa da Mulher, feita pela artista Fernanda Vale de Toledo; a declamação de uma poesia pela Poetisa Laura Toledo; a recolocação da placa na Praça Rosa Cabinda; e o plantio por mulheres de mudas de pequeno, médio e grande porte nas imediações da Casa da Mulher, entre elas, uma espécie de Pau-Brasil.
Idealizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da PJF, a proposta é uma simbologia sobre o renascimento por meio das mãos de cidadãs juiz-foranas.
A prefeitura de Juiz de Fora divulgará outras atividades que serão realizadas até o dia 31 de março.
Ações integradas
A campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” conta com ações integradas envolvendo diversos setores da administração direta e indireta da PJF, além da colaboração de instituições parceiras. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), pela Secretaria de Governo (SG) e pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (PROCON/JF).
A maioria dos eventos que ocorrem na segunda-feira, 8, serão abertos à população feminina da cidade, como é o caso da feira livre composta por mulheres e das ações preventivas ao câncer de mama e colo de útero, no Ônibus de Saúde Móvel, que ficará na Praça da Estação, das 9h às 17h.
Outras atividades envolvem públicos femininos específicos, como é o caso das palestras organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), direcionadas para a população feminina em situação de rua e para as mulheres acolhidas na Casa de Passagem para Mulheres.
As ações acontecem, ao longo do dia, no Centro de Educação do Menor (Casa Cem), Casa de Passagem para Mulheres, Casa da Cidadania, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP) e nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além de serviços de abordagem social para distribuição de kits de higiene femininos, em pontos centrais da cidade.
Feira de Mulheres Produtoras e Agricultoras de JF
A organização da “Feira de Mulheres Produtoras e Agricultoras de JF” será promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O evento está programado para quatro segundas-feiras do mês de março, das 9h às 14h, em frente ao prédio-sede da PJF.
O público terá acesso a produtos naturais e artesanais, como frutas, doces, quitandas, mel, artesanatos e bijuterias produzidas pelas produtoras e agricultoras familiares de Juiz de Fora. As feirantes estão orientadas a adotar todas as medidas de segurança sanitária (uso de máscaras de proteção e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%).