O atletismo será a penúltima modalidade da "12ª Semana Paralímpica", e será disputado nesta sexta-feira, 24, a partir das 8h30, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), no campus da UFJF. No sábado, o futebol paralímpico encerra o evento, a partir das 9 horas, no ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Quarta modalidade da Semana Paralímpica, o polybat foi disputado na tarde desta quarta-feira, 23.
Também conhecido como tênis de mesa lateral, é uma alternativa para aqueles que não conseguem participar da bocha e nem do tênis de mesa convencional. O esporte é destinado para pessoas com deficiência física, auditiva ou intelectual. Cerca de 38 paratletas participaram do evento. Além dos alunos do programa "JF Paralímpico", compareceram paratletas das escolas Caic - "Núbia Pereira de Magalhães", Escola Municipal "Theodoro Frederico Mussel" e do Instituto de Mediação Psicologia e Pesquisa (Imepp). Os participantes foram divididos em sete equipes, identificadas por cores: laranja, roxa, verde, azul, vermelha, preta e cinza.
Quatro equipes se destacaram, empatando na primeira posição, com 11 pontos feitos. Porém, com o critério de saldo de pontos para desempate, a equipe cinza foi a grande campeã, seguida pela equipe vermelha, pela roxa e pela preta.
Vindo de Coronel Pacheco, Romerito Batista Evaristo joga polybat há aproximadamente quatro anos. Após iniciar no programa JF Paralímpico, passou a praticar também outras modalidades e hoje sonha em ser professor de educação física. Para Claudio Rogel, um dos professores do programa, o maior propósito é disseminar o amor pela prática esportiva: "é muito gratificante para nós, professores, quando algum aluno também deseja ser professor, e trabalhar com essas pessoas que, apesar de suas dificuldades, adoram praticar esporte."
Semana Paralímpica
Evento promovido pela SEL, através da Supervisão de Esporte Adaptado, do Departamento de Lazer e Exercício Físico, com finalidade de oportunizar momento de socialização, confraternização, motivação e apresentação das habilidades esportivas da pessoa com deficiência. O evento acontece duas vezes ao ano, em maio e setembro, em comemoração ao aniversário da cidade e ao mês da pessoa com deficiência, respectivamente.
A Semana Paralímpica reúne pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, alunos(as) deficientes de programas da SEL, de entidades ou de escolas públicas e particulares, através das modalidades atletismo, bocha, futebol, goalball, natação e polybat.
Foto: Divulgação
*Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL pelos telefones 3690-7881.