Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 14/5/2012 - 11:13



“Juiz de Fora com todas as letras” - José Procópio Teixeira Filho é o destaque de maio



Portal de Notícias PJF | “Juiz de Fora com todas as letras” - José Procópio Teixeira Filho é o destaque de maio | FUNALFA - 14/5/2012
A trajetória literária do ex-prefeito José Procópio Teixeira Filho (1889 – 1999) é o destaque de maio no projeto “Juiz de Fora com todas as letras”, que está em cartaz no Setor de Referência da Biblioteca Municipal Murilo Mendes (Praça Antônio Carlos s/nº - Centro) até o final deste mês. A promoção é da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa.

Nascido em Sarandira, distrito de Juiz de Fora, Procópio Filho se formou em Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro e foi um dos fundadores do Banco de Minas, onde também atuou como diretor. Além disso, dirigiu o Banco de Crédito Real de Minas Gerais e a Imobiliária Riachuelo. Em 1927, fundou o Rotary Club de Juiz de Fora. De 1946 a 1947, foi prefeito do município.

Importante historiador, José Procópio Teixeira Filho é autor dos livros “Títulos cambiais”, de 1939; “Rotina bancária”, de 1946; “Retalhos do Passado”, de 1966; “Aspectos da Vida Rural de Juiz de Fora”, 1973; “Salvo Erro ou Omissão”, de 1979 e “Folhas Soltas”, de 1984.

De acordo com Vanderlei Tomaz, coordenador da biblioteca, a exposição destaca a colaboração dada pelo autor para história do município. “Procópio Filho não foi apenas um político exemplar, mas também deu uma grande contribuição para a memória da cidade, com publicações que resgatam em detalhes fatos acontecidos nos anos 40 e 50, a nossa ocupação rural e pequenas biografias de personalidades. Suas obras são fontes permanentes de consultas de historiadores locais”, afirma.

O projeto “Juiz de Fora com todas as letras” tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de escritores locais de diferentes gerações e estilos, aproximando os leitores das obras. A ação também busca incentivar a leitura e divulgar o acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes. A mostra que enfoca o trabalho de José Procópio Teixeira Filho poderá ser visitada gratuitamente até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelos telefones 3690-7044 / 7045.



 IMPRIMIR 
19/6/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil emite alerta de onda de frio e reforça campanha de arrecadação de agasalhos em Juiz de Fora
19/6/2026 - EMCASA
Comitê de Acompanhamento Comunitário realiza primeira reunião sobre obras de macrodrenagem e esgotamento no Bairro Industrial
19/6/2026 - SO
PJF realizará sondagens complementares no bairro Industrial neste sábado, 20
19/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora lança pesquisa para conhecer perfil de mulheres empreendedoras
19/6/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe curta mineiro e animação premiada na próxima terça, 23
19/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para costureiro(a) e outras oportunidades de emprego
19/6/2026 - SAS
Cras Sudeste Costa Carvalho promove reflexão sobre autocuidado e fortalecimento feminino
19/6/2026 - DEMLURB
Demlurb promove capacitação voltada à saúde e segurança dos servidores
19/6/2026 - SAS
CREAS promovem encontros para fortalecer ações de combate ao trabalho infantil em Juiz de Fora
19/6/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura garante gratuidade no transporte coletivo para mais estudantes da rede pública
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio disponibiliza carteirinha digital para acesso ao Clube da Caminhada e à Caminhada Noturna
18/6/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio participa do 18º Encontro Brasileiro de Museus-Casas
18/6/2026 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2026: confira os jogos da próxima semana
18/6/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora cria grupo de estudos para auxiliar consumidores em situação de superendividamento em função de vícío em jogos
18/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 36 novas oportunidades de emprego
18/6/2026 - FUNALFA
Funalfa e Polo Audiovisual de Juiz de Fora participam do lançamento do programa Brasil Criativo
18/6/2026 - SESUC
Guarda Municipal recolhe animal silvestre entregue voluntariamente por morador
18/6/2026 - SS
Dia D de Multivacinação acontece neste sábado, 20, em todas as UBSs de Juiz de Fora
18/6/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor de Juiz de Fora recebe Selo Diamante Sebrae em Brasília
18/6/2026 - SETUR
Educatur leva 42 crianças e adolescentes ao Parque da Lajinha
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora