NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 15/4/2024 - 11:25

Mais de 12 mil doses são aplicadas no Dia D de Vacinação contra a Gripe

Portal de Notícias PJF | Mais de 12 mil doses são aplicadas no Dia D de Vacinação contra a Gripe | SS - 15/4/2024
No último sábado, 13, foi realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) o Dia D de Vacinação contra a Gripe. Abrangendo públicos alvos de diversas idades e profissões, foram aplicadas 12.052 doses do imunizante nos diversos postos espalhados pelo município.

Segundo a prefeita Margarida Salomão, “são mais de 12 mil doses de vacina contra a gripe aplicadas no sábado, no dia D. Mais uma vez, Juiz de Fora apostando na prevenção. E nós, com o nosso trabalho, da saúde, dos trabalhadores de saúde, garantindo qualidade de vida para todo mundo. Viva o SUS, viva a saúde pública”.

O público alvo da vacina contra a Influenza são as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais; os professores; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

As vacinas seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Em 34 UBS’s que tiveram o horário estendido (confira a lista abaixo), a vacinação contra a gripe acontece das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados de 8h às 11h.  As unidades de Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa, funcionarão de 9h às 16h sem intervalos. Às quintas essas 38 UBS’s não funcionarão de 14h às 16h. Nas unidades restantes, o horário é das 9h às 10h30 e das 13h às 16h, exceto às quintas, quando o horário da tarde é das 13h às 14h30. O Serviço Saúde do Idoso (Sasi) também aplica os imunizantes, exclusivamente para a população maior de 60 anos, de 8h às 16h, e o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) oferece os imunizantes para as crianças de seis meses a menores de seis anos, para as grávidas e puérperas, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h.

A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.

São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar documentação que comprove o vínculo ativo. Os profissionais do transporte e caminhoneiros, assim como os de segurança e salvamento e das Forças Armadas também precisam apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função.

No caso dos professores, deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor. Todos os professores das escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado.

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Locais:

34 Unidades Básicas de Saúde (UBS): das 9h às 18h (segunda à sexta-feira); 9h às 13h30 e das 16h às 18h (quinta-feira); 8h às 11h (sábados):

Alto Grajaú

Vale Verde

Vila Esperança

Vila Ideal

Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa: das 9h às 16h (segunda à sexta); 9h às 14h30 (quinta-feira)

Demais Unidades Básicas de Saúde (UBS): das 8h às 10h30 e das 13h às 16h (segunda à sexta); 8h às 10h30 e das 13 às 14h30 (quinta-feira).

O Serviço Saúde do Idoso (Sasi) - Rua Batista de Oliveira, n° 943 - Centro - Exclusivo para os maiores de 60 anos: de 8h às 16h.

Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) - Rua São Sebastião, 772/776, Centro - exclusivo para crianças de seis meses a menores de seis anos, para as grávidas e puérperas: 8h às 11h30 e das 13h às 15h (segunda a sexta).

29/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de capacitação em Belo Horizonte
29/4/2024 - SE
E. M. Cel. Emílio Esteves dos Reis realiza projeto de incentivo a leitura e escrita