Minicurso destaca o trabalho de intelectuais negras
Discutir o lugar das mulheres negras dentro e fora da academia, além de dar visibilidade ao conhecimento produzido por elas, são os objetivos do minicurso que acontecerá na segunda-feira, 25, e terça, 26, no Anfiteatro “João Carriço” (no prédio da Fundação “Alfredo Ferreira Lage” - Funalfa - Avenida Rio Branco, 2.234 – Centro). O encontro, promovido pela Diretoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontecerá das 18 às 22 horas, sendo gratuita e aberta a todas as pessoas.
O curso, evento integrante da programação do “Mês da Mulher”, será ministrado por Denise Nascimento (especialista em história da África), Giovana Castro (doutoranda em História pela UFJF), Jéssica Martins (graduanda em Administração), Jerusa Paulino (pedagoga) e Naiara Santos (psicóloga). “Vamos apresentar e discutir a obra de intelectuais como Audre Lorde, bell hooks, Patricia Hill Collins, Maria Lúcia da Silva, Angela Davis, Sandra Ab`dalla Ramirez e Grada Kilomba, entre outras,” enumerou Denise.
Durante as discussões serão abordados pontos como racismo no meio acadêmico e invisibilização do conhecimento produzido por mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.
Para participar do minicurso não é necessário fazer inscrição prévia. Os participantes receberão certificado emitido pela Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.