Departamento da Pessoa com Deficiência inicia projeto de palestras em escolas
Com o intuito de promover assuntos importantes relacionados ao universo da pessoa com deficiência, o Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) está promovendo um projeto que leva palestras e discussões para a esfera das salas de aula. Com muita informação e reflexão, a equipe da pasta visitou nesta sexta-feira, 10, turmas do Colégio Dinâmico, no Bairro Santos Anjos, e cerca de 40 alunos participaram do debate.
Thais Altomar, chefe do DPCDH, avaliou positivamente o encontro pela intensa participação dos jovens ao tema: “Prender a atenção dos adolescentes para discutirmos a deficiência não é fácil, mas foi muito produtivo, graças às várias perguntas levantadas por eles. A nossa intenção é de nos aproximarmos ainda mais do ambiente escolar. Desconstruir o preconceito é um processo que depende demais do envolvimento daqueles que não tem a deficiência”.
A assistente social do departamento, Daise Aguiar, ressalta a proposta do trabalho: “Lidar com a diversidade implica em desenvolvimento de diversas atitudes, entre elas respeitar, tolerar e colocar-se no lugar do outro. Esse é o objetivo”.
A palestra foi dividida em uma dinâmica inicial, que fez com que os jovens experimentassem, mesmo que brevemente, como é viver com alguma deficiência, entre elas física, auditiva e visual. Depois, a equipe do DPCDH orientou uma conversa sobre como lidar com cada deficiência e chamou a atenção dos alunos para o histórico desse grupo dentro da sociedade, com o objetivo de desmistificar preconceitos.
Instituições e escolas que desejam receber palestras relacionadas ao tema da deficiência devem procurar o DPCDH no telefone 3690-7799.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.