Projeto “Nossa Música” - Hip-Hop agita terça musical
O projeto “Nossa Música” desta terça-feira, dia 17, apresenta o Ministério Galera de Cristo (MGC), que mostra seu hip-hop a partir das 20h no palco do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). O público poderá conferir todos os elementos do ritmo que traz Mc’s (canto, rap), B.Boys (dança, break), grafite e DJ. Os ingressos custam R$ 3,00 e serão vendidos na recepção do CCBM, na Avenida Getúlio Vargas 200. Este é mais um projeto realizado pela administração do prefeito Alberto Bejani, por meio da Funalfa.
Este mês, o hip-hop toma conta da programação das terças musicais com o objetivo de divulgar e unir representantes do movimento, que vem ganhando força em Juiz de Fora, promovendo significativo trabalho em comunidades carentes, em situação de risco social. A afirmação é do coordenador do projeto, Flávio Carneiro, que acrescenta: “o hip-hop tem sido utilizado como instrumento para tirar meninos e meninas da ociosidade e de situações de risco. Os trabalhos têm como foco bairros da cidade e ajudam a resgatar a auto-estima das comunidades”.
O Ministério Galera de Cristo, criado em 1996, atua no Santa Efigênia e bairros adjacentes. O presidente do grupo, Jefferson da Silva Januário, o Negro Bússola, informa que nestes dez anos o trabalho cresceu e, hoje, o MGC reúne aproximadamente 60 pessoas e suas ações não são apenas culturais, pois o grupo entrega cestas básicas a famílias carentes. A próxima iniciativa do MGC é a criação da Casa de Cultura Evaílton Vilella, que vai abrigar projetos socioculturais, como a oficina de fuxico, curso de audiovisual e proporcionar a inclusão digital.
O termo hip-hop foi criado por Afrika Bambaataa, em 1968, inspirado na transmissão da cultura dos guetos americanos e na forma popular de dançar na época - saltar (hop), movimentando os quadris (hip).
Contatos com Negro Bússola pelo telefone 9965-4148.
*Outras informações sobre o projeto “Nossa Música” com Flávio Aloísio Carneiro pelo telefone 3690-7036.