Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 28/12/2020 - 16:40



Vigilância Epidemiológica faz mais de 530 mil vistorias em dois anos



Portal de Notícias PJF | Vigilância Epidemiológica faz mais de 530 mil vistorias em dois anos | SS - 28/12/2020
Através de ações preventivas e de campo permanentes, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) fez do combate às arboviroses uma de suas prioridades. Desde 2018, foram mais de 530 mil vistorias em imóveis e terrenos baldios, com eliminação, remoções ou tratamento químico com larvicida, de focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Neste período, equipes da vigilância epidemiológica trabalharam na instalação de ovitrampas, armadilhas de monitoramento para coleta de ovos do Aedes aegypti, que possibilitam a detecção oportuna dos arbovírus e a consequente contenção de novos casos, evitando, assim, epidemias. Já foram instaladas 361 ovitrampas no Município:72 na região oeste, 54 na nordeste, 75 na norte, 46 na sul, 42 na sudeste, 45 na leste e 27 no Centro.

Visando o monitoramento constante, a “Sala de Operações” trabalhou para avaliar denúncias feitas pelo “Disque Dengue”, através do 199 ou pelo aplicativo Colab. A partir daí, o trabalho foi distribuído para a pasta mais adequada para cumprimento da demanda, considerando a funcionalidade de cada uma. As equipes são encaminhadas para os bairros com maior incidência de casos.

Para garantir reforços, a PJF fez parceria com o Exército, garantindo que militares também estivessem nas ruas, atuando nas ações de monitoramento de imóveis, em atividades de campo, como vistorias em casas e comércios e tratamento e eliminação de depósitos propícios para proliferação do vetor.

Ovitrampas

O equipamento simula ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti, como vaso de planta cheio de água, onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos. Nesse recipiente é inserida palheta de madeira, e a análise laboratorial das amostras permite que os pesquisadores atuem de forma rápida e eficiente na região que apresentar maior quantidade de mosquitos. Desse modo, é possível acelerar as ações de combate, sem que o inseto se desenvolva.

Trabalho durante a pandemia

Além das visitas peridomiciliares, os agentes de combate às endemias (ACEs) continuaram trabalhando na aplicação de ultra baixo volume (UBV) e atendimento de denúncias. Além disso, parte dos servidores atuam no monitoramento dos 197 pontos estratégicos espalhados por todas as regiões da cidade, com objetivo de avaliar o índice de infestação do mosquito nesses locais.

Educação em saúde

O setor de Educação em Saúde, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), tem participação ativa no processo, com mais de cem atividades conscientizadoras contra a dengue, apenas em 2019. Neste mesmo ano, estima-se que 20 mil pessoas foram impactadas diretamente através da apresentação de teatro de fantoches, blitz educativas e palestras.

Ampliação da vigilância em saúde

A implementação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Município já foi iniciada. A unidade integrará o órgão em nível nacional. O objetivo principal é fortalecer a capacidade do sistema, para identificação precoce de emergências em saúde pública, e organizar a adoção de respostas adequadas, que reduzam risco à população. O Cievs JF comporá a rede nacional de alerta e resposta, que tem por meta detectar e apoiar intervenção oportuna sobre emergências de saúde pública, visando evitar a propagação internacional de doenças.

Foto: Divulgação



 IMPRIMIR 
2/4/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos itinerários de linhas de ônibus após vistorias nesta quarta-feira, 1
2/4/2026 - PREFEITURA
PAC São Pedro, Democrata e Mariano: equipes iniciam vistorias em imóveis no Mariano Procópio iniciam nesta sexta, 3
1/4/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contrato para segunda fase da obra de macrodrenagem do Córrego São Pedro, que beneficiará os bairros Democrata e Mariano Procópio
1/4/2026 - SRH
PJF informa como será o funcionamento dos serviços públicos durante a Semana Santa
1/4/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura inicia nesta quarta-feira, 1º, a distribuição de cartões para mais estudantes cadastrados
1/4/2026 - SO
PJF oferece Curso de Estabilização de Taludes para profissionais e estudantes
1/4/2026 - SEL
PJF abre inscrições para natação nos 31º Jogos Intercolegiais
1/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 38 novas oportunidades nesta quarta-feira
1/4/2026 - FUNALFA
Prefeitura lamenta falecimento de Toninho Dutra, ex-superintendente da Funalfa
1/4/2026 - SEDUPP
Em função do feriado nacional, feiras livres não funcionarão nesta sexta-feira, 3
1/4/2026 - DEMLURB
Em função do feriado, Demlurb não fará coleta de lixo nesta sexta-feira, 3
31/3/2026 - SDA
Projeto “Aliança Social pela Agroecologia” encerra ciclo de seis meses transformando a agricultura familiar em Juiz de Fora e região
31/3/2026 - SMU
Acesso ao Graminha: Avenida Joaquim Vicente Guedes é liberada, e ônibus voltam a realizar o trajeto habitual
31/3/2026 - SEDUPP
Fiscalização interdita cautelarmente marquise de cinema na Avenida Francisco Bernardino
31/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para pedreiro e outras oportunidades de emprego
31/3/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora lança WhatsApp para tirar dúvidas da população sobre auxílios pós-chuvas
31/3/2026 - SE
Revista “Cadernos para o Professor” abre prazo para envio dos trabalhos até 15 de maio
31/3/2026 - SEDUPP
Prefeitura reavalia feiras livres noturnas de Santa Terezinha e Vila Ideal após período experimental
30/3/2026 - SEDIC
Ministério atende solicitação da Prefeitura e zera imposto de importação para máquinas têxteis sem similar nacional
30/3/2026 - FUNALFA
Funalfa apresenta resultados de inventário participativo do patrimônio cultural à comunidade de Humaitá
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora