“Oh! Minas Gerais”: Valsa é registrada como Bem Imaterial de JF
A valsa “Minas Gerais”, também conhecida como “Oh! Minas Gerais”, que se tornou informalmente hino popular dos mineiros, foi registrada como o sétimo bem imaterial de Juiz de Fora. O Decreto nº 13.462, de novembro de 2018, reconhece o valor histórico e cultural da composição, que é “capaz de expressar a emoção cívica da comunidade mineira”. Parceria do compositor, cantor e violinista José Duduca de Morais, o De Moraes, com o pernambucano Manuel Pereira de Araujo, a música foi composta em 1942, a partir da melodia de uma valsa italiana: “Viene Sul Mar”.
O historiador da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), Fabrício Fernandes, conta que, em 2010, a viúva do compositor De Moraes, Norberta Nobre, doou seu acervo para a Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa). Em março de 2012, após aprofundar estudos sobre a obra do artista, a própria equipe da Dipac abriu pedido de registro da valsa. Na época, houve questionamentos sobre o fato de a composição ter inspiração em uma melodia estrangeira e De Moraes não ser natural de Juiz de Fora.
Em 2017, a consideração foi de que a valsa "Vieni Sul Mar" era de domínio público, porque o compositor Aniello Califano morreu em 1919. Além disso, considerou-se que De Moraes tinha laços afetivos com Juiz de Fora, onde escolheu morar. “De Moraes sempre teve uma relação muito boa com a cidade e tinha vários amigos aqui. Assim, por mais que a música tenha uma relevância estadual, foi o fato de o compositor ter residido na cidade e ter um apreço grande por ela que nos levou a pedir o registro como bem imaterial. Não representa só o reconhecimento da música, mas também da obra de De Moraes”, explica Fabrício.
O compositor também inspirou a gravação do CD “Oh! Minas Gerais", com as 14 músicas mais marcantes de seu repertório. Como parte do trabalho de resgate da obra e do reconhecimento de sua importância como artista mineiro para a música brasileira, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora e a Comenda “Henrique Halfeld”.
A canção também pode se tornar oficialmente o hino do estado, como prevê um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMG). Até o momento, o estado não tem um hino oficial.
Além da valsa, são bens imateriais de Juiz de Fora: o Apito do Meio-dia, a Banda Daki, o Batuque Afro-Brasileiro de “Nélson Silva”, o Concurso Miss Brasil Gay, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e o Pão Alemão.
Foto: Gil Velloso
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.