Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 14/10/2009 - 17:49



Melhoria no trânsito – Ordem de serviço para a construção da BR-440 é assinada nesta quarta-feira



Portal de Notícias PJF | Melhoria no trânsito – Ordem de serviço para a construção da BR-440 é assinada nesta quarta-feira | SO - 14/10/2009
O Prefeito Custódio Mattos recebeu, nesta quarta-feira, 14, os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e das Comunicações, Hélio Costa, e um grupo de deputados federais da bancada mineira para a assinatura da ordem de serviço para a construção da BR-440. A nova via permite a retirada do tráfego oriundo das BR-267 e MG-353, com destino à BR-040, do centro da cidade, contribuindo para a reestruturação viária do município (confira mapa no arquivo anexo).

A obra, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit), representa um investimento de R$ 107 milhões. Os serviços já foram iniciados pela empresa Empa e concentram-se na canalização de um trecho do córrego que corta o Bairro São Pedro. De acordo com o ministro Alfredo Nascimento, sua visita à cidade teve o objetivo de dar a garantia do início e conclusão dos trabalhos. “Esta é uma obra que vai melhorar a vida da população de Juiz de Fora e vamos entregá-la em um ano e meio”, assegurou Nascimento, destacando o empenho tanto dos deputados mineiros quanto do ministro Hélio Costa para a construção da rodovia. Em seu discurso, Hélio Costa, além de ressaltar a importância da nova via para Juiz de Fora e região, sugeriu que a obra seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo federal, obtendo a garantia de Nascimento de que o pleito será levado ao presidente Lula.

Para o prefeito Custódio Mattos, a concretização da construção da BR-440 significa um avanço para o desenvolvimento de Juiz de Fora. Custódio agradeceu o apoio dos ministros para a efetivação do novo acesso. “Não poderia deixar de registrar a evolução da maneira de fazer administração pública no país. Reunimos aqui pessoas de diferentes formações e filiações partidárias, grandes lideranças de partidos como PT, o PMDB ou PR, e isto permitiu que uma obra, até então impossível de ser realizada, se tornasse real”, destacou Custódio. O ministro Alfredo Nascimento fez coro com Custódio, frisando que os investimentos federais são feitos pensando na população, no caso de Juiz de Fora, e não em partidos.

Falando em nome dos demais parlamentares presentes, o deputado Virgílio Guimarães (PT) classificou o início das obras como um “renascimento”. “Podemos dizer que o prefeito Custódio Mattos participou do nascimento desta obra em seu primeiro mandato e, agora, do renascimento deste que será um grande avanço para a cidade”, afirmou Virgílio, destacando a participação efetiva dos demais deputados e do ministro Hélio Costa, então senador, com a destinação de recursos por meio das emendas. O deputado lembrou que foram inúmeros entraves até concretização da rodovia, como a necessidade de federalização da via, o que foi feito no início deste ano. Além de Virgílio, integraram a comitiva dos ministros os deputados Mário Heringer (PDT), Aracely de Paula (PR) e Jaime Martins (PR).

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403/ ramal 227







 IMPRIMIR 
18/5/2026 - PREFEITURA
Prefeitura anuncia medidas de segurança no Viaduto Roza Cabinda após reunião com motoentregadores
18/5/2026 - EMPAV
Empav conclui recapeamento de mais três quilômetros da avenida JK
18/5/2026 - SEIR
Saúde da população negra foi tema de encontro promovido pela Seir e UFJF em Juiz de Fora
18/5/2026 - SS
Veja a programação de combate à dengue desta segunda-feira, 18
18/5/2026 - SEL
Ranking de Corridas de Rua: Confira o resultado da 9 Corrida Unimed Juiz de Fora
18/5/2026 - FUNALFA
Últimos dias para inscrições nos editais da PNAB Cultura Viva
18/5/2026 - SESUC
Guarda Municipal inicia capacitação para porte de armamento institucional
18/5/2026 - FUNALFA
Hip-Hop pode ser registrado como bem imaterial de Juiz de Fora
18/5/2026 - SDA
Inscrições abertas para beneficiamento de grãos em Juiz de Fora
18/5/2026 - SETUR
"Caminhando pela História” celebra o Dia Nacional do Café com visita guiada aberta ao público
15/5/2026 - SMU
Trecho da Rua Luiz Rocha, no Eldorado, está interditado por orientação da Defesa Civil
15/5/2026 - PROCON
PROCON/JF registra mudança de postura do Bradesco e suspende medidas cautelares após apresentação de plano de ação
15/5/2026 - FUNALFA
Prorrogadas as inscrições para uso do Polo JF Cine
15/5/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos horários de nove linhas de ônibus a partir de segunda-feira, 18
15/5/2026 - EMPAV
Empav realiza revitalização de praças no bairro Marumbi
15/5/2026 - EMPAV
Empav entra na reta final do recapeamento de mais um trecho da Avenida JK
15/5/2026 - SEDIC
Mutirão terá mais de 380 oportunidades de emprego na próxima sexta-feira, 22
15/5/2026 - SEDH
CMDCA promove mesa de diálogos sobre prevenção e proteção contra a violência sexual de crianças e adolescentes
15/5/2026 - SEL
Confira a programação da Copa JF de Voleibol Feminino neste fim de semana
15/5/2026 - SS
Bairro Linhares e condomínio no Salvaterra entram na programação de combate à dengue desta sexta, 15
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora