Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 22/3/2017 - 11:35



Juiz de Fora tem LIRAa de 4,8% e menor número de notificações de dengue desde 2013



Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora tem LIRAa de 4,8% e menor número de notificações de dengue desde 2013 | SS - 22/3/2017
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora divulgou nesta quarta-feira, 22, o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2017. De acordo com os dados apurados, o percentual ficou em 4,8%.

Durante uma semana, agentes de endemias visitaram 6.044 imóveis localizados em 209 bairros, e comprovaram que as propriedades particulares continuam sendo o principal alvo de preocupação, acumulando 85% dos focos. Apesar de ser considerado pelo Ministério da Saúde risco de epidemia, o índice é o mais baixo de março desde 2013, quando foi registrado 7,7%; em 2015 foi de 6,8%. Em 2014 e 2016 não foram realizados Liraa neste período do ano. Os bairros onde há maior incidência de infestação foram Nova Benfica, Bandeirantes, Parque Guarani, Santa Terezinha, Santa Cândida, Borborema, Mundo Novo e Nova Era.

O número de notificações de casos de dengue também é o menor desde 2013, considerando os três primeiros meses do ano. De janeiro até agora, Juiz de Fora notificou 98 casos suspeitos de dengue, contra 19.746 em 2016, 229 em 2015, 118 em 2015 e 1.058 em 2013.
De acordo com a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, esta baixa incidência de casos se verifica por um conjunto de fatores, como a condição climática – uma vez que tivemos um período mais seco -, e principalmente questões relacionadas à melhoria do trabalho de campo, com a regionalização da ação dos agentes de endemias, além do cuidado constante nos pontos estratégicos, visitados a cada 15 dias, sem contar as ações de combate, como o fumacê.

Com o resultado da LIRAa, a Prefeitura da Juiz de Fora amplia sua atenção e reforça as ações que já vêm sendo tomadas durante o ano, para prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunia e febre amarela. A população está sendo orientada sobre os cuidados dentro de suas casas, além da aplicação do fumacê nos locais onde há índice maior de infestação ou onde foram notificados casos. “Mas não adianta fazermos nosso trabalho sozinhos, precisamos do apoio da população para dedicar os 10 minutos contra o Aedes todos os dias”, reforça a secretária.

Trabalho reformulado

Desde o fim de 2016, os agentes de endemias foram regionalizados e passaram a ficar baseados nas unidades de saúde. Eles atuam em conjunto com os comunitários no território, fazendo o trabalho com a população, para conscientização e orientação de profilaxia dentro de cada moradia.

O trabalho nas ruas continuará sendo feito, e intensificado nos locais que apresentaram o maior índice de infestação. Como os focos estão, predominantemente, dentro das residências e outros locais particulares, a comunidade deve ficar ainda mais atenta aos cuidados com sua casa, para evitar a proliferação do mosquito.

A "Sala de Operações", que converge os esforços das diversas secretarias da PJF envolvidas no combate, está em funcionamento no prédio da Defesa Civil. Quem suspeitar de algum foco deve denunciar ao Disque Dengue, pelo 199, que atende 24 horas.

* Informações com assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7123.



 IMPRIMIR 
13/2/2026 - SMU
Carnaval JF 2026: Confira o esquema especial de transporte e trânsito para os blocos e desfiles das agremiações
13/2/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora adota medidas para assegurar ressarcimento de alunos da Autoescola Manchester
13/2/2026 - SEDUPP
Prefeitura apura denúncia sobre tratamento de efluentes no Hospital João Penido
13/2/2026 - SEL
PJF divulga Regulamento do 38º Ranking de Corridas de Rua 2026
13/2/2026 - SMU
Carnaval JF 2026: Confira o esquema especial de transporte e trânsito para a Banda Daki
13/2/2026 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2026: SEL divulga normas para distribuição das fichas
13/2/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em estrutura de abastecimento no São Pedro na próxima quinta-feira, 19
13/2/2026 - DEMLURB
“Estação Lixo Zero” registra mais de 700 litros de resíduos recicláveis recolhidos
13/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para atendente de farmácia e outras novas oportunidades de emprego
13/2/2026 - PREFEITURA
Saiba como fica o funcionamento da Prefeitura de Juiz de Fora durante o Carnaval
13/2/2026 - SESUC
Guarda Municipal reforça segurança no desfile da Banda Daki
13/2/2026 - FUNALFA
Final de semana de Carnaval promete tomar conta da cidade com blocos e desfile das escolas de samba
13/2/2026 - SDA
SDA alinha cooperação com a Emater-MG para fortalecer e modernizar a produção rural
13/2/2026 - SS
Vacinação contra bronquiolite está disponível em 18 UBSs, no Vacimóvel e no DSMGCA
12/2/2026 - CESAMA
Duas manutenções da Cemig podem afetar abastecimento de água nas regiões Nordeste e Oeste, nesta sexta-feira, 13
12/2/2026 - SEL
Parque Municipal funcionará durante o Carnaval com programação especial
12/2/2026 - JF PREV
JFPrev apresenta Programa 5S aos servidores
12/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para assistente de RH/DP e outras novas oportunidades de emprego
12/2/2026 - PREFEITA
Prefeitura de Juiz de Fora firma termo de cooperação técnica com Instituto Economia Criativa Brasil–China
12/2/2026 - PROCON
Procon leva palestra sobre educação financeira ao Centro de Convivência do São Benedito
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2

Razão Social: Municipio de Juiz de Fora
E-mail: institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02