Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 23/11/2007 - 18:35



Praça Negro Theóphilo é inaugurada neste domingo



Neste domingo, dia 25, a partir das 9h30, será inaugurada a Praça Negro Theóphilo, na Avenida Brasil, próximo à Subsecretaria de Defesa Civil. O grupo Movimento Negro de Juiz de Fora prestará uma homenagem a homens e mulheres negros que ajudaram na formação da cidade e lutam por uma cidade mais justa e igualitária.

Na inauguração haverá show de axé e apresentações culturais como Hip Hop, samba com Flávio Carneiro e com o Grêmio Recreativo e Cultural Bafo da Onça. Mãe Enóia cantará músicas afro com repertórios de Clara Nunes, e apresentações dos tocadores de tambor de candomblé, Ogã e IJEXÁ, fazem parte da festa.

O evento conta com o apoio do prefeito Alberto Bejani, por meio da Secretaria de Política Social, e dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu-JF) e dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Juiz de Fora (STIM).

A praça receberá o nome de Negro Theóphilo em homenagem ao escravo Theóphilo que, em 1879, lutou contra a opressão de sua raça. Ele com 28 anos, era casado com Lúcia, cozinheira de 42 anos e pai de Feliz, 9 e Adão de 15. Ele e sua família eram escravizados na fazenda de D. Francisca Umbelina, em Vargem Grande, atual Belmiro Braga.

Na primeira oportunidade, Theóphilo fugiu e manteve-se escondido por quase quatro anos. Em 28 de março de 1884 foi capturado em Porto Novo, onde foi conduzido de volta à fazenda. Por ser escravo de confiança, responsável pela propriedade e pela escravaria na ausência dos proprietários, recebeu rigorosos castigos como exemplo para outros escravos. No dia seguinte aos castigos, Theóphilo faleceu.

Antônio José dos Santos Nazareth, filho da fazendeira e mandante do castigo e Marcelino, o escravo mandatário, sofreram um processo criminal, sendo que ambos foram absolvidos, pois na época os castigos de escravos eram comuns. Theóphilo é símbolo de resistência e luta dos negros por uma sociedade mais igualitária e livre.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Política Social pelo telefone 3690-7630.



 IMPRIMIR 
4/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em reservatório do bairro Santa Amélia nesta terça-feira, 8
4/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para pintor de acabamento e outras oportunidades de emprego
4/9/2026 - SS
Prefeitura promove ações de conscientização e cuidado em saúde mental durante o Setembro Amarelo
4/9/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF durante o feriado da Independência do Brasil
4/9/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira apresenta “Projeções Extremas” e leva videomapping na natureza para o cinema
4/9/2026 - SMU
Avenida Barão do Rio Branco recebe desfile de 7 de Setembro na segunda-feira
4/9/2026 - SEDH
PJF promove capacitação para fortalecer atuação das Cozinhas Solidárias
3/9/2026 - SESUC
Guarda Municipal inicia atuação armada em Juiz de Fora
3/9/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio realiza visita mediada sobre a Independência do Brasil
3/9/2026 - PROCON
Procon orienta consumidores sobre novas regras para ingressos e acesso à água em grandes eventos
3/9/2026 - FUNALFA
PJF lança projeto Escola de Rimas para estimular escrita e expressão por meio do hip-hop
3/9/2026 - SETUR
Cemitério da Glória recebe visita do projeto “Caminhando pela História” com foco na imigração em Juiz de Fora
3/9/2026 - SEIR
Prefeitura abre Sala de Pesquisa Adenilde Petrina com acervo dedicado às relações étnico-raciais
3/9/2026 - SMU
Escola Pública de Trânsito leva educação para o trânsito a estudantes, famílias e trabalhadores
2/9/2026 - SEDIC
Com 718 vagas, Vagou JF amplia oportunidades de emprego na cidade
2/9/2026 - SE
Secretaria de Educação promove reunião sobre Ideb e aprendizagens
2/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhorias em estruturas de abastecimento de água das regiões Centro e Oeste
2/9/2026 - SEDUPP
Fiscalização apreende mais de 2,5 mil itens irregulares em agosto na operação Comércio Legal
2/9/2026 - FUNALFA
Mostra de videoclipes evidencia potência da música e do audiovisual de Juiz de Fora; Tela Brasileira segue com videomapping de Jodele Larcher
2/9/2026 - DEMLURB
Demlurb promove treinamento em direção defensiva para mais de 70 motoristas da coleta de resíduos
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora