Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 5/3/2021 - 16:50



PJF divulga programação “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”



Portal de Notícias PJF | PJF divulga programação “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”  | SEDH - 5/3/2021
Com o objetivo de lembrar a data do Dia Internacional da Mulher e oferecer uma pauta capaz de contemplar a representatividade feminina no cenário municipal, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promove, entre a próxima segunda-feira, dia 8 e o dia 31 de março, o evento “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”. A programação, coordenada pelas secretarias Especial de Direitos Humanos (SEDH) e de Governo (SG) conta com ações internas, presenciais e virtuais, voltadas para as servidoras da PJF e para o público externo.

O cronograma envolve ações integradas de caráter artístico, esportivo, educativo, cultural, comercial, assistencial, ambiental e de diálogo, com foco sobre questões de gênero, assédio, violência contra a mulher, empoderamento feminino, saúde mental das mulheres, direito à cidadania, educação financeira e mercado de trabalho.

A programação inclui lives temáticas, mesas-redondas, oficinas, entrevistas, rodas de conversas, palestras, cursos e performances teatrais e musicais. Espaços públicos, como o Paço Municipal, o Morro do Imperador e a Casa da Mulher também receberão uma iluminação especial, na cor lilás, durante o mês da campanha.

A Prefeita Margarida Salomão avalia a importância de promover ações para marcar a data. “Um momento que sublinha a realidade de Juiz de Fora como uma cidade onde as mulheres governam”.

Abertura oficial

A abertura oficial das ações acontece de forma virtual na próxima segunda-feira, 8, às 9h, com o evento de inauguração da Casa da Mulher Maria da Conceição Lammoglia Jabour em sua nova sede. A instituição passará a funcionar no antigo prédio da Defesa Civil, localizado na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, no bairro Vitorino Braga. O evento será transmitido pelo Facebook da PJF e contará com a participação da prefeita Margarida, de representantes da administração municipal e convidados.

Como parte do evento, a chefe do executivo procederá com a assinatura da Portaria de nomeação das mulheres representantes do governo no Conselho Municipal das Mulheres.

Como ações paralelas, acontece uma pintura em Grafite no muro da Casa da Mulher, feita pela artista Fernanda Vale de Toledo; a declamação de uma poesia pela Poetisa Laura Toledo; a recolocação da placa na Praça Rosa Cabinda; e o plantio por mulheres de mudas de pequeno, médio e grande porte nas imediações da Casa da Mulher, entre elas, uma espécie de Pau-Brasil.

Idealizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da PJF, a proposta é uma simbologia sobre o renascimento por meio das mãos de cidadãs juiz-foranas.

A prefeitura de Juiz de Fora divulgará outras atividades que serão realizadas até o dia 31 de março.

Ações integradas

A campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” conta com ações integradas envolvendo diversos setores da administração direta e indireta da PJF, além da colaboração de instituições parceiras. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), pela Secretaria de Governo (SG) e pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (PROCON/JF).

A maioria dos eventos que ocorrem na segunda-feira, 8, serão abertos à população feminina da cidade, como é o caso da feira livre composta por mulheres e das ações preventivas ao câncer de mama e colo de útero, no Ônibus de Saúde Móvel, que ficará na Praça da Estação, das 9h às 17h.

Outras atividades envolvem públicos femininos específicos, como é o caso das palestras organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), direcionadas para a população feminina em situação de rua e para as mulheres acolhidas na Casa de Passagem para Mulheres.

As ações acontecem, ao longo do dia, no Centro de Educação do Menor (Casa Cem), Casa de Passagem para Mulheres, Casa da Cidadania, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP) e nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além de serviços de abordagem social para distribuição de kits de higiene femininos, em pontos centrais da cidade.

Feira de Mulheres Produtoras e Agricultoras de JF

A organização da “Feira de Mulheres Produtoras e Agricultoras de JF” será promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O evento está programado para quatro segundas-feiras do mês de março, das 9h às 14h, em frente ao prédio-sede da PJF.

O público terá acesso a produtos naturais e artesanais, como frutas, doces, quitandas, mel, artesanatos e bijuterias produzidas pelas produtoras e agricultoras familiares de Juiz de Fora. As feirantes estão orientadas a adotar todas as medidas de segurança sanitária (uso de máscaras de proteção e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%).




 IMPRIMIR 
2/4/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos itinerários de linhas de ônibus após vistorias nesta quarta-feira, 1
2/4/2026 - PREFEITURA
PAC São Pedro, Democrata e Mariano: equipes iniciam vistorias em imóveis no Mariano Procópio iniciam nesta sexta, 3
1/4/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contrato para segunda fase da obra de macrodrenagem do Córrego São Pedro, que beneficiará os bairros Democrata e Mariano Procópio
1/4/2026 - SRH
PJF informa como será o funcionamento dos serviços públicos durante a Semana Santa
1/4/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura inicia nesta quarta-feira, 1º, a distribuição de cartões para mais estudantes cadastrados
1/4/2026 - SO
PJF oferece Curso de Estabilização de Taludes para profissionais e estudantes
1/4/2026 - SEL
PJF abre inscrições para natação nos 31º Jogos Intercolegiais
1/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 38 novas oportunidades nesta quarta-feira
1/4/2026 - FUNALFA
Prefeitura lamenta falecimento de Toninho Dutra, ex-superintendente da Funalfa
1/4/2026 - SEDUPP
Em função do feriado nacional, feiras livres não funcionarão nesta sexta-feira, 3
1/4/2026 - DEMLURB
Em função do feriado, Demlurb não fará coleta de lixo nesta sexta-feira, 3
31/3/2026 - SDA
Projeto “Aliança Social pela Agroecologia” encerra ciclo de seis meses transformando a agricultura familiar em Juiz de Fora e região
31/3/2026 - SMU
Acesso ao Graminha: Avenida Joaquim Vicente Guedes é liberada, e ônibus voltam a realizar o trajeto habitual
31/3/2026 - SEDUPP
Fiscalização interdita cautelarmente marquise de cinema na Avenida Francisco Bernardino
31/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para pedreiro e outras oportunidades de emprego
31/3/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora lança WhatsApp para tirar dúvidas da população sobre auxílios pós-chuvas
31/3/2026 - SE
Revista “Cadernos para o Professor” abre prazo para envio dos trabalhos até 15 de maio
31/3/2026 - SEDUPP
Prefeitura reavalia feiras livres noturnas de Santa Terezinha e Vila Ideal após período experimental
30/3/2026 - SEDIC
Ministério atende solicitação da Prefeitura e zera imposto de importação para máquinas têxteis sem similar nacional
30/3/2026 - FUNALFA
Funalfa apresenta resultados de inventário participativo do patrimônio cultural à comunidade de Humaitá
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora