Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 26/2/2019 - 17:30



Técnicas da Secretaria de Educação divulgam livro sobre atividades da Formação Continuada



Portal de Notícias PJF | Técnicas da Secretaria de Educação divulgam livro sobre atividades da Formação Continuada | SE - 26/2/2019
Na tarde desta terça-feira, 26, representantes da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentaram o livro “Escrita de Docentes em Formação: Compartilhando Saberes em Relatos de Experiência” ao prefeito Antônio Almas, em seu gabinete. O evento contou com a participação da secretária de Educação, Denise Vieira Franco, da equipe técnica da SE e de professoras da rede municipal que tiveram seus relatos publicados no livro.

A publicação foi idealizada pelas técnicas de educação da Supervisão de Formação Continuada da SE, Queila Adriana Alcântara e Maria Olinda Venâncio, e é resultado da “Oficina Escrita de Textos: Gênero Relato de Experiência”, realizada no Centro de Formação do Professor. O livro, publicado através do Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (Fapeb), apresenta coletânea de relatos de experiências dos professores da rede municipal e técnicos da SE que também trabalham com a Formação Continuada, além de duas professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). ”À medida em que desenvolvíamos as oficinas, fomos arquivando o material de 2015 e 2016, e percebendo a importância do que tinha sido elaborado. Montamos, então, o projeto, e apresentamos ao Fapeb, que o aprovou para publicação”, explicou Maria Olinda.

De acordo com as idealizadoras, na obra estão presentes projetos e ações de sucesso na educação, feitos em sala de aula. A organização destes relatos representa não só a finalização do curso, mas a concretização de um resultado positivo e discussões ocorridas durante o processo. Além de trazer a vivência do cotidiano da escola amparada na teoria, o trabalho revela que no fazer docente há sempre aprendizado e redescoberta de novos modos de educar e escolarizar. Para Queila Alcântara, foi uma experiência muito rica: “Teve também algo importante que aconteceu no projeto, pois não foi só a escrita: foi também a questão de refletir sobre sua prática. A partir do momento que escreveram, eles leram e começaram a refletir sobre tudo aquilo que de fato fizeram”.

Ao final do evento, o prefeito recebeu um exemplar da publicação. Inicialmente foram impressos cerca de 440 exemplares, sendo que uma parte será doado às escolas da rede municipal.

Formação Continuada

A SE realiza trabalho de formação do seu corpo docente. Para isso, possui, dentre outras ações, o Centro de Formação do Professor, que abriga os eventos de Formação Continuada da rede municipal de educação. No espaço é realizada programação com atividades variadas, agendadas pela SE, com objetivo de proporcionar momentos de trocas de experiências e discussões teórico-práticas, para atender as especificidades da rede municipal, contribuindo com a melhoria do processo ensino pedagógico e o aprimoramento de seus profissionais.

Foto: Gil Velloso





* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.



 IMPRIMIR 
10/6/2026 - DEMLURB
Projeto “Lixo Zero na Minha Praça” chega ao bairro Benfica nesta quinta-feira, 11
10/6/2026 - FUNALFA
Abertura da exposição “Cidade do Sonho” reúne artistas e autoridades na Galeria Nívea Bracher
10/6/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora inicia plantões semanais para auxiliar beneficiários da Compra Assistida
10/6/2026 - SEIR
CenPre recebe primeira reunião do Grupo de Pesquisa Sankofa na próxima terça-feira, 16
10/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para motorista de caminhão pesado e outras oportunidades de emprego
10/6/2026 - SS
Visitas casa a casa reforçam combate à dengue em Caeté, Jardim Glória e Santos Dumont nesta quarta, 10
10/6/2026 - SEDH
Campanha Juiz de Fora Solidária no Frio inicia distribuição de doações para entidades da Mesa da Cidadania
10/6/2026 - SEDH
Seminário debate estratégias de combate à violência contra a pessoa idosa em Juiz de Fora
10/6/2026 - DEMLURB
Demlurb convoca candidatos para prova prática de Operador de Máquinas I
10/6/2026 - SEL
Estádio Municipal Mário Helênio recebe jogos do Campeonato Mineiro de base no próximo sábado, 13
9/6/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora ingressa com ação civil pública contra substituição do SUSFácil pelo CORE/MG
9/6/2026 - PROCON
Procon Juiz de Fora oferece curso gratuito de Educação Financeira e Orçamento Familiar
9/6/2026 - PROCON
Procon-MPMG e Procon JF realizam programação em Juiz de Fora com capacitações e ações voltadas à defesa do consumidor
9/6/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Lucas Guida Quarteto em apresentação gratuita no Mercado Cultural AICE
9/6/2026 - FUNALFA
Prefeitura abre inscrições para ocupação artístico-cultural da Galeria Nívea Bracher em 2026/2027
9/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em reservatório no Spinaville, nesta quarta-feira, 10
9/6/2026 - PREFEITURA
Sobre as questões levantadas pelo Sinserpu envolvendo o pessoal da AMAC, a Prefeitura de Juiz de Fora informa:
9/6/2026 - SS
Bairro Santa Terezinha e Condomínio Jardim das Violetas integram programação de combate à dengue nesta terça, 9
9/6/2026 - SS
Prefeitura de Juiz de Fora reforça questionamento sobre novo sistema de regulação em saúde
9/6/2026 - MULHERES
Secretaria das Mulheres promove palestra sobre dignidade menstrual na E.M. Gabriel Gonçalves da Silva
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora