As turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Clotilde Peixoto Hargreaves, no Linhares, zona leste da cidade, mergulharam nas próprias emoções em busca do autoconhecimento e da educação inclusiva. O ponto de partida foi o livro “O monstro das cores”, escrito e ilustrado pela arteterapeuta espanhola Anna Llenas.
A história do simpático monstrinho que precisa colocar em ordem os seus sentimentos, representados por diferentes cores, estimulou as crianças a explorarem e identificarem suas emoções. A abordagem não foi voltada apenas à literatura, mas também para a educação inclusiva. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) esteve presente e serviu de ponte para a inclusão e o reconhecimento da comunidade surda dentro do ambiente escolar.
O projeto busca ir além das páginas do livro. A ideia é ter um alcance artístico-cultural mais amplo que visa, através de diversas ações, fomentar produção e divulgação de expressões artísticas, literárias e culturais ligadas à comunidade surda. O objetivo é o fortalecimento linguístico e identitário dessa comunidade, promovendo uma maior integração e compreensão entre os estudantes. A ideia é desmistificar a surdez e fomentar uma educação mais inclusiva e abrangente.