Alunos da E.M. Jovita de Montreuil Brandão demonstram criatividade e raciocínio em oficina de xadrez
Alunos da Escola Municipal (E.M.) Jovita de Montreuil Brandão participaram da “Oficina de Xadrez” da instituição, nessa quarta-feira, 3. Foram 25 alunos, entre 8 e 12 anos, que fazem parte das turmas da jornada estendida da unidade. Com o objetivo de desenvolver a integração, a criatividade e o raciocínio, o evento contou com a participação dos alunos de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Edgard Lazarini e Vítor Assis.
No evento, os estudantes aprenderam as regras do xadrez e jogaram com auxílio dos instrutores. A professora idealizadora do projeto, Ana Luiza Horta, afirmou: “Nossos alunos demonstraram interação, curiosidade, atenção, parceria e raciocínio”. No final, eles receberam uma cartilha, confeccionada pelos professores orientadores da oficina, contendo explicações, orientações e atividades sobre o xadrez.
A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) desenvolve o “Projeto de Xadrez”, em parceria com a Fundação ArcelorMittal do Brasil, com coordenação da Supervisão de Articulação de Programa de Educação Integral do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF). O objetivo é contribuir para a prática do xadrez como ferramenta pedagógica, esporte e atividade de inclusão social nas escolas.
Foto: Divulgação
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.