Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 12/9/2014 - 15:49



4° Intercâmbio Cultural das Creches Públicas e Conveniadas reúne cerca de 800 funcionários para troca de experiências



Portal de Notícias PJF | 4° Intercâmbio Cultural das Creches Públicas e Conveniadas reúne cerca de 800 funcionários para troca de experiências | SE - 12/9/2014
Na manhã desta sexta-feira, 12, a Secretaria de Educação (SE) deu início a mais um Intercâmbio Cultural das Creches Públicas e Conveniadas de Juiz de Fora, que está em sua quarta edição. Com a presença do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, o evento está reunindo, aproximadamente, 800 funcionários, de todas as áreas, que prestam atendimento a crianças de zero a 3 anos no município. O evento está sendo realizado na Faculdade Machado Sobrinho, tendo continuidade à tarde.

Os participantes do intercâmbio estão tendo a oportunidade de participar de momentos de troca de experiências e compartilhamento de práticas pedagógicas, de diversos minicursos e, ainda, visitar a exposição de variados trabalhos desenvolvidos por educadores juntamente com as crianças, que estão à mostra no espaço de convivência da faculdade.

Na abertura, o secretário de Educação destacou a novidade desta edição do intercâmbio, que é a participação dos funcionários das instituições conveniadas à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que prestam atendimento a crianças nesta faixa etária. Ele deu as boas-vindas aos presentes e destacou que o evento é "um momento de discutir os saberes e repensar as práticas. A educação é uma construção coletiva que se inicia em nossas creches. Sem a participação e a dedicação de todos vocês, seria impossível obtermos sucesso".

O presidente da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), João Batista da Silva, ressaltou a importância da parceria existente entre sua entidade e a SE. "Vocês fazem muito e possuem um grande potencial de trabalho. Este encontro permite a integração entre as pessoas e é uma grande oportunidade para a exposição de práticas profissionais", disse João. Também estava presente a superintendente da Amac, Eliane Keil Del Paula.

Atualmente, cerca de cinco mil crianças são atendidas nas 23 creches municipais e 19 instituições conveniadas à PJF. Uma das participantes do intercâmbio, a educadora Roseli Maria de Oliveira, que trabalha na Creche Paulo Freire (Bairro Milho Branco), elogiou a iniciativa da SE. "Trabalhamos, muitas vezes, mais de oito horas e não temos contato com outras instituições. Este evento cria esta possibilidade, é bom conhecer o que as colegas fazem", comentou. Outra participante, a também educadora Silvânia de Fátima Ribeiro, que atua na Creche José Goretti (Bairro Vitorino Braga) estava entusiasmada. "Comecei este ano a trabalhar na creche e preciso aprender e conhecer mais sobre nossa função. Com o evento, nós ensinamos e aprendemos, sinto como se voltássemos à infância", completou.

Estão sendo oferecidos seis minicursos: "Expressão e Movimento através do Teatro"; "Manipulação e Aproveitamento de Mantimentos"; "Avaliação e Registro: Elaboração de Relatórios e Portifólios"; "Projeto Político-Pedagógico: Instrumento de Gestão Democrática ou Burocrática"; "Desenvolvimento Infantil" e "Musicalização".



* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.



 IMPRIMIR 
2/6/2026 - SDA
Dia de Campo ensina uso correto da água na desinfecção de alimentos aos produtores de Juiz de Fora
1/6/2026 - CESAMA
Obras da Cesama alteram trânsito na Avenida Eugênio do Nascimento, nesta terça e quarta-feira, 2 e 3
1/6/2026 - PREFEITA
Mérito Henrique Halfeld: maior honraria do Município homenageia protagonistas da reconstrução de Juiz de Fora após calamidade das chuvas
1/6/2026 - SECOM
Prefeitura de Juiz de Fora disponibiliza nova versão do Hino Municipal para uso público
1/6/2026 - SS
Regiões Norte, Sul, Oeste, Nordeste e Central recebem ações de prevenção e combate à dengue nesta segunda, 1º
1/6/2026 - PREFEITURA
Último dia para inscrições no Seminário “Risco Ambiental e Políticas para Resiliência: Por JF”
29/5/2026 - SS
Prefeitura de Juiz de Fora oficia o Governador de Minas sobre os graves impactos decorrentes da mudança do sistema de regulação em saúde
29/5/2026 - JF PREV
Prefeitura atua junto ao INSS para garantir andamento de aposentadorias de servidores
29/5/2026 - SEDIC
Juiz de Fora sedia Fórum Brasil-China e reforça protagonismo em agenda internacional de desenvolvimento e inovação
29/5/2026 - SS
Com mais de R$ 8 milhões garantidos pelo PAC, Juiz de Fora terá novo CAPS e nova UBS na região Leste
29/5/2026 - SMU
Linhas do Jardim Natal terão novo itinerário alternativo e ônibus voltam a circular em vias do Grajaú e Vila Alpina
29/5/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio reabre ao público com exposições inéditas após período de recuperação estrutural
29/5/2026 - SETUR
Programa Educatur promove oficinas sobre turismo para 145 alunos da E.M. Áurea Bicalho
29/5/2026 - PROCON
PROCON/JF instaura investigação contra banco Mercantil do Brasil por irregularidades em agências de Juiz de Fora
29/5/2026 - SEDIC
Juiz de Fora gera 495 novos empregos em abril e número de trabalhadores empregados chega a 147.770 na cidade
29/5/2026 - SECOM
Prefeitura abre credenciamento de imprensa para os primeiro eventos dos 176 anos de Juiz de Fora
29/5/2026 - SS
Prefeitura interdita açougue “Fricarnes”, em Santa Terezinha, durante operação integrada nesta quinta, 28
29/5/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe “O silêncio das ostras”, com presença do diretor Marcos Pimentel, no Cinema Alameda
29/5/2026 - SS
Com foco na prevenção ao sarampo, PJF promove vacinação no Parque Halfeld neste sábado, 30
28/5/2026 - PREFEITURA
NOTA OFICIAL
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora