Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 18/7/2006 - 14:25



Economia Solidária – Representantes da SPS participam do Seminário de Economia Solidária e Emancipação das Mulheres



Na próxima semana, nos dias 28 e 29, o secretário de Política Social, Rogério Ghedin Servidei e as chefias dos departamentos da Secretaria de Política Social (SPS) participam do Seminário de Economia Solidária e Emancipação das Mulheres com a programação do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária – Governo federal / SENAES / Ministério do Trabalho e Emprego, que tem apoio da administração do prefeito Alberto Bejani.

O objetivo desse encontro é discutir a Economia Solidária a partir da ótica feminina, fortalecer as experiências já existentes em torno das propostas e ações que promovam uma economia mais justa e solidária, gerando trabalho, renda e inclusão social, contribuindo assim, para a emancipação das mulheres na cidade de Juiz de Fora além de fortalecer a autonomia econômica das mulheres, através da elaboração e implementação de políticas públicas.

Na sexta, dia 28 e no sábado, dia 29 o encontro acontece no Centro Municipal de Estudos Preparatórios (CMEP), localizado na Rua Marechal Deodoro 230/4° andar, no Centro. Com a presença confirmada do Secretário de Política Social - Dr. Rogério Ghedin Servidei, o Subsecretário de Promoção da Cidadania – Sr. Marcos Pinto, a Coordenadora Nacional do Projeto de Promoção do Desenvolvimento local e Economia Solidária – Cleudes Pessoa, o Gerente Estadual do Projeto do Desenvolvimento Local e Economia Solidária de Belo Horizonte - Clênio Argolo, a Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará – Alzira Nogueira, representante da Marcha Mundial das Mulheres em juiz de Fora/MG e representante dos Grupos Produtivos Solidários de Juiz de Fora – Sueli dos Santos Silva.

O Projeto de Economia Solidária é desenvolvido em todo país por uma equipe de 251 agentes que acompanham segmentos “historicamente excluídos”, como mulheres, quilombolas (remanescentes de comunidades negras), indígenas, desempregados, etc., buscando a geração de renda por meio da organização de empreendimentos coletivos solidários. O estado de Minas foi contemplado com 17 agentes, sendo cinco em Juiz de Fora. São elas Maguy Esther Malmin, Sandra Maria Silva, Inaina dos Santos, Rosemary Gonçalves Pereira e Maria Enóia Silva.

Programação

Sexta-feira – dia 28
18h – Abertura

Sábado – dia 29
8h – Credenciamento

9h às 11h – 1o Momento - Mesa de debates
Temas: (Afirmando alternativas de Economia Solidária para as mulheres (Cleudes Pessoa e Alzira Nogueira)).

11h às 12h – 2o Momento (Espaço aberto para perguntas e troca de experiências)

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h - Grupos Temáticos
Feminismo e Economia Solidária
Desenvolvimento Local
Gestão de Empreendimentos Solidários

16h às 17h – Plenária

17h – Encerramento com Apresentações Culturais
Hip-Hop (Meninas Solidárias – Olavo Costa)
Capoeira Mulheres na Roda – Programa Juiz de Fora nos Trilhos da Paz

*Outras informações com a assessoria da SPS pelo telefone 3690-7630 ou 3690-8313.



 IMPRIMIR 
25/5/2026 - MEIO AMBIENTE
“Por Juiz de Fora”: evento multissetorial irá propor políticas de resiliência urbana para a cidade
25/5/2026 - PREFEITA
Com o tema “Juiz de Fora: uma energia que nunca para”, PJF anuncia calendário de eventos do aniversário de 176 anos da cidade
25/5/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenções nas regiões Sudeste e Leste para melhorias no abastecimento de água nesta terça-feira, 26
25/5/2026 - SS
Operação da Vigilância Sanitária identifica irregularidades em drogarias; venda de medicamentos controlados é interditada
25/5/2026 - SEDIC
Vagou JF inicia a semana com 70 novas oportunidades de emprego
25/5/2026 - SDA
Circuito de Eventos Agropecuários 2026 de Juiz de Fora começa em junho com 14 festividades confirmadas
25/5/2026 - SS
Casos de Hepatite A têm queda de mais de 88% em Juiz de Fora; Prefeitura reforça orientações de prevenção
25/5/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça compromisso com gestão sustentável de resíduos em evento promovido pela UFJF
22/5/2026 - SDA
Inscrições abertas para oficina sobre pasteurização na produção de leite e derivados
22/5/2026 - SEDIC
Com Selo Diamante do Sebrae, Sala do Empreendedor de Juiz de Fora atinge reconhecimento máximo no país
22/5/2026 - SEDIC
Mais de 700 pessoas participam do Espaço Emprego JF em busca de oportunidades e qualificação
22/5/2026 - SAS
SAS realiza capacitação sobre Cadastro Único para trabalhadores do SUAS
22/5/2026 - SS
Vigilância Sanitária apreende alimentos impróprios e determina interdição em mercado no São Mateus
22/5/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe premiado “Brasiliana” em sessão gratuita no Cinema Alameda
22/5/2026 - SEL
Confira os jogos da Copa Prefeitura de Futsal 2026 na próxima semana
22/5/2026 - DEMLURB
Demlurb amplia coleta conteinerizada para a Região Sul de Juiz de Fora
22/5/2026 - SS
Combate à dengue chega ao condomínio Estrela Alta e diversas regiões nesta sexta, 22
22/5/2026 - SEL
Via São Pedro recebe domingo de lazer com esporte e atividades para toda a família
22/5/2026 - SS
Vigilância Sanitária abre inscrições para curso de boas práticas em serviços de alimentação
22/5/2026 - SAS
Cras Sudeste Costa Carvalho promove roda de conversa sobre sexualidade na terceira idade
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora