SEL recebe estudantes para realização de trabalho sobre goalball
Na tarde desta quinta-feira, 27, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu dois alunos de jornalismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) para a realização de um trabalho sobre o goalball, modalidade do Programa "JF Paralímpico". A SEL tem recebido dezenas de estudantes interessados pelas modalidades paralímpicas.
Franklin Ribeiro, de 22 anos, já conhecia o programa "JF Paralímpico" e o goalball, mas nunca tinha presenciado uma partida: "Neste trabalho, a temática era o esporte. E queríamos um esporte que viesse dessa ideia de vida sustentável. E essa prática nós encontramos no goalball, pois é uma modalidade que mexe com as pessoas que têm deficiência. É uma prática que desenvolve e estimula".
Luiza Mascarenhas, também de 22 anos, conheceu a modalidade hoje: "Eu não imaginava que seria tão legal e tão inclusivo. A gente precisava fazer esse trabalho para a faculdade e quisemos fugir um pouco do óbvio. Essa ideia de inclusão social, ter pessoas tão diferentes e tão juntas, batalhando pelo mesmo objetivo, é uma coisa incrível!"
Para a professora Adriana Guarino, “é importante que essa divulgação chegue a outros deficientes visuais, para atrairmos novos alunos, para apresentar o esporte como possibilidade, que tanto pode contribuir na rotina deles".
JF Paralímpico
O programa "JF Paralímpico" é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Dessa forma, o atendimento se torna unificado e é possível criar a cultura da prática esportiva para este público na cidade, assim como oportunizar a inserção destas pessoas em eventos competitivos.
O "JF Paralímpico" tem caráter socioesportivo e é desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos de Juiz de Fora (ACJF) além de contar com o apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que cedem seus espaços para a realização dos treinamentos.
Foto: Divulgação
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL, através do telefone 3690-7881.