4° Intercâmbio Cultural das Creches Públicas e Conveniadas reúne cerca de 800 funcionários para troca de experiências
Na manhã desta sexta-feira, 12, a Secretaria de Educação (SE) deu início a mais um Intercâmbio Cultural das Creches Públicas e Conveniadas de Juiz de Fora, que está em sua quarta edição. Com a presença do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, o evento está reunindo, aproximadamente, 800 funcionários, de todas as áreas, que prestam atendimento a crianças de zero a 3 anos no município. O evento está sendo realizado na Faculdade Machado Sobrinho, tendo continuidade à tarde.
Os participantes do intercâmbio estão tendo a oportunidade de participar de momentos de troca de experiências e compartilhamento de práticas pedagógicas, de diversos minicursos e, ainda, visitar a exposição de variados trabalhos desenvolvidos por educadores juntamente com as crianças, que estão à mostra no espaço de convivência da faculdade.
Na abertura, o secretário de Educação destacou a novidade desta edição do intercâmbio, que é a participação dos funcionários das instituições conveniadas à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que prestam atendimento a crianças nesta faixa etária. Ele deu as boas-vindas aos presentes e destacou que o evento é "um momento de discutir os saberes e repensar as práticas. A educação é uma construção coletiva que se inicia em nossas creches. Sem a participação e a dedicação de todos vocês, seria impossível obtermos sucesso".
O presidente da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), João Batista da Silva, ressaltou a importância da parceria existente entre sua entidade e a SE. "Vocês fazem muito e possuem um grande potencial de trabalho. Este encontro permite a integração entre as pessoas e é uma grande oportunidade para a exposição de práticas profissionais", disse João. Também estava presente a superintendente da Amac, Eliane Keil Del Paula.
Atualmente, cerca de cinco mil crianças são atendidas nas 23 creches municipais e 19 instituições conveniadas à PJF. Uma das participantes do intercâmbio, a educadora Roseli Maria de Oliveira, que trabalha na Creche Paulo Freire (Bairro Milho Branco), elogiou a iniciativa da SE. "Trabalhamos, muitas vezes, mais de oito horas e não temos contato com outras instituições. Este evento cria esta possibilidade, é bom conhecer o que as colegas fazem", comentou. Outra participante, a também educadora Silvânia de Fátima Ribeiro, que atua na Creche José Goretti (Bairro Vitorino Braga) estava entusiasmada. "Comecei este ano a trabalhar na creche e preciso aprender e conhecer mais sobre nossa função. Com o evento, nós ensinamos e aprendemos, sinto como se voltássemos à infância", completou.
Estão sendo oferecidos seis minicursos: "Expressão e Movimento através do Teatro"; "Manipulação e Aproveitamento de Mantimentos"; "Avaliação e Registro: Elaboração de Relatórios e Portifólios"; "Projeto Político-Pedagógico: Instrumento de Gestão Democrática ou Burocrática"; "Desenvolvimento Infantil" e "Musicalização".
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.