Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 29/10/2020 - 15:38



Prefeitura instala nova iluminação a LED na Praça de Benfica



Portal de Notícias PJF | Prefeitura instala nova iluminação a LED na Praça de Benfica | SO - 29/10/2020
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entrega à comunidade mais uma praça com nova iluminação a LED. Desta vez, foi da Praça de Benfica, onde foram instaladas 15 luminárias com tecnologia LED 100W no interior do espaço público e seis luminárias a vapor metálico de 400W nos postes ao redor. Com a mudança, houve aumento no fluxo luminoso e redução no consumo de energia igual a 60%. O investimento desta obra foi de R$ 18,6 mil, levando em conta todos os insumos aplicados e a mão de obra utilizada. Os recursos são provenientes da Contribuição para o Custeio do Sistema de Iluminação Pública (CCSIP).

“Com esta estratégia, nós evitamos a implantação de mais postes no interior da praça, já que a contribuição obtida através dos postes lindeiros nos deu o ganho necessário à homogeneização do ambiente, pois utilizamos lâmpadas com tonalidade semelhante ao LED”, afirmou o chefe do Setor Elétrico e de Iluminação da PJF, Wilson Ferrareze. Segundo ele, “está na programação a revitalização da iluminação em outras praças, como as do Alto dos Passos, Presidente Kennedy, Bairro Santa Terezinha e Bairro Araújo, por exemplo.”

Moradores e donos de comércio locais comemoraram a novidade. “Está igual dia”, disse o comerciante vizinho à praça há mais de 20 anos, Luciano Dias. Já o autônomo, Felipe Silva, demonstrou satisfação quanto ao resultado dos trabalhos, dizendo que “ficou muito bom”.

Praça de São Mateus

No último dia 21, o setor elétrico também concluiu a instalação da nova iluminação a LED na Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus. Foram substituídas as 23 luminárias do espaço público, que antes eram equipadas com lâmpadas a vapor de sódio de 250W e passaram a ser de LED 100W. O investimento para a execução desta obra foi de R$ 26,7 mil, também com recursos obtidos através CCSIP.

Iluminação de vias públicas

As vias públicas também passarão a contar com luminárias a LED. O primeiro lote, de cinco mil luminárias, com esta finalidade, foi licitado e os equipamentos da empresa vencedora já estão em fase de testes. A licitação para a contratação da empresa que vai executar as obras de extensão da rede de distribuição de energia elétrica, de iluminação pública e a instalação das luminárias LED encontra-se na Comissão Permanente de Licitação (CPL). Terminado este processo, a implantação será iniciada.

Todas as luminárias instaladas nas ruas de Juiz de Fora estarão aptas a receber o sistema de telegestão que permitirá, dentre outras coisas, o controle remoto das luminárias, identificação imediata das ocorrências, economia no consumo de energia e redução de custos operacionais. Os trabalhos preparam o município para se adequar ao modelo “smart cities” ou cidades inteligentes.

Como solicitar manutenção de iluminação pública

Qualquer solicitação de reparo ou melhoria pode ser feita pelo aplicativo Colab, através do telefone 3218-3777 ou pelo Whatsapp 98460-7721 (neste canal não há interação. É enviada resposta automática, assim que o pedido for cadastrado). Só é preciso fazer o pedido uma vez em um dos canais, informando o número da placa amarela afixada no braço de luz do poste ou o nome da rua, número de referência e bairro.

Foto: Divulgação



 IMPRIMIR 
17/7/2026 - PREFEITURA
Nota à imprensa
17/7/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para cuidador de idosos e outras oportunidades de emprego
17/7/2026 - SS
Combate à dengue é intensificado em cinco regiões nesta sexta-feira, 17
17/7/2026 - SEDUPP
Mais 12 famílias assinam novos contratos do programa Compra Assistida e avançam para a casa própria
17/7/2026 - SMU
PJF segue com entrega de cartões do Passe Livre Estudantil; total já se aproxima de 40 mil
17/7/2026 - PREFEITURA
Juiz de Fora sediará edição sul-americana do Unicorn Summit
16/7/2026 - SETUR
Edital de Fomento ao Turismo da Setur impulsiona qualificação de 140 pessoas no setor de gastronomia
16/7/2026 - SETUR
Juiz de Fora mantém nota máxima e é habilitada para receber recursos do ICMS Turismo
16/7/2026 - SDA
Visitas guiadas da PJF conectam produtores às novas tecnologias no Minas Láctea
16/7/2026 - SS
Prefeitura promove ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti em bairros e condomínios nesta quinta, 16
16/7/2026 - SMU
77ª Corrida da Fogueira altera o trânsito na região central da cidade neste sábado, 18
16/7/2026 - SS
Julho Amarelo: Prefeitura promove Dia D de testagem rápida para hepatites virais e atualização vacinal
16/7/2026 - SEL
Copa Bom de Bola finaliza atividades do primeiro semestre neste sábado, 18, no campo do Cerâmica
16/7/2026 - SEDH
2ª edição da ação “Dignidade na Rua” oferece serviços de cuidado e acolhimento para população em situação de rua
15/7/2026 - SESUC
Juiz de Fora mantém menor taxa de crimes violentos entre os seis municípios mais populosos de Minas Gerais
15/7/2026 - CESAMA
Manutenções programadas da Cemig podem afetar abastecimento em bairros da Região Sul nesta quinta-feira, 16
15/7/2026 - SMU
Prefeitura retira mais 16 veículos abandonados das ruas nesta quarta-feira, 15
15/7/2026 - DEMLURB
Bairro Manoel Honório recebe mais uma edição do projeto “Lixo Zero Na Minha Praça”
15/7/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Analista de Departamento Pessoal e outras oportunidades de emprego
15/7/2026 - SDA
34º Torneio Leiteiro e 5ª ExpoAgro de Humaitá começa nesta quinta-feira, 16, com muitos shows e competição leiteira
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora