NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 19/11/2015 - 20:03

Portal de Notícias PJF | “Bem Comum” - Alunos do projeto “Xadrez sem Grades” são homenageados e presenteados pelo prefeito | SE - 19/11/2015
Na tarde desta quinta-feira, 19, alunos da Escola Municipal (E.M.) “Gabriel Gonçalves da Silva”, do Bairro Ipiranga, que integram o projeto “Xadrez sem Grades”, foram surpreendidos com uma ação para incentivá-los, ainda mais, a se dedicarem ao esporte. O prefeito Bruno Siqueira, a secretária de Educação, Denise Franco, o secretário-adjunto de Governo, Paulo Gutierrez, representantes da Liga X de Xadrez e a direção da escola prestaram uma homenagem aos estudantes envolvidos no projeto e à professora de educação física da instituição, Simone Lima, idealizadora do “Xadrez sem Grades” na escola. O acontecimento foi uma iniciativa do projeto “Bem Comum”, da Secretaria de Comunicação Social (SCS).

Vinte e cinco alunos participaram, no ano passado, do Campeonato Mundial de Xadrez Escolar, realizado em Juiz de Fora, envolvendo 27 países. O empenho dos estudantes, de Simone e de todos da escola permitiu um resultado surpreendente: a unidade de ensino ficou em terceiro lugar no torneio. Estes alunos receberam, das mãos do prefeito, um certificado, parabenizando pela conquista para a escola e a cidade. Além disso, 50 estudantes que participam do Liga X de Xadrez, foram presenteados com uma apostila, de autoria do enxadrista Reinaldo Mano, com todo o ensinamento sobre a prática esportiva.
A professora responsável pela atividade também recebeu uma homenagem especial do prefeito, pela persistência, empenho e desenvolvimento da atividade na instituição.

Valorizando o trabalho, Bruno Siqueira destacou que o xadrez aprimora o raciocínio, melhora o aprendizado e aumenta a criatividade: “É fundamental que possamos divulgar o xadrez, uma prática que precisa ser expandida entre nossas escolas. Parabenizo a cada um dos alunos e professores envolvidos e afirmo que vamos buscar uma forma de fomentar a prática do xadrez em nossas unidades de ensino”, afirmou o prefeito. Dividindo a satisfação pelos resultados alcançados, Denise ressaltou que “é uma alegria muito grande estar aqui e ver o crescimento dessas crianças e desses adolescentes nas quatro perspectivas trabalhadas no xadrez: o jogo, o esporte, a ciência e a arte”. A secretária também parabenizou a escola e a equipe de profissionais que participa da iniciativa.

Simone, agradecendo o reconhecimento recebido, disse que “este é um momento ímpar vivenciado na escola. Ao acompanhar esses meninos, vimos eles aceitando novos desafios, vencendo barreiras de autoconfiança, aumentando a autoestima e melhorando o relacionamento. Que possamos levar esta ideia a todas as escolas da rede municipal”. O diretor da Liga X de Xadrez em Juiz de Fora, Leandro Conti, reforçou que a data representa um marco na educação da cidade: “O xadrez precisa fazer parte da cultura das crianças, por sua importância no desenvolvimento. Ele é um trabalho social e de resgate, oportunizando alunos a participarem de atividades sadias”.

Sala de maneira nova

Os alunos do projeto ainda ganharam um espaço diferenciado para a prática do xadrez. Por meio do projeto “Bem Comum”, portas e paredes foram adesivadas com a marca do “Xadrez sem Grades”, além de uma organização de mesas e cadeiras que permitiu mais espaço para os jogadores. Maria Eduarda Martins, que cursa o sexto ano na unidade, afirmou ter gostado da surpresa: “Achei a sala muito bonita e maior. Vai ser bom jogar aqui”.

Atualmente, o “Xadrez sem Grades” é composto por 220 estudantes da instituição, sendo alguns também da E.M. Jesus de Oliveira, do mesmo bairro. As aulas de xadrez na escola são dinâmicas, quando as regras e as estratégias são trabalhadas com seriedade pela professora, sem perder a ludicidade. Como um dos recursos, peças gigantes do jogo são utilizadas em um grande tabuleiro, onde os alunos andam e incorporam ainda mais vida à atividade.

TEXTO:: Malu Perotti
FOTO: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS